Colaboradores

A minha História

Este blog foi criado em setembro de 2007, aproximadamente um ano e meio após meus pais me resgatarem, quando eu tinha um ano, graças a denuncia do zelador do antigo prédio em que eu morava. A minha mãe não sabia como eu era ou estava, o que ela queria era acabar com o meu sofrimento, e meu pai a apoiou . Eu tinha muitos traumas, e a minha saúde estava péssima, mas com paciência, carinho e amor eles reverteram o cenário.

Quando tudo já estava “tranquilo” em nosso novo apartamento adaptado para mim, chegou a minha irmã Pantera Negra, que foi encontrada vagando pelas ruas com aproximadamente dois anos de idade, e tivemos que mudar mais uma vez. Suas condições de saúde também eram péssimas, mas também revertemos este quadro, e com o passar do tempo descobrimos que possuía duas doenças genéticas.

Além de conhecer estas histórias vocês terão outras trocas de experiência baseadas nas nossas vivências, as vezes boas, as vezes não, e informações sobre o mundo canino aqui. Boa leitura!

Maximiliano Neves Roig

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Tabelas do relatório sobre análise em rações para cães do Inmetro


Humpf... não tem a que eu gosto... Por quê?

Fonte: Inmetro -
Rio de Janeiro, março de 2006.

Tabela 4 – Limites estabelecidos na legislação brasileira*

Parâmetro

Limite

Valor para ração destinada a cães

Valor para ração destinada a gatos

cães adultos (%)

cães em crescimento (%)

gatos adultos (%)

gatos em crescimento (%)

Umidade

Máximo

12,0

30,0

12,0

12,0

Proteína Bruta

Mínimo

16,0

18,0

24,0

24,0

Gordura (Extrato Etéreo)

Mínimo

4,5

6,0

8,0

8,0

Fibra Bruta

Máximo

6,5

5,0

5,0

5,0

Cinzas (Matéria Mineral)

máximo

12,0

10,0

12,0

12,0

Cálcio

máximo

2,4

1,6

2,4

2,4

Fósforo

mínimo

0,6

0,6

0,6

0,6

Tabela 5 - Rações para cães com amostras consideradas não conformes

Kanina

Nível de garantia da embalagem para cálcio (%)

Nível de garantia com tolerância de 10%

Resultado em laboratório (%)

Resultado em relação ao CDC

Cálcio

Máx 2,0

2,20

2,46

Não conforme

Keldog Chef´s Selection

Nível de garantia da embalagem para cálcio (%)

Nível de garantia com tolerância de 10%

Resultado em laboratório (%)

Resultado em relação ao CDC

Cálcio

Máx 1,9

2,09

2,26

Não conforme

Komidog

Nível de garantia da embalagem para cálcio (%)

Nível de garantia com tolerância de 10%

Resultado em laboratório (%)

Resultado em relação ao CDC

Cálcio

Máx 2,2

2,42

2,58

Não conforme


Tabela 7 – Resultado Geral para rações para cães

Marcas

Atendimento aos limites estabelecidos na legislação

Atendimento aos níveis de garantia

Resultado Geral

BIG

Conforme

Conforme

Conforme

Bono

Conforme

Conforme

Conforme

Bravo Original

Conforme

Conforme

Conforme

Carrefour

Conforme

Conforme

Conforme

Eukanuba

Conforme

Conforme

Conforme

Faro

Conforme

Conforme

Conforme

Frolic Junior

Conforme

Conforme

Conforme

Golden Formula Carne

Conforme

Conforme

Conforme

Gran Cão

Conforme

Conforme

Conforme

Hill`s

Conforme

Conforme

Conforme

Kanina

Conforme

Não conforme

Não conforme

Keldog Chef´s Selection

Conforme

Não conforme

Não conforme

Komidog

Conforme

Não conforme

Não conforme

Mais por Menos

Conforme

Conforme

Conforme

Must

Conforme

Conforme

Conforme

Ossobuco

Conforme

Conforme

Conforme

Pitty

Conforme

Conforme

Conforme

Pop Star

Conforme

Conforme

Conforme

Purina Beneful

Conforme

Conforme

Conforme

Royal Canin Selection

Conforme

Conforme

Conforme



Tabela 9– Custo por kg – Ração para cães

Marca de ração para cães

Peso em kg

Preço em Reais

Preço por kg

Origem

Resultado

Hill`s

0,156

R$ 10,50

R$ 67,31

Importada

Conforme

Eukanuba

3,000

R$ 45,90

R$ 15,30

Importada

Conforme

Ossobuco

3,000

R$ 37,50

R$ 12,50

Nacional

Conforme

Purina Beneful

1,000

R$ 9,90

R$ 9,90

Nacional

Conforme

Frolic Junior

0,900

R$ 7,90

R$ 8,78

Nacional

Conforme

Golden

2,000

R$ 16,00

R$ 8,00

Nacional

Conforme

Must

1,000

R$ 7,60

R$ 7,60

Nacional

Conforme

Faro

0,330

R$ 2,47

R$ 7,48

Nacional

Conforme

Bono

2,500

R$ 15,00

R$ 6,00

Nacional

Conforme

Royal Canin Selection

3,000

R$ 17,90

R$ 5,97

Nacional

Conforme

Kanina

2,000

R$ 9,39

R$ 4,70

Nacional

Não conforme

Carrefour

1,500

R$ 6,25

R$ 4,17

Nacional

Conforme

Keldog Chef´s Selection

10,100

R$ 37,98

R$ 3,76

Nacional

Não conforme

BIG

1,200

R$ 4,19

R$ 3,49

Nacional

Conforme

Mais por Menos

2,500

R$ 8,47

R$ 3,39

Nacional

Conforme

Bravo Original

2,700

R$ 8,00

R$ 2,96

Nacional

Conforme

Gran Cão

15,000

R$ 36,50

R$ 2,43

Nacional

Conforme

Komidog

15,000

R$ 22,00

R$ 1,47

Nacional

Não conforme

Pop Star

8,000

R$ 11,50

R$ 1,44

Nacional

Conforme

Pitty

15,000

R$ 19,90

R$ 1,33

Nacional

Conforme


*No Brasil a ração só precisa ter seis nutrientes, nos EUA, por exemplo, são exigidos 43.

Uma lição canina para todos os seres


Fonte: YouTube

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Lembram dessa publicidade?



Eu e a Mamãe não resistimos...

Lambidas, lambidas, lambidas... e cama macia


Eu me amarro em lamber os meus Pais. É só eles darem mole que eu to lambendo. Acordo a Mamãe, pulo no Papai... é muito bom. Quando agente lambe é a maior prova de afeto que podemos dar para os nossos Pais, seja no rosto ou nas mãos. E quando nos esfregamos significa que queremos carinho.

Tem uma outra coisa muito interessante a nosso respeito que muitos não entendem: porque damos voltas no mesmo lugar antes de deitar e arranhamos o local. Nós herdamos esse hábito de nossos antepassados selvagens que preparavam a cama para dormir amassando o capim. Dureza, ?

Mandando uma idéia para os Papais de plantão: nós NUNCA gostamos do chão duro, nem quando uivávamos pra lua, sacaram? O atrito do nosso corpicho no chão pode acabar causando calos de apoio, que podem infeccionar e se transformar em abcesso. Os pisos duros e ásperos são os maiores vilões, por isso é importante ter algo macio no local onde dormimos.


domingo, 13 de janeiro de 2008

A Mamãe é radical


Essa semana a Mamãe entrou numa discussão muito interessante sobre tosa em um grupo na Rede. Ela sustenta que existe uma "Lenda Urbana" entre os criadores de cães que "se tosar não cresce mais".


Eu concordo com ela, acho uma delicia ficar "ventilado" no calor, e o meu pelo sempre cresce.

Meu Pai diz que a minha Mãe é muito "Preto no Branco". É que ela gosta das coisas todas "justificadas". É que pra ela não tem lógica essa "lenda". Se vc tosar um animal, qualquer um, que esteja debilitado, com o imunológico desequilibrado, doente, desnutrido, com problemas na pele é claro que não podemos esperar um milagre. Mas um animal em perfeita forma, por que não?

Se o objetivo for o nosso bem estar, como, por exemplo, a tosa de verão, sendo feita por um profissional competente e consciente, nós estaremos em primeiro lugar e não o status social. No outro dia eu e a Mamãe ficamos horrorizados enquanto assistíamos ao “Pais e Cães”, no Animal Planet, um programa sobre famílias norte americanas q expõem seus cães. Eles simplesmente “barbeiam” os nossos pêlos da cara. Fala sério!!! Ninguém explicou pra essa galera q os nossos pentelhos, “que poluem as nossas faces”, são pêlos tácteis e possuem funções. Putz, o que eles entendem por cinofilia? Depois falam que nos amam, pô! Nem tentam entender a nossa fisiologia, caramba!

.

Obs.: No caso dos cães com sub-pêlo, como eu, sempre deixar dois dedos de altura, e fazer a tosa na tesoura.


Cinofilia
Fonte: Saúde Animal - A Pelagem: Sua organização e importância, por Bruno Tausz - Etólogo
"Fazer cinofilia é estudar as razões de cada exigência dos padrões de raça, compreendê-las e preservá-las.

Fazer cinofilia é procurar não mutilar os cães só para embelezá-los. Beleza é mais do que um assunto indiscutível, é uma questão cultural, social e geográfica. Uma obra de arte africana traz uma beleza inteiramente diversa da duma obra marajoara, que por sua vez é completamente diferente da beleza duma obra renascentista, surrealista, abstracionista ou impressionista.

A preocupação fútil com a beleza é característica duma sociedade culturalmente decadente."


Etologia Canina
Fonte: Tudo sobre cães - O que é etologia?

"A etologia é uma ciência, relativamente nova, que trata o comportamento ético individual e social dos animais, estudando-o, apenas, pela observação e anotação, guardando o respeito à territorialidade e à privacidade, sem a mais tênue interferência."


sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Eu amo damasco seco



Hoje a Vovó mandou três caixas de damascos secos pra mim, EU AMO DAMASCO SECO!!! Não sou muito chegado em frutas, mas damasco é outra categoria.

Meus pais descobriram por acaso. Um dia a minha mãe estava comendo, ai eu fique pulando nela como um louco, eu tinha que possuir aquilo que ela tinha! Era um cheiro maravilhoso! Que buquê... um merlot das frutas, irresistível. Fiz o que pude para conquistar uma, ai virou idolatria. Eles falaram pro tio Libonati , ele não fez nenhuma objeção, e foi um dos dias mais felizes da minha vida.


Damasco

Fonte: Centro vegetariano

Esta fruta, também designada por alperce ou albricoque, contem 0,2% de proteínas, 15% de hidratos de carbono. Rico em vitaminas B3, B5, C, betacaroteno e ácido fólico, além de pequenas quantidades de B1, B2 e B6, o damasco possui alto teor de cálcio, magnésio, fósforo, potássio e enxofre. Nessa fruta encontram-se também pequenas quantidades de cobre, ferro e zinco. Devido ao betacaroteno, o damasco é muito saudável para a pele, todas as membranas e mucosas e para a visão.

Esta fruta, da qual existem cerca de 50 variedades, teve origem na Ásia Ocidental e espalhou-se pela Europa por intermédio dos Árabes. O seu sabor doce provém da elevada proporção de hidratos de carbono e sacarose que contém. Tradicionalmente é recomendado para tratar doenças pulmonares, como a asma, para prevenir a cegueira nocturna e diminuir o risco de cancro do estômago e do pulmão.

É um fruto de fácil digestão, com propriedades mineralizadoras e laxantes.
Embora com mais calorias que os frescos, os damascos secos são considerados um dos melhores frutos para a saúde, pois constituem uma fonte concentrada e prática de nutrientes, tendo mesmo feito parte da dieta dos astronautas Americanos em alguns dos seus voos espaciais.

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Colméia, Zé Colméia

Hora não é pela minha carinha de ursinho fofo que a minha Avó me apelidou de Colméia, Zé Colméia, vejam um expert em ação:

Primeiro verifiquem se não há ninguém na área, cubram todos os lados, tenham certeza que estão sozinhos

Identifiquem o alvo:

Ataquem em silêncio:
Fujam o mais rápido possível do local e sumam com as evidências:
Se forem pegos, jure inocência, "Com assim, Mamãe, eu tava brincando no tapetinho" se não funcionar apelem pro charme
Pegaram o espírito da coisa!?
Cuidado Papais e Mamães com o que deixam nas bancadas, fogões e pias pois nossos radares não param!

O olfato é muito importante para nós, pois somos capazes de detectar cerca de um milhão de odores. Combinamos com o paladar para sentirmos o sabor dos alimentos na boca, pois nosso cérebro é voltado para interpretar os odores.

Enquanto os humanos utilizam a visão agente utiliza o olfato. Ele auxilia no contato com nossas mães, em situações de perigo, no namoro, e para reconhecermos os alimentos (rs).

Pelo olfato detectamos muitas informações, por exemplo, através dos odores liberados pela urina e fezes de outros cães, principalmente as fezes, que trazem mais informações, pois mostram o nosso status na matilha e segurança.

E quanto mais marcas deixamos, mais poderosa é a nossa posição na sociedade canina. Por isso que os mais tímidos e “medrosos” colocam “o rabo entre as pernas”, pois querem camuflar a sua identidade na matilha, e não nos deixam cheirar.

OS CINCO SENTIDOS DO CÃO

Fonte: Allevamento Florenza

VISÃO - Embora este tema tenha sido muito discutido, admite-se atualmente que os cães têm visão noturna superior à do homem. Suas células da retina concentram-se mais as informações luminosas, o que lhes permite ter uma boa visão crepuscular adaptada á caça noturna.
Os cães percebem muito bem os movimentos à distância, mas distinguem mal os objetos fixos à mesma distância. Esse fenômeno também é uma adaptação à caça a olho nu.
As diferenças entre as raças intervêm no que se refere ao ângulo de visão e sempre em função da adaptação em relação ao trabalho que, supostamente, se proporcionou ao animal. Os cães de rebanho precisam de um campo de visão largo. Os cães de caça, para visualisar as presas, precisam de um campo de visão binocular restrito, concedido por dois olhos situados na parte anterior da cabeça.

AUDIÇÃO - A audição do cão. O cão tem uma audição duas vezes mais fina que a do homem, percebendo freqüências sonoras até 2,5 vezes superiores às distinguidas pelo homem. O cão pode ouvir até mesmo os ultra-sons, o que justifica, por exemplo, o uso do assobio de chamada. Ele distingue bem os sons entre si. Portanto, ele é capaz de discernir facilmente as palavras pronunciadas por seu dono, mesmo que o tom de voz e os gestos devam ser levados em conta.

OLFATO - Um sentido extremamente desenvolvido. No cão o olfato pode ser considerado como o sentido número um. Ele serve para a caça, para fazer o reconhecimento, para a comunicação entre indivíduos e para indicar suas preferências alimentares. O cão reconhece mais facilmente seu dono e sua casa pelo odor do que pela visão. O faro é igualmente importante para a percepção e a apreciação dos alimentos. Ele está até mesmo acima do gosto: se o odor não convier para o animal, ele se recusará a experimentar.
Comparado ao do homem, o olfato do cão é um milhão de vezes mais desenvolvido e as células cerebrais ligadas á decodificação dos odores são quarenta vezes mais numerosas no cérebro do cão. Essa grande sensibilidade olfativa também se deve á superfície do receptor e a mucosa olfativa, que mede 150cm2 no cão e 3cm2 no homem.

PALADAR - Uma noção muito relativa. Ele esta estreitamente ligado à olfação, com a qual se associa para a apreciação da palatabilidade dos alimentos. As sensações gustativas estão bem enfraquecidas no cão e ele pode consumir o mesmo alimento todos os dias se tiver vontade (é o que é aconselhável).
O sentido do gosto está ligado às papilas gustativas presentes nas mucosas da língua, do palato e da faringe. No cão o número destes "captores do gosto" é cerca de doze vezes menor do que no homem.

TATO E SENSIBILIDADE
Sensibilidade - Pode-se agrupar as sensações térmicas, tácteis e dolorosas percebidas pela pele graças às terminações nervosas, que formam uma rede muito densa ligada á medula espinhal e ao cérebro. A distribuição dessas terminações nervosas é irregular por todo o corpo.
Quente e frio. A sensação de frio é mais intensa que a sensação de calor. Em reação a estas sensações são organizadas respostas reflexas: ereção dos pelos no frio ou aceleração da respiração para aumentar a evaporação da água pela língua no calor.
Tato - O mesmo tipo de rede nervosa existe para o sentido do tato, concentrado na base dos pelos. Nem todos os pelos apresentam a mesma sensibilidade. As vibrissas, pelo longos do focinho, dos supercílios e do queixo, são particularmente providas de terminações nervosas.


quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Espetáculo de Horrores - Guillermo Habacuc Vargas


Um senhor que se intitula de artista, na Costa Rica, chamado Guillermo Habacuc Vargas, expôs um cão vadio faminto numa galeria de arte. O "pseudo artista" capturou o cão e o manteve preso na exposição por uma corda curta. Ninguém o alimentou ou deu água ao cão, que morreu durante a exposição.

Este "psicopata", foi escolhido para representar o seu país na "Bienal Centroamericana Honduras 2008". http://www.nacion.com/ln_ee/2007/septiemb

Matar lentamente um cão NÃO É OBRA DE ARTE!!!
As fotos com o cão morrendo em plena exposição de "arte" estão no link abaixo
http://www.marcaacme.com/blogs/analog/index.php/2007/08/22/5_piezas_de_habacuc

Assine a petição, não seja conivente com este espetáculo de horrores. O objetivo da petição é que ele não receba este prêmio. Basta preencher o nome, e-mail, localidade e País. O Site é seguro e você pode optar por não divulgar o seu e-mail.
http://www.petitiononline.com/13031953/petition.html

E que país é este que escolhe este ser para representá-lo. Senhores diplomatas é esta a imagem que desejam da Costa Rica no exterior? É isto que a Costa Rica tem para mostrar ao mundo? Falta de respeito `a vida?

BASTA DE BRUTALIDADE


PSICOPATA
Fonte: Wikipédia
Psicopata, personalidade psicópata ou personalidade psicopática, (do grego psyché, alma + path, r. de páscho, sofro) designa 'enfermo da psique' ou doente mental, sendo no entanto, esta, uma definição disputada por outros pontos de vista. A psicopatia é conhecida também com o nome do sociopatia sendo mais comum no sexo masculino.

Teoria
Segundo a teoria pela qual uma pessoa psicopata é uma pessoa perversa, supõe-se que nesta classe de doença, o doente é um sujeito que se mantém a par da realidade, mas que carece de Superego. Isto faz com que a pessoa psicopata possa cometer actos criminosos sem sentir culpa.

A noção cada vez mais reforçada de que as personalidades psicopatas são psicóticas, enquadra-as dentro das personalidades borderline. Não obstante, as pessoas psicopatas têm condutas criminais sem nenhum sentimento de culpa, mantendo plena consciência dos seus crimes ou das suas intenções criminais.

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Sou mais badalado que os meus Pais

Fala sério!!! Os amigos dos meus Pais chegam aqui no prédio e falam os nomes deles e os porteiros, meus chapinhas, volta e meia respondem "Ah, o apartamento do Maximiliano". É muita onda, mermão!!!
Tirando mais onda, se quiserem saber a minha classificação internacional a parada fica assim:
Aptidão: Caça e Guarda
Porte: Médio
Pelagem: Média
Classificação FCI
Padrão FCI: 205
Grupo 5: Cães Spitz e Tipo Primitivo
Seção 5: Spitz Asiáticos e Assemelhados
Fala ai, moleque... Huhuhu

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

A nossa casa é “Encantada”!

Sempre que o Papai esquece de fazer algo, como lavar as minhas toalhas de higiene diária, por exemplo, ou guardar as coisas dele, a Mamãe diz que o Leprechaun lavou ou o Gnomo guardou. Bom, é engraçado, porque tem dia que ela diz que foi um Fauno, depois uma Fadinha. Tem hora que são os Elfos. São tantos seres encantados que ajudam a Mamãe na limpeza e arrumação da casa. Têm as Salamandras, os Unicórnios, as Ondinas... Eu só sei que nunca vi nenhum deles, mas eles devem ser bem legais, pois quando a Mamãe fala isso pro Papai ele ri muito e procura coisas pra fazer em casa, mesmo quando já ta tudo arrumado. Ai a Mamãe senta no sofá e ri também. Eu fico animado com as risadas e começo a pular de um lado para o outro querendo brincar. Eu gosto desse clima de brincadeira na minha casa, se todos estão felizes eu fico feliz também!!!

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Capa de Chuva II


Agora o meu Pai virou piadista, resolveu me chamar de Ravena, por causa do meu mau-humor com a capa-de-chuva. Pó, s#c%n&g~m, além de colocar a capa azul com capuz, ainda tenho que aturar o apelido e balançar o rabo. Fala sério!

A minha Mãe é Bicho Estranho

Ela deita ao meu lado, no chão, quando tenho pesadelo, p/ q qdo eu acorde não fique assustado. Senta no chão p/ me dar comida na boca qdo eu faço manha e não como. Cheira o meu ouvido qdo eu coço muito. Tira as minhas remelas. Não reclama qdo eu fico lambendo a cara dela, e ela não consegue ver a TV. Pega o meu coco na rua e examina antes de jogar fora. Faz a mesma coisa c/ o vomito, qdo acontece, e relata com detalhes p/ o Tio Libonati. Mas não gosta qdo alguém que ela não conhece a toque. Engraçado, né? Acho que é amor!

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

A MINHA MÃE SURTOU... mais uma vez. Motivo: Pulgas



Descobriu um monte de coco de pulgas atrás das minhas orelhas no outro dia.

Vcs sabem como é coco de pulga? São umas bolinhas de sangue coagulado, parece até terra preta, mas para um olho clinico de uma Super-Mãe nunca passa despercebido.

Pra “sorte” do meu Pai ele chegou do Observatório mais cedo, porque era aniversário da minha avó, e eles iam jantar com ela (eles foram, mas chegaram atrasados, é lógico). Ai ele entrou na dança. Enquanto ele me segurava, a minha Mãe passava PENTE FINO em mim!!!

Não satisfeita, me encheu de um talco que mata ectoparasitas chamado Previn, ainda não satisfeita expulsou eu e meu Pai de casa por mais de uma hora e encheu a casa com MyPet, principalmente nos lugares onde eu deito, além de ter lavado todas as capas dos sofás e poltronas e passar Sanoldog no chão.

Ela ficou tão sufocada com o cheiro de tudo, que quando nós chegamos estava com o ventilador encima dela. Mesmo depois de tomar banho e beber muita água.

O Tio Libonati falou pra eles que é assim mesmo. Depois de um tempo os remédios começam a perder o efeito. O ideal é mudar de tempos em tempos. Agora comecei com o Revolution, antes eu tomava Front-Line, depois, vou tomar Max-3, que eu já tomei antes, e depois vou voltar pro Front-Line, assim eu viro cachorro propaganda de todas as grandes farmacêuticas. Será que rola um jaba?

Meu Pai é um herói. Ele me carrega pra todos os lados e ainda atura as crises da minha Mãe. De uma forma muito estranha nós somos uma família perfeita.

Obs.: Agora a minha Mãe quer plantar "Erva de Santa Maria" aqui em casa, para afugentar as pulgas. Geralmente se coloca seca, sob o colchão ou lençol da cama, ou faz-se vassouras com a planta que, ao varrer a casa, afugenta pragas domésticas. Ai, ai, ai...