Colaboradores

A minha História

Este blog foi criado em setembro de 2007, aproximadamente um ano e meio após meus pais me resgatarem, quando eu tinha um ano, graças a denuncia do zelador do antigo prédio em que eu morava. A minha mãe não sabia como eu era ou estava, o que ela queria era acabar com o meu sofrimento, e meu pai a apoiou . Eu tinha muitos traumas, e a minha saúde estava péssima, mas com paciência, carinho e amor eles reverteram o cenário.

Quando tudo já estava “tranquilo” em nosso novo apartamento adaptado para mim, chegou a minha irmã Pantera Negra, que foi encontrada vagando pelas ruas com aproximadamente dois anos de idade, e tivemos que mudar mais uma vez. Suas condições de saúde também eram péssimas, mas também revertemos este quadro, e com o passar do tempo descobrimos que possuía duas doenças genéticas.

Além de conhecer estas histórias vocês terão outras trocas de experiência baseadas nas nossas vivências, as vezes boas, as vezes não, e informações sobre o mundo canino aqui. Boa leitura!

Maximiliano Neves Roig

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Agora eu tenho três anos

Sou um rapaz sério, nada de bebê.
Notem o perfil de intelectual. Ops... o sapinho tá saindo na foto?
Hum... cosquinha... aiiii... hum....
...delicia...
...mais...
Agora no bumbum!
Cafuné, por favor!
denguinho, denguinho, denguinho...
Sim, eu sou o bebezão da Mamãe e do Papai! Sim, o sapinho é meu! E sim, o tapetinho azul no fundo da foto anterior, com os brinquedinhos, e a caminha com forro colorido também são meus, e daí? Vai encarar?

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Estranhos rituais de passagem


Hoje eu completo três anos, ai a minha Mãe decidiu que iríamos comprar os meus presentes. Eu ingênuo quando vi a guia pulei de alegria, e pensei: "oba, parquinho! Arvores, xixi!", quando ela me disse: "Bebe, hoje você completa três aninhos. A Vovó te deu de presente duas toalhas, o Papai quer te dar um cabo de guerra, e eu vou te dar um mordedor, e você vai escolher na loja!". Foi então que a vaca foi pro brejo, nada de parquinho...

Final da primeira parte do macabro ritual - Conclusão: não se iluda com tudo o que vê, nem sempre uma guia representa parquinho.

Chegamos a loja do outro lado da rua, mas primeiro a Mamãe ajudou um senhor cego a atravessar a rua, e depois perdeu a carteira com os cartões de crédito, encontrou depois de alguns segundos de suspense na calçada, e é óbvio que eu estava puxando a guia para o outro lado, pois eu queria ir para o parquinho. Foi um pouco dramático .

Final da segunda parte do macabro ritual - Conclusão: não adianta resistir, quando eles são os seus Pais.

Dentro da loja havia um típico Chihuahua, ou melhor, um protótipo de cão-chaveiro abusado e neurótico que tremia e não parava de latir de forma esganiçada e irritante como se fosse o dono do mundo. Decidimos não entrar até que o chaveiro com complexo de inferioridade saísse, mas pra nossa falta de sorte ao sair da loja, a (ir)responsável do que se acha mestiço de Malamute, com Boxer, Doberman, Dinamarquês e Rottweiler resolveu falar com a minha Mãe, ai o louco se soltou da coleira e partiu pra cima de mim. A minha Mãe não pensou duas vezes, se jogou na frente, e me puxou para cima com um braço só pelo peitoral. E entramos correndo na loja. A dona da loja ficou horrorizada com o que viu, e qdo soube que era o meu aniversário, e o motivo de estarmos ali, a compra dos meu presentes, me deu dois ovinhos de chocolates caninos para acalmar, mas quem tava quase enfartando era a Mamãe. A dona da loja que viu tudo disse que a Mamãe correu o risco de ser mordida, mas a Mamãe falou antes ela do que o seu bebê, que sou eu, é claro!

Final da terceira parte do macabro ritual - Conclusão: não adianta correr, independente da idade no final são os nossos Pais que nos acolhem nos braços.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Ano de eleição

CONSCIENTE

Ah, ano (mais um) de eleição para
verea
dor e prefeito, pena que cão não vota! Mas nós temos familia e amigos de amigos com membros votantes em cada município desse Brasil gigante!

Pois é, e nós sabemos que o vereador tem a obrigação, perante a população, de legislar fazendo leis que beneficiem os munícipes e fiscalize os gastos do prefeito, correto? E sabemos que o prefeito é o administrador do municipio.

O vereador tem o dever de verificar as necessidades da nossa cidade e melhorar a qualidade de vida do município constatando as deficiências, irregularidades, necessidades de melhoria, solicitando novas leis ou cobrando do sr. prefeito através
de requerimento, cabendo ao prefeito atender a solicitação, segundo disponibilidade dos cofres públicos, que são mantidos pelo impostos que os municipes pagam, assim como o salário de ambos.

Bom, considerando todos os pontos citados e, segundo
a Constituição Brasileira, promulgada em 1988 e, que no artigo 30 do capítulo IV permanece inalterada, compete aos administradores dos municípios:

b.Organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local, incluído o de transporte coletivo, que tem caráter essencial

e considerando a Declaração Universal dos Direitos dos Animais, proclamada em assembléia da Unesco, em Bruxelas, no dia 27 de janeiro de 1978, artigo 14:

a.As associações de proteção e salvaguarda dos animais devem ser representadas a nível de governo.
b. Os direitos do animal devem ser defendidos por leis, como os direitos do homem.


GARANTAM os direitos dos cães de ir e vir nos transportes blicos!!!

Station de métro et trains, Paris - France - Outubro/2006 .
(Foto tirada pelos meus Pais)

Fala SÉRIO, qualquer país SÉRIO permite um cão entrar em vagão de metro ou trem estando acompanhado do seu dono e com guia.

Adesivo "Permitido cães"

É simples, separem um vagão a cada três e coloquem um adesivo "permitido cães", como em qualquer país civilizado. As pessoas terão opção de não entrar no vagão, os cães poderão viajar em paz, e receita será gerada. TODOS ganham!



"Pode transportar animais de companhia no metro desde que estes se encontrem devidamente acondicionados, de maneira a não incomodarem, perturbarem ou atemorizarem os restantes clientes. Consideram-se devidamente acondicionados os animais sujeitos a meios de contenção adequados, nomeadamente contentores (caixa, jaula, gaiola ou outros) ou açaimo funcional, neste caso seguro com uma trela curta (até 1m de comprimento) que deve estar fixa a coleira ou peitoral, tudo de material resistente"

Extraido do sítio do Metropolitano de Lisboa, Portugal, em abril de 2008.


Nossos pais/responsáveis não vão se importar de pagar nossas passagens, que seja! Pior é ficar dependendo de boa vontade de motorista de taxi, e ainda escutar piada de guarda municipal na calçada.

Ups...

Acho que a minha Mãe percebeu a ponta do regador mastigado.
Ficou parecendo um chuveirinho... huaHuhUahauhau... a Vovó deu mole

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Relatório completo

Meus Pais chegaram de viagem ontem. Eu tava com muita saudade, pulei, lambi, me esfreguei neles. Quando eles viajam a minha Avó fica comigo, e a Tia Eliane me busca todos os dias pra passear. O problema é que elas tb passam o relatório do que acontece na ausência deles.

A minha Avó contou com requinte de detalhes tudo o que aconteceu aqui em casa, até o xixizinho que eu fiz na poltrona ela dedurou! A Tia Eliane falou que "trocaram de Maximiliano", pois eu estava super levado. Pura intriga, eu só tava fazendo as honras da casa, pois a minha Avó veio especialmente pra ficar comigo na ausência dos meus Pais, e a Tia Eliane, por sua vez, merecia uma atenção pra não sentir falta das conversas "cabeça"com a Mamãe.

Pra quem já passou por aqui... com relação ao sapinho de pano que ficava no jardim de inverno... ah... ai eu me dei bem, como eu já tinha destruído o mecanismo que fazia barulinho a Mamãe tirou as partes perigosas, costurou e me deu. A Vovó achou que era meu e me deixou brincar, depois é que a secretária dos meus Pais falou que não era, snif...

A Mamãe tb já costurou a capa da minha cama, que eu rasguei brincando com a Vovó de cabo de guerra. Ela tb já concertou a cortina, e o Papai o secador de roupa, mas o ultimo não fui eu! A minha Avó é tudo de bom, a casa vira uma grande parquinho com ela, e a Tia Eliane colabora! A Mamãe até fez um manual pra Vovó não esquecer nada, mas acho que ela nem leu.

Essas são algumas fotos bem legais que os meus Pais tiraram em Praga e Viena. Sabe, são cidades civilizadas onde os cães entram em lojas, trens, metros... existem áreas para que possamos correr soltos sem que nos perturbem. As instuições publicas orientam os nossos Pais a pegarem as nossas cacas nas ruas e ainda fornecem saquinhos de papel ou plástico por toda a cidade... pois é... eles cobram com uma mão, mas tb dão com a outra, legal né?! Em Viena, por exemplo, nós os cães pagamos meia passagem de metro, igual as crianças, e podemos exercer o direito de ir e vir.

CZECH REPUBLIC

Kampa - Vltava, Praha 1 - Czech Republic - Abril/2008

AUSTRIA


Donau, Wien - Austria - Abril/2008

MuseumsQuartier, Wien - Austria - Abril/2008
Wien - Austria - Abril/2008

segunda-feira, 24 de março de 2008

HuHuHHUuhuhUhUhUHUH - RESPEITO

20/03/2008 - 12h10 - Atualizado em 20/03/2008 - 13h09

Conselho Federal de Medicina Veterinária proíbe corte de orelha de cães

Retirada de unha dos gatos também foi proibida pelo conselho.

Segundo a entidade, esses procedimentos não trazem nenhum benefício aos animais.
Do G1, com informações do Jornal da Globo

O Conselho Federal de Medicina veterinária proibiu o corte de orelhas e recomenda que não se corte caudas de cães, por considerar que essas práticas são uma mutilação do animal.

Muitos donos acreditam que seus cachorros ficam mais bonitos de rabo empinado ou quase sem orelha. A mudança no visual só é possível, na maioria dos casos, após uma cirurgia nos animais.

A prática é muito comum em cachorros treinados para o combate, como as raças pit bull e rottweiler, mas veterinários dizem que a operação é perigosa. “Não existe necessidade de expor o animal a um risco anestésico ou de pegar uma infecção durante a cirurgia. É um risco desnecessário, que o animal não precisa correr”, argumenta o veterinário Gustavo Seixas.

O Conselho Federal de Medicina Veterinária proibiu nesta quarta-feira (19) duas práticas muito comuns no Brasil: a conchectomia, que é o corte da orelha do cachorro, e a onicectomia, que é a retirada da unha do gato.

Segundo o conselho, a decisão foi tomada porque é preciso estabelecer uma convivência de respeito mútuo entre o animal e seu dono, e as cirurgias não trazem nenhum benefício aos bichos.
A proibição pretende estimular os donos a conhecer os animais como eles realmente são e evitar as mutilações.

domingo, 23 de março de 2008

Uma Páscoa canina pra vc


Recados e Imagens - Feliz Páscoa - OrkutColaboração do Maurilinho

sexta-feira, 14 de março de 2008

De baritono a tenor sem falsete

Sinto um vazio na minha vida, ou melhor, entre as minhas pernas! Ai meu Deus, as minhas jóias se foram é o meu saquinho de veludo negro tá vazio, vazio... vazio... faz até ecococococo. Tô sentando de ladinho, tem um esparadrapo no meu pintinho. Num gosto disto.
Que não me chamem nas ruas de castrato*! Agora eu sou um rapaz seguro, o que é diferente, que fique esclarecido! Posso namorar sem problemas. Grande vantagem... continuo virgem, né Mamãe e Papai!Bom, a parada é a seguinte: contínuo MACHO, muito, muito MACHO... tá... um pouco menos macho, mas ainda MACHO E SEM FRESCURAS! Não tomo hormônios, nem mudei de sexo, contínuo levantando a perna pra fazer xixi, não sou soprano, sou no mínimo tenor. E tenho dito.
Os *castrati na história

Fonte: Wikipédia

A prática de castração de jovens cantores (ou castratismo) teve início no século XVI, tendo surgido devido à necessidade de vozes agudas nos coros das igrejas da Europa Ocidental, já que a Igreja Católica Romana não aceitava mulheres no coro das igrejas. No fim da década de 1550, o duque de Ferrara tinha castrati no coro da sua capela. Está documentada a sua existência no coro da igreja de Munique a partir de 1574 e no coro da Capela Sistina a partir de 1599. Na bula papal de 1589, o papa Sisto V aprovou formalmente o recrutamento de castrati para o coro da Igreja de S. Pedro.

Na ópera, esta prática atingiu o seu auge nos séculos XVII e XVIII. O papel do herói era muitas vezes escrito para castrati, como por exemplo nas óperas de Handel. Nos dias de hoje, esses papéis são frequentemente desempenhados por cantoras ou por contratenores. Todavia, a parte composta para castrati de algumas óperas barrocas é de execução tão complexa e difícil que é quase impossível cantá-la.

Muitos rapazes que eram alvo da castração eram crianças órfãs ou abandonadas. Algumas famílias pobres, incapazes de criar a sua prole numerosa, entregavam um filho para ser castrado. Em Nápoles, recebiam a sua instrução em conservatórios pertencentes à Igreja, onde leccionavam músicos de renome. Algumas fontes referem que muitas barbearias napolitanas tinham à entrada um dístico com a indicação "Qui si castrano ragazzi" (Aqui castram-se rapazes).

Em 1870, a prática de castração destinada a este fim foi proibida em Itália, o último país onde ainda era efectuada. Em 1902, o papa Leão XIII proibiu definitivamente a utilização de castraticastrato a abandonar o coro da Capela Sistina foi Alessandro Moreschi, em 1913. nos coros das igrejas. O último

Na segunda metade do século XVIII, a chegada do verismo na ópera fez com que a popularidade dos castrati entrasse em declínio. Por alguns anos, ainda existiram desses cantores na Itália. Com o tempo, porém, esses papéis foram transferidos aos contratenores e, algumas vezes, às sopranos.

quarta-feira, 12 de março de 2008

Caríssimos,

Hoje ele já comeu duas vezes, bebeu bastante água, o que significa que está sem dor, segundo o Ricardo, que nos telefonou para monitorar o seu estado. Tomou a dipirona e o Duotrill, que foi receitado, e foi a rua duas vezes, pois não faz xixi em casa de jeito nenhum (nada mudou nesse sentido - risos) , uma vez com o Pai, outra comigo, e mais tarde irá com a Tia Eliane. A noitinha trocaremos o curativo.

Agradecemos a todos que enviaram mensagens para o Maximiliano, telefonaram ou vieram aqui em casa para visitá-lo. É maravilhoso (na posição de Mãe Canina) saber que o filhão é tão querido, e que tantos vibraram por ele.

Todas as mensagens foram especiais, mas uma em particular foi separada e postarei aqui, pois creio que poderá ajudar a muitos "peludinhos" pelo mundo.

Que DEUS, BUDA, ALLAH, KRISHNA, BRAHMAN, GRANDE DEUSA MÃE, OXALÁ e
ODODUA, KAMIS...
Estejam com vocês

Muita Luz para todos
Márcia
Mãe do Coração do Maximiliano

Enviado por: "C"

Seg, 10 de Mar de 2008 8:06 pm

Hoje será realizada a primeira cerimônia das velas do grupo de apoio e cura da APCCA. Pedimos pelos peludinhos de nossas amigas de lista Vilma, Márcia, entre outros.
Para quem quiser nos acompanhar, a corrente será às 21:00h, toda a segunda.
Se quiserem incluir nomes, deixar mensagens (em Notes), escrever um memorial para animalzinho (inclusive postar fotos), é só acessar a site.

Abaixo o texto da cerimônia de hoje com o nome dos peludinhos.

Cecilia Carreño

De: APCCA
Enviada em: segunda-feira, 10 de março de 2008 20:00
Para: "C"
Assunto: ENC: Cerimônia das Velas - 10/03/2008 às 21:00h

APCCA Associação de Prevenção à Crueldade Contra Animais

Grupo de Apoio e Cura

Cerimônia das Velas – 10/03/2008 às 21:00h

Toda segunda-feira pessoas de várias partes do mundo se juntam para acender
velas em memória aos animais que cruzaram a ponte ou que precisam de ajuda.
Sem qualquer conexão a religião ou credo, é uma forma de nos unirmos em
pensamento e vontade. Alguns acendem velas na internet, outros preferem
acender em casa, mas todos na certeza da união de pensamentos com o ideal de
cura e ajuda.

Aqui, relacionamos nomes dos animais e suas famílias, para que todos nossos
pensamentos e orações sejam direcionados a eles. Caso tenha um animal doente
ou que já cruzou a ponte do arco-íris e quiser que seja lembrado em nossa
cerimônia, vá a links e poste seu pedido na lista apropriada até sábado às
23h59min. Na segunda feira publicaremos a lista completa da cerimônia da
noite, para que todos possam acompanhar.

Horário da Cerimônia:
21h00min, horário de Brasília

Nos Estados Unidos:
10PM Leste
9PM Central
8PM Montanhas
7PM Pacifico

Na Europa:
Europa Central - 10h00min PM GMT
Grã Bretanha - 09h00min PM GMT

Austrália (Costa Oeste) 6 PM
Austrália (Costa Leste) 8 PM

Nova Zelândia 9 PM

O formato a seguir é uma sugestão nos termos em que é praticado no mundo
todo. Convidamos todos a juntarem-se a nós.

CERIMÔNIA DAS VELAS

Das velas acesas esta noite
Emanam suaves e acolhedoras chamas
Guiando nossos entes amados para a luz.
Chamando-os pelos seus nomes
Imaginamos seus espíritos voando
E, por um momento, nossas almas entrelaçadas.
Não para dizer Boa Noite, mas, em um momento iluminado
- Tenha Fé -

Bom Dia

NESTE MOMENTO UNIMO-NOS PARA HONRAR E RELEMBRAR NOSSOS ANIMAIS

Esta noite unimos mãos, corações e almas em uma grande família de toda para
rezar por nossos animais doentes e prestar homenagem aos bichinhos que
cruzaram a Ponte do Arco Iris Um dia iremos reencontrá-los e, em meio a
abraços, lágrimas e beijos, caminharemos juntos em direção à nossa nova e
eterna morada. Até a chegada deste dia abençoado, homenageamos estas
preciosas almas e lembrando-os ao brilho tremulante e acolhedor das velas,
enviamos uma mensagem de amor, luz e de cura, e a fé de acreditar em
milagres.

ORAÇÃO:

Deus, criador de todos os seres vivos, ao acendermos as velas pedimos que o
poder curador do Amor alcance o coração ferido dos que estão zelando por
seus animais doentes. Dê-lhes Força e Paz. Rezamos também para que a Luz
afaste as nuvens do luto e da tristeza que pairam sobre os nossos bichinhos
na Ponte.

Que a alegria e excitação reinem quando rabos agitados e extasiados
ronronados sentirem nossos carinhos mais uma vez. Que eles tenham certeza da
gratidão que temos em nossos corações por sua lealdade e amor incondicional,
pelos quais serão eternamente lembrados. Estamos separados por pouco tempo.
O cordão de prata que nos liga através do tempo e do espaço jamais poderá
ser quebrado.

AMEM

PRIMEIRA VELA: PONTE DO ARCO IRIS

Leia os nomes dos bebês que já cruzaram a Ponte.

Pocahontas,Cão,Boxer,01-Oct-2006
Rajá,Gato,30-Dec-2006

Eu não olharei para trás, pois lá está o pesar.
Eu não olharei para o presente, pois aqui está a saudade.
Eu olharei para o futuro, pois lá está o NOSSO amanhã.

SEGUNDA VELA: ANIMAIS DOENTES E NECESSITADOS

Leia o nome dos animais doentes ou necessitados

Peludinho da Vilma,Cão, câncer na cartilagem
Pedrinho,Cão,Dash, problemas de coração
Pitanga,Gato, pela saúde da Pitanguinha.
Maximiliano,chowchow,será operado dos testículos e tártaro

Juntos, agradecemos pelos animais que melhoraram em saúde e força. Em um só
coração, rezamos pelas mamães, papais e bichinhos que lutam juntos contra a
doença e a dor. Lembramos com reverência os animais que partiram e rezamos
pelas famílias que deixaram. Todos são lembrados e abraçados por esta grande
família formada pelo Amor.

TERCEIRA VELA: PELA COMPREENSÃO E PAZ

Em honra aos animais sem lar, esquecidos, abandonados e maus tratados. Pelos
inúmeros bebês que deram suas vidas para os outros, para pesquisa e como
resultado da desumanidade da raça humana. Que os Poderes Superiores possam
perdoar a crueldade. Acendemos esta vela para eles. Ao enviarmos nosso Amor,
que os anjos nos sorriam, e tenham a certeza que por um breve momento nos
unimos como UM SÓ.

ENCERRAMENTO:

Eu lhe enviei a um local onde não existe a dor, não porque não te amo, mas
porque te amo demais para forçá-lo a ficar.

MOMENTO DE SILÊNCIO.

"Abençoados os que choram, pois serão consolados.” Amor e Cura para todos.

Amém

HYPERLINK
"http://apccaapoioecura.multiply.com/journal/item/7"

terça-feira, 11 de março de 2008

Caros leitores do blog,

Maximiliano já está em casa.

Chegamos às 19h30min, trocamos o curativo, pois estava sujo de sangue, apesar da orientação ser para amanhã.

Ele não parou até agora, esta caminhando pela casa lentamente como se estivesse mapeando e não quis beber água. Estamos monitorando seus atos e antes de dormir iremos colocar o colar elisabetano.

Em breve o próprio voltará para o teclado.

Márcia e Fernando
Pais do Maximiliano

segunda-feira, 10 de março de 2008

Amanhã será um novo dia...



IREI AO DENTISTA E DEPOIS SEREI CASTRADO! POR QUÊ? POR QUÊ? POR QUÊ?
Eu sou tão bonitinho... snif... BUAAAAAAAAAAAA



Caros Leitores do Blog

Pedimos, por favor, que mandem vibrações positivas para o nosso bebe Maximiliano, pois ele será operado amanhã. Solicitamos também pelos médicos-veterinários que irão operá-lo, José Libonati Neto e Ricardo Tavares Brandão. Quem puder colocar os seus nomes em uma corrente, grupo de orações, independente de credo ou religião, agradecemos muito. A cirurgia está marcada para às 14h. O endereço da clinica é Muniz Barreto, 356 - Botafogo, Rio/RJ.

Será um procedimento simples, os dois testículos serão extraídos em uma castração total, não faremos vasectomia, pois o principal motivo é evitar um possível tumor futuro, além de procriação indesejada. E faremos tratamento de tártaro, pois em função de seu passado nebuloso
o nosso bebe não possui esmalte nos dentes, o que o deixa exposto e sensível, porém sempre existe risco em função da anestesia.

Agradecemos do fundo do coração o simples fato de lerem essa mensagem, pois sabemos que já pensaram no nosso filho ao ler as nossas palavras e nos médicos que irão efetuar os procedimento.

Um GRANDE Abraço
Márcia e Fernando
Pais do Coração de Maximiliano
NAMASTE

sábado, 16 de fevereiro de 2008

Comida caseira, qual será o sabor?

Cheiro de comida caseira, huuum... é como o Calandre da Vovó, não há nada igual. Pena que não é pro meu bico: “Como calcular a quantidade e a qualidade dos nutrientes necessários que devem, na dieta, refletir o seu porte, condição fisiológica e a sua saúde” diriam os meus Pais.

Bom, eu entendo (Entendo nada!) que é trabalhosa, precisa atender todas às exigências nutricionais, o que significa cerca de 50 nutrientes essenciais (proteínas, fibras, gorduras, minerais e vitaminas) o preparo tem que ser balanceado, o cozimento deve ser muito bem feito, e ainda há o risco de estragar facilmente no comedouro qdo exposta.

Aí, só nos resta ( Sim, irmãos caninos, NÓS!) as rações que já estão prontinhas, né? Aquelas bolotinhas, cor de serragem... humpf... fazer o quê... a saúde em primeiro lugar... amar é também saber dizer não...
Mens Sana in Corpore Sano... sniffffffffffffffff... BUAAAAAAAAAAAAAAAAAA

Papais de plantão, se vocês são adeptos do preparo da alimentação em casa ou da alimentação natural canina, também conhecida como Dieta BARF, procure o médico veterinário, e peça orientação quanto ao balanceamento e lembrem-se: temperos como pimenta e sal são prejudiciais pra nós, assim como batata, pão, cereais crus, repolho, cebola, alho, nabo, ovo cru e resíduos muito ricos em tendões, ossos cozidos também não pode, pois eles são quebradiços e podem até nos matar.

Também tem uma substância chamada xylitol, um substituto do açúcar que contém menos calorias e que está presente em bolos, biscoitos e doces, que, em 2006, o APCC - Animal Poison Control Center (Centro de controle de envenenamento de animais) recebeu mais de 200 casos de envenenamento. Fiquem atentos, pois novas substâncias prejudiciais estão sempre sendo descobertas pelos pesquisadores.

Alimentos proibidos:

  • Alho: o alho destrói as células vermelhas do sangue dos cães e pode causar anemia e, em casos mais graves, falência renal por perda de hemoglobina;

  • Cebola: semelhante ao alho, a cebola, é prejudicial às células sanguíneas dos cães. A diferença é que causa danos cumulativos à hemoglobina, causando pequenos danos irreversíveis que vão se acumulando com o tempo até o dia em que os sintomas aparecem;

  • Uvas e passas: podem causar falência renal em cães;

  • Noz-macadâmia: causam tremores e paralisia temporária nas patas trazeiras dos cães;

  • Café: a cafeína acelera o coração, pode causar taquicardia e ataques cardíacos;

  • Bebidas alcoólicas: como nos humanos, o álcool diminui as funções cerebrais, mas de forma mais agressiva, pois os cães são mais sensíveis a ele, pequenas quantidades de álcool podem levar ao estado de coma;

  • Chocolate: ver postagem anterior.

Dieta BARF - Bones and Raw Food

Criada pelo médico-veterinário australiano Ian Billinghurst. Difundida em países como EUA, Canadá, Austrália e alguns países europeus. Contém carne crua fresca, ossos, vegetais e legumes orgânicos. Não possui corantes, conservantes e grãos. Causa polêmica entre médicos-veterinários que discordam dos benefícios, pois a consideram perigosa devido ao risco de contaminação pela carne crua.


Alimentação de cães
Fonte: AMICI

Por Priscila F. Brabec - Promotora Técnica amici.

Introdução:

Em um estudo feito pela Associação Nacional dos Fabricantes de Alimentos para Animais (ANFAL), constatou-se que existe cerca de 21 milhões de cães com endereço fixo no Brasil, a segunda maior população do planeta. Destes, 34% são alimentados com ração industrializada.

A evolução dos hábitos em favor dos alimentos industriais está associada a um conjunto de fatores cada vez mais difundidos: alimentação sadia, equilibrada, com grande variedade de produtos disponíveis no mercado e principalmente a praticidade.

Os alimentos comerciais para animais de estimação são divididos de acordo com a segmentação comercial instituída pela própria indústria, não caracterizada ou contida em nenhuma lei do ministério da agricultura, pecuária e abastecimento. Geralmente os alimentos são divididos em: Popular, Premium e Super Premium, sendo que a diferença entre eles baseia-se na qualidade, tipo de matéria prima, concentração de nutrientes, características do rótulo e preço.

Geralmente se dá grande importância à qualidade nutritiva que o marketing da indústria faz de seu alimento, porém informações essenciais e importantíssimas como composição e digestibilidade são limitadas ou nulas no rótulo dos produtos, sendo que esses dois itens são de grande importância para saúde e bem estar do animal.

A digestibilidade tem uma importância crucial, pois ela mensura a absorção dos ingredientes contidos no alimento. Ela varia de acordo com a matéria prima usada na fabricação do mesmo, por isso devemos ficar atentos na composição do alimento, uma vez que alguns ingredientes não são digeridos pelas enzimas gastrointestinais do cão.

Sem a digestão não há a absorção e assim, diminui a digestibilidade do alimento.

O objetivo deste trabalho é comparar a digestibilidade da matéria seca, proteína bruta, matéria mineral, fibra bruta e extrato etéreo em dois alimentos diferentes para cães adultos em manutenção, sendo um considerado Popular e o outro Super Premium.

Materiais e métodos:
Foram utilizados dois grupos de animais (A e B), cada um com 6 cães adultos em manutenção, com pesos semelhantes e independentes do sexo, já que Veronezi (2003) apud Kienze e Rainbird (1991), em seus estudos, comprovaram a não influência do fator sexo no requerimento energético.

O grupo A recebeu o alimento considerado super premium e o grupo B recebeu o alimento considerado popular.

Foi feita uma adaptação de 5 dias entre os alimentos antigos e os alimentos "teste" e após a adaptação, os cães foram alimentados com os respectivos alimentos por mais 5 dias.

A quantidade de alimento para cada animal foi a seguinte:
Grupo A
Animal 1 – 115g/dia
Animal 2 – 205g/dia
Animal 3 – 190g/dia
Animal 4 – 150g/dia
Animal 5- 180g/dia
Animal 6 – 210 g/dia

Grupo B
Animal 1 – 115g/dia
Animal 2 – 205g/dia
Animal 3 – 190g/dia
Animal 4 – 150g/dia
Animal 5 - 180g/dia
Animal 6 – 210 g/dia

Durante os 5 dias as fezes eram recolhidas na parte da manhã e a tarde, pesadas e congeladas.
Após os 5 dias, as fezes foram descongeladas, pesadas e colocadas na estufa à 65ºC por 48h, sendo pesadas posteriormente.

Para análise laboratorial das fezes e dos alimentos, ambos foram moídos.

Foram feitas as seguintes análises: proteína bruta (PB), extrato etéreo (EE), fibra bruta (FB), matéria mineral (MM) e com essas análises calculou-se o extrativo não nitrogenado (ENN), matéria seca (MS) e % de digestibilidade.

Resultados:
Os resultados foram analisados através do programa computacional Statistical Analysis System (SAS Institute Inc., 1985), sendo anteriormente verificada a normalidade dos resíduos pelo Teste de SHAPIRO-WILK (PROC UNIVARIATE) e a homogeneidade das variâncias comparadas pelo Teste QUI QUADRADO (Comando SPEC do PROC GLM). Os dados foram submetidos à análise de variância (PROC GLM), onde se avaliou o efeito do tipo de alimento fornecido sobre o consumo diário e os coeficientes de digestibilidade aparente da MS, PB, MM, EE, FB e ENN, sendo, em seguida, utilizado o teste de comparação de médias TUKEY. Foi adotado o nível de significância de 5% para todas as análises realizadas.

Não houve diferença em:
1) Média do consumo de alimento por animal ao final dos cinco dias.
Grupo A – 1.400g
Grupo B – 1.362g

2) Digestibilidade da Matéria Mineral (MM)
Grupo A – 40,64%
Grupo B – 32,82%

HOUVE diferença significativa na digestibilidade de:
1) Proteína bruta (PB)
Grupo A – 87,05%
Grupo B – 74,11%

2) Extrato etéreo (EE)
Grupo A – 92,27%
Grupo B – 83,06%

3) Fibra bruta (FB)
Grupo A – 36,54%
Grupo B – 19,25%

4) Extrativo não nitrogenado (ENN)
Grupo A – 90,66%
Grupo B – 81,02%

5) Matéria Seca (MS)
Grupo A – 85,48%
Grupo B – 74,11%

6) Média de Consumo X Excreção (fezes).
Grupo A
Consumo: 1.400g
Excreção: 630g
Ou seja, 55% de absorção dos nutrientes e 45% de excreção.

Grupo B
Consumo: 1.362g
Excreção: 1.075g
Ou seja, 21% de absorção dos nutrientes e 79% de excreção.

Conclusão:
Conclui-se que o alimento considerado super premium possui uma maior digestibilidade quando comparado ao alimento considerado popular, sendo assim, é importante alimentar o cão com um alimento de alta digestibilidade para que ele tenha uma maior absorção dos nutrientes.


Tipos de rações/marcas no mercado

Super-premium

  • CYNO (VA)

  • Eukanuba (IAMS)

  • Guabi Natural (Guabi)

  • Hills Science Diet (Hill's)

  • K&S Equilíbrio (Total)

  • Linha Size Royal Canin (Royal Canin)

  • Match Super Premium (Sagemuller)

  • Nutro Choice Lamb & Rice (Yporã)

  • Ossobuco (Nutron)

  • Ouro Fino Super Premium (Ouro Fino Bem-Estar Animal)

  • Pedigree Advanced (Effem)

  • Premier Pet (Premier Pet)

  • Pro Plan (Nestlé)

Premium

  • Big Boss (Total)

  • Faro (Guabi)

  • Foxy (Provimi)

  • Friskies (Nestlé)

  • Game Dog (VA)

  • Golden Fórmula (Premier Pet)

  • Max (Total)

  • Ouro Fino High Premium(Ouro Fino Bem-Estar Animal)

  • Pedigree (Effem)

  • Petisko Premium (Itambé)

  • Premium Dog (Royal Canil)

  • Royal Canil Club Croc (Royal Canil)

  • Tutano (Nutron)

Standard

  • Bonzo (Purina)

  • Charlot (VA)

  • Croc Dog (Socil)

  • DeliDog Semi Úmida (Purina)

  • Frolic (Effem)

  • Herói (Guabi)

  • Karina Premium (Purina)

  • Lider Chips (Total)

  • Nero (Total)

  • Nutridog (Provimi)

  • Pedigree Champ (Effem)

  • Petisko (Itambé)

  • Royal Canin Selection (Royal Canil)

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Tia Eliane, passeio e Chocolateeeeeeeeeeeeeeeeee...


Hoje eu caminhei com a Tia Eliane pela primeira vez. Nossa, foi uma maratona e tanto, mas eu gostei!!! Quando os meus Pais não puderem sair comigo ela vai passear no lugar deles.
A Tia Eliane também passeia com o meu amigo Charuto, eu já falei dele aqui no Blog. Ela é uma daquelas pessoas especiais que resgata animais nas ruas e cuida com amor em sua casa, e ainda por cima faz bolo de chocolate, pena que eu e o Charuto não podemos comer chocolate,
chocolateee, chocolateeeeee, chocolateeeeeeeeeeeeeeeeeeee... humpf... Sonho meu, sonho meu, vai buscar quem mora longe, a sonho meu... Chocolate, chocolate, chocolate, eu só quero, me liguei no chocolate...

Chocolate
Chocolat-divers-300dpi.jpg

O Perigo do Chocolate Por Vininha F. Carvalho*
Fonte: Kennel Club

Como a Páscoa se aproxima e com ela aumenta o consumo de chocolate, quero fazer uma séria advertência:

Comer chocolate pode ser fatal para um cão, dependendo do tamanho do animal, da quantidade e do tipo que ele ingerir. Embora o chocolate possa ser tão gostoso e convidativo para os cães como para seus donos, ele contém uma substância conhecida como theobromine, um alcalóide amargo relacionado com a cafeína, que pode ter efeitos perigosos no animal.

Um cão pequeno, pesando de 5 a 20 Kilos, pode morrer por ingerir de 50 a 200 gramas de chocolate ao leite, enquanto de que 6 a 20 gramas do chocolate sem gordura, pode ser fatal para um animal do mesmo tamanho.

Os cães grandes são capazes de tolerar maiores quantidades, mas a regra mais segura é a de manter todo chocolate fora do alcance do seu cão.

Há casos de o cão de repente adoecer, sem ninguém saber o porque. Quem suspeitaria de algo tão maravilhoso como o chocolate?

Mas, ele é o culpado e se o socorro não for feito imediatamente, o animal poderá morrer. Os sintomas dessa intoxicação surgem horas depois da ingestão e são similares à aqueles que acompanham muitas infecções gastro intestinais, incluindo vômitos, diarréia, hiperitividade, respiração pesada, ritmo acelerado na batida cardíaca, tremores musculares, acessos, distúrbios no controle de bexiga e até o coma.

A rapidez com que o tratamento veterinário for procurado é fundamental, podendo este profissional ser capaz de provocar vômito para impedir a absorção massiva de theobromine ou remover a toxina do organismo do animal através de outras formas que ele tem conhecimento.

Escolher bem os alimentos para seu cão é ter certeza que ele será sempre saudável. Lembre-se que em hipótese nenhuma, devem ser estimulados nele hábitos de comer com os seus donos, pois ele tem necessidades específicas em sua dieta. Além disso, não existe nada mais desagradável do que um animal que fica mendigando comida à mesa.

*Vininha é colaboradora do Kennel e Vice presidente da Liga de Prevenção a Crueldade Contra o Animal

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Texto extraido da comunidade virtual: Vira Lata
Lista de discussão Vira-Lata

Mensagem 50258 - 05/02/2008 - 13h 08min

PARABÉNS A TODOS OS PROTETORES!!!! SOMOS CAMPEÕES!!!!


Pela primeira vez a proteção animal foi destaque na maior festa popular do
Brasil. E isso se deu graças ao trabalho de todos que lutam diariamente pelo
direito dos animais. Todos que deixam de dormir, que passam horas de
desespero ao resgatar um animal em apuros, aos veterinários que dão o sangue
para salvar estes anjinhos prestando serviço e gastando em medicamentos
muitas vezes sem retorno financeiro. Aos familiares dos protetores que
entendem seu compromisso e ajudam amparando-os em momentos de desespero,
realizando tarefas dos protetores para deixá-los com tempo livre para ir a
uma manifestação ou veterinário, muitas vezes abrindo mão de seus próprios
sonhos para ajudar o sonho de um protetor. Aos educadores que aproveitam
cada oportunidade para informar à sociedade sobre a importância do respeito
aos animais. Treinadores e estudantes do comportamento animal, profissionais
ou não, que levam seu conhecimento às famílias para que consigam conviver
com seus animais evitando o abandono. Voluntários dos abrigos, que usam seu
tempo livre para ajudar em construções de canis, gatis, limpeza, banhos,
multirões e passeios. Às pessoas que passam horas sob o sol ou chuva em
feiras para arranjar uma família para os abandonados. Aos que doam aquele
resto de dinheiro ou aquele presente da rifa para ajudar um animal em
perigo. Aos que param seus carros na rua para brigar por um bichinho mau
tratado. Aos que usam sua fama para passar uma mensagem de amor e respeito.
Aos que lutam junto às autoridades pela aprovação de leis que protejam o
direito dos animais. Aqueles que se incomodam e mesmo sem poder resgatar o
animal, denunciam, pedem ajuda. Aqueles que ficam aflitos por acharem que
fazem tão pouco mas que fazem tanto. Advogados, veterinários, donas de casa,
bancários, publicitários, engenheiros, estudantes, nutricionistas,
policiais, biólogos, mamães e papais de bebês tão amados.

A Imperador do Ipiranga não subiu para o grupo especial mas foi campeã.


Agradeço a vocês pelo orgulho de fazer parte desta grande família.


Beijos à todos vocês


Cecilia Carreño

Que raça você tem? 4

Fonte: Guia do Cão do AnimalPlanet

Cão de trabalho ou cão pastor? Cão esportivo ou sighthound? Confira a lista abaixo para descobrir!

Toy

1 Affenpinscher

2 Griffom de Bruxelas

3 Cavalier King Charles

4 Spaniel

5 Chihuahua

6 Cão de Crista Chinês

7 English Toy Spaniel

8 Havanês

9 Galgo italiano

1 0Spaniel Japonês

11 Maltês

12 Manchester Terrier

13 Pinscher Miniatura

14 Papillon

15 Pequinês

16 Lulu da Pomerânia

17 Poodle

18 Pug

19 Shih Tzu

20 Silky Terrier

21 Toy Fox Terrier

Terriers

22 Airedale Terrier

23 Terrier Americano

24 Staffordshire Terrier

25 Australian Terrier

26 Bedlington Terrier

27 Border Terrier

28 Bull Terrier

29 Cairn Terrier

30 Dandie

31 Dinmont Terrier

32 Glen of Imaal Terrier

33 Terrier Irlandês

34 Kerry Blue Terrier

35 Lakeland Terrier

36 Manchester Terrier

37 Bull Terrier Miniatura

38 Schnauzer Miniatura

39 Norfolk Terrier

40 Norwich Terrier

41 Parson

42 Russell Terrier

43 Terrier Escocês

44 Sealyham Terrier

45 Skye Terrier

46 Fox Terrier de Pêlo Liso

47 Wheaten Terrier de Pêlo Liso

48 Staffordshire Bull Terrier

49 Welsh Terrier

50 West Highland White Terrier

51 Fox Terrier de Pêlo Duro

Pointers

52 Pointer Alemão de Pêlo Curto

53 Pointer Alemão de Pêlo Duro

54 Pointer

55 Vizsla

56 Weimaraner

Setters

57 Setter Inglês

58 Setter Gordon

59 Setter Irlandês

Retrievers

60 Chesapeake Bay

61 Retriever

62 Retriever de Pêlo Liso

63 Retriever de Pêlo Encaracolado

64 Golden Retriever

65 Labrador Retriever

66 Nova Scotia Duck

67 Tolling Retriever (Toller)

68 Spinone Italiano

Spaniels

69 Cão de Água Americano

70 Clumber Spaniel

71 Cocker Spaniel

72 Cocker Spaniel Inglês

73 Springer Spaniel Inglês

74 Field Spaniel

75 Cão de Água Irlandês

76 Brittany

77 Sussex Spaniel

De Trabalho

78 Akita

79 Malamute do Alasca

80 Pastor de Anatólia

81 Pastor de Bernese

82 Terrier Preto da Rússia

83 Boxer

84 Bullmastiff

85 Doberman Pinscher

86 Pinscher Alemão

87 Schnauzer Gigante

88 Dinamarquês

89 Cão dos Pirineus

90 Grande Bouvier Suíço

91 Komondor

92 Kuvasz

93 Mastim

94 Mastim Napolitano

95 Terranova

96 Cão de Água Português

97 Rottweiler

98 São Bernardo

99 Samoiedo

100 Husky Siberiano

101 Schnauzer

Pastores

101 Boiadeiro Australiano

102 Pastor Australiano

103 Bearded Collie

104 Malinois Belga

105 Pastor Belga

106 Tervuren Belga

107 Border Collie

108 Boiadeiro de Flandres

109 Briard

110 Cão de Canaã

111 Cardigan Welsh Corgi

112 Collie

113 Pastor Alemão

114 Old English Sheepdog

115 Pembroke Welsh Corgi

116 Pastor Polonês da Planície

117 uli

118 Pastor de Shetland

De Caça

119 Galgo Afegão

120 American Foxhound

121 Basenji

122 Basset Hound

123 Beagle

124 Black and Tan

125 Coonhound

126 Sabujo

127 Borzoi

128 Dachshund

129 Foxhound Inglês

130 Greyhound (Galgo)

131 Harrier

132 Podengo Ibicenco

133 Wolfhound Irlandês

134 Elkhound Norueguês

135 Otterhound

136 Petit Basset Griffon

137 Vendéen

138 Cão dos Faraós

139 Plott

140 Rhodesian Ridgeback

141 Saluki

142 Lebrel Escocês

De companhia

143 Cão Esquimó

144 Americano

145 Bichon Frisé

146 Boston Terrier

147 Bulldog

148 Shar-Pei Chinês

149 Chow Chow

150 Dálmata

151 Spitz Finlandês

152 Bulldog Francês

153 Keeshond

154 Lhasa Apso

155 Löwchen

156 Poodle

157 Schipperke

158 Shiba Inu

159 Spaniel Tibetano