Colaboradores

A minha História

Este blog foi criado em setembro de 2007, aproximadamente um ano e meio após meus pais me resgatarem, quando eu tinha um ano, graças a denuncia do zelador do antigo prédio em que eu morava. A minha mãe não sabia como eu era ou estava, o que ela queria era acabar com o meu sofrimento, e meu pai a apoiou . Eu tinha muitos traumas, e a minha saúde estava péssima, mas com paciência, carinho e amor eles reverteram o cenário.

Quando tudo já estava “tranquilo” em nosso novo apartamento adaptado para mim, chegou a minha irmã Pantera Negra, que foi encontrada vagando pelas ruas com aproximadamente dois anos de idade, e tivemos que mudar mais uma vez. Suas condições de saúde também eram péssimas, mas também revertemos este quadro, e com o passar do tempo descobrimos que possuía duas doenças genéticas.

Além de conhecer estas histórias vocês terão outras trocas de experiência baseadas nas nossas vivências, as vezes boas, as vezes não, e informações sobre o mundo canino aqui. Boa leitura!

Maximiliano Neves Roig

domingo, 27 de março de 2011

Cachorro invade jogo de futebol feminino na Suécia

[Vídeo] Cachorro invade jogo de futebol feminino na Suécia

25 de Março de 2011 17:49

Por Redação Yahoo! Brasil

Em um torneio de futebol feminino na Suécia, um visitante bastante inusitado decidiu roubar a cena na partida entre Malmo e Sky Blue: um cachorro invadiu o gramado durante um ataque do Sky Blue, não só parando a partida, como ‘interagindo’ com as jogadoras de ambas as equipes.

Apesar do transtorno no importante jogo (tratava-se de uma final entre os dois últimos campeões dos principais torneios suecos de futebol feminino), o carismático animal foi docilmente retirado pelas atletas, ao contrário da fatídica coruja colombiana, que teve um destino trágico. Vídeo abaixo!

http://www.youtube.com/watch?v=79FEeop7N7c&feature=player_embedded

terça-feira, 15 de março de 2011

Dona de cão perdido em voo desiste de procurá-lo em aeroporto no RS

Advogados estão se oferecendo para assumir o caso, diz Nair; não há novidades sobre a busca

Estadão - 14 de março de 2011 | 17h 23

SÃO PAULO - Nair Flores, a aposentada que perdeu seu cachorro após uma falha no serviço de transporte que o levaria de Porto Alegre para Vitória, desistiu de procurar pelo animal no aeroporto Salgado Filho. O caso aconteceu no último dia 2. Durante três dias, ela foi até o local chamar por "Pinpoo", na esperança de que o cachorro reconheceria sua voz.

Divulgação
Divulgação
'Pinpoo' faria 11 meses neste mês

Procurada pela reportagem, a assessoria da Gol disse não ter novidades sobre o caso. Através de nota divulgada no último dia 10, a empresa informou que "em todas as etapas do processo de transporte do animal em questão, cumpriu com rigor não apenas seus procedimentos e controles internos, mas a legislação vigente."

Sobre a repercussão do caso na mídia, a dona de "Pinpoo" comenta: "Teve uma repercussão nacional que eu não esperava, e a imprensa está dando todo o apoio". Ela disse que muitos advogados estão ligando para sua casa e se oferecendo para assumir o caso.

Denúncias. O comerciante Félix Antunes disse à Nair por telefone que viu um cachorro na pista do aeroporto no mesmo dia do sumiço de Pinpoo, quando esperava pela chegada de um amigo. Félix não soube dizer de onde o animal saiu, mas afirmou ter visto pessoas o enxotando para fora da pista.

A aposentada tem recebido diversos e-mails e ligações com pistas sobre o paradeiro do cachorro, mas até agora nenhuma informação foi confirmada.




terça-feira, 8 de março de 2011

08 de março - Niver do Papai e Dia Internacional da Mulher


Papai, Titio, Eu e a minha mana Pantera após o churrasco de celebração de 43 anos do Papai, a fotografa foi a Mamãe.

sábado, 5 de março de 2011

Cães em Moscou ...

http://www.thesun.co.uk/sol/homepage/news/article2372125.ece

De: ana maria
Assunto: Cães em Moscou ...
Data: Sexta-feira, 4 de Março de 2011, 11:49

Cães são autorizados a usar o metro...




O cão aguarda na plataforma
Cães vadios são comuns andando de metrô entre o suburbio e o centro da cidade.
Esses cães pegam o metrô de manhã, em direção ao centro da cidade onde eles têm maiores chances de conseguir comida e, ao anoitecer, eles pegam o metrô de volta para os suburbios onde dormem.
Especialistas que estudam esses animais descobriram que eles, inclusive, trabalham juntos para garantir descerem na estação
desejada. Eles aprendem a calcular o tempo que leva a viagem.
Eles preferem entrar nos vagões de começo ou do fim do comboio por serem mais silenciosos e menos cheios.
Cientistas acreditam que o fenomeno começou com a queda da União Sovietica e os complexos industriais mudaram do centro para os suburbios.
Dr. Andrei Poiarkov, do Istitudo de Ecologia e Evolução de Moscou disse que os cães vadios usavam os complexos industriais como abrigo e, portanto tiveram que se mudar junto com suas casas.
Mas o centro da cidade é o melhor lugar para conseguir comida e então eles aprenderem a pegar o metro de manhã e voltar pra "casa" à noite. Igual a qualquer trabalhador.


Alguns ainda tiram um cochilo durante a viagem.

Dr. Poiarkov ainda descobriu que os cães também se divertem pulando dentro dos vagões segundos antes das portas serem fechadas, corerndo risco de teram suas caudas presas na porta.


Um cão cansado tira um cochilo dentro do metrô

Os cães aprenderam também a usar as luzes de trafego para poderem atravessar as ruas sem correr riscos.
Uma vez no centro da cidade estes cães desenvolveram uma tática para fazer com que os humanos deem comida e de maneira mais rápida.
Eles se posicionam atrás da pessoa que está comendo e em dado momento emitem um latido forte. Com o susto a pessoa deixa cair a comida no chão... (ACREDITE SE QUISER!!!!)
Com as crianças, os cães brincam, pulam, sentam e lançam olhares suplicantes e conseguem com isso dividir o lanche com elas.
Dr. Poiarkov confirma que os cães são excelentes psicólogos e sabem usar disso.
Os cães vadios de Moscou não são os primeiros a usar os transportes publicos.
Em 2006, um Jack Russell Terrier, em Dunnington começou a usar o onibus para ir ao pub local atrás de salsichas.
E há dois anos atrás passageiros em Wolverhampton viram abismados um gato, chamado Macavity (como o do poema de Elliot),
começar a pegar o onibus e descer na porta de um determinado pub em busca de "fish and chips" (peixe com batatas).




sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Segundo estudo, os animais têm empatia pelas emoções humanas

por Redação Galileu
Editora Globo
Pesquisadoras do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazr, em Portugal, constaram que os cachorros parecem sentir empatia pelas emoções humanas, tanto que os animais usados em terapias podem até adquirir as emoções de seus donos.
De acordo com o estudo, os animais não copiam simplesmente as emoções que estão ao seu redor. Cães podem ficar chateados como uma criança quando criados em um ambiente familiar com brigas. E podem pedir por ajuda no caso de emergências, o que sugere certo grau de percepção e empatia.
>> Cães podem ajudar criança a aprender
>> Cães que latem muito podem estar com depressão, diz estudo

Mas não é fácil enganar um cachorro. Em um experimento em que os donos dos animais fingiram um acidente ou um ataque cardíaco, os cães ficaram confusos e não prestaram socorro. Para as pesquisadoras, isso acontece porque o cão tem que sentir outros sinais, como cheiro e sons. Outro estudo mostrou que cachorros usados em terapias são afetados emocional e fisicamente por seu "trabalho", se beneficiando de massagens e outras práticas calmantes.
De acordo com as cientistas, os cães são afetados pelas emoções humanas por que são descendentes dos lobo, caninos sociais, cooperativos e que sentem empatia por outros lobos. A evolução e a domesticação teriam feito com que os cachorros conseguissem sincronizar suas emoções às humanas. Outro motivo seria a seleção artificial, que buscou animais cada vez mais inteligentes – e provavelmente capazes de “entender” melhor as pessoas.
Segundo o Discovery News, mais pesquisas devem ser realizadas para entender a origem do comportamento canino, as diferenças entre raças e a possibilidade de treinamento para essas habilidades emocionais

sábado, 29 de janeiro de 2011

salvem a vida dos colunistas tb

A mamãe já está de virilha vermelha de tanto ler colunistas sem imaginação (pouca massa cefálica) criticando pessoas que optaram por não ter filhos e que possuem animais de estimação, e usando como fundo o Rock da Cachorra, do Eduardo Dusek com o Leo Jaime, mas o fim da picada foi usarem a tragédia da Região Serrana, com relação as ONGs que estão se mobilizando para salvar os animais em situação de risco, como pretexto para o mau gosto literário sem conteúdo informativo, ela ficou bege.


Parem o mundo, eu, Maximiliano Neves Roig, e toda a minha família vamos pular! O ser humano é um ANIMAL muito petulante, pois é o único ANIMAL que fica insultado quando dizem que ele é um ANIMAL, e, como qualquer outro ANIMAL, entre eles cães, gatos, cavalos (a maioria que se encontra em situação de risco na região serrana), tem o direito de viver e de forma digna, mas realmente ELE acredita que o mundo pertence só a ELE.


O ANIMAL ser humano parece que ainda não percebeu que de todos os ANIMAIS ele é o único que não fará a menor diferença caso venha a desaparecer da face do planeta Terra (Loucura, né?). Ao contrario, fará um enorme favor para que a natureza possa restabelece o equilíbrio, pois ELE, ANIMAL ser humano, vem destruindo o planeta, e o que estamos presenciando são os sintomas destas ações destrutivas e egoístas. Sendo assim, senhores colunistas acéfalos, lembrem-se da próxima vez que forem escrever suas colunas cinofóbicas que: TODOS OS ANIMAIS SÃO DIGNOS DE SEREM SALVOS, MESMO QUE SEJA UM SER HUMANO QUE DESTRÓI A NATUREZA, POIS MERECEMOS VIVER.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Doações e Adoções

De: Ana Paula Bauer
Assunto: FW: Itaipava terá feira de adoção de animais
Para: "Ana Paula Bauer"
Data: Domingo, 23 de Janeiro de 2011, 20:06


A quem possa enteressar ou ajudar:

A loja Planeta dos bichinhos está arrecadando doações para os nossos amigos de focinho
da região serrana, e com a ajuda dos caminhões dos distribuidores que estão nos ajudando com
o transporte dos donativos.

Portanto quem se interessar em fazer doações pode entregar em uma de nossas lojas:

Rua General Polidoro, 58 loja B - Shopping do Hortifruti - Botafogo - Tel: 2295-7716 ou 3873-4030

Rua Real Grandeza, 312 - Botafogo - Tel: 2535-0686

Rua Marechal Cantuária, 156 - Urca - Tel: 2542-7376

Os animais necessitam de: Toalha, jornal, potes de sorvete, medicamentos, ração, água, etc...

Principalmente de um novo lar.



Repasso, agradeço a quem puder divulgar.
Segue um link que vale a pena divulgar.

FEIRA DE ADOÇÃO EM ITAIPAIVA

http://extra.globo.com/noticias/rio/itaipava-tera-feira-de-adocao-de-animais-888776.html



Att,

Upgrade your email with 1000's of emoticon icons Ana Paula Bauer
Planeta dos Bichinhos.



sábado, 22 de janeiro de 2011

Feiras de adoções oferecem hoje e amanhã animais resgatados na Região Serrana

Ag. Globo - Sáb, 22 Jan, 08h17

RIO - Neste sábado e domingo (22 e 23) ONGs, protetores de animais e voluntários realizam feiras de adoções com cães e gatos resgatados na tragédia da Região Serrana do Rio.

Neste sábado haverá uma feira de adoção, a partir das 9h, em Copabacana (Bicho Bacana, na Rua Paula Freitas, 61) e amanhã, a partir das 10h, no Parcão da Lagoa, perto do Corte de Cantagalo.

Os animais, a maioria filhotes, foram trazidos esta semana de Teresópolis, Petrópolis e Fribrugo por voluntários em seus próprios carros. Em Itaipava, o Grupo de Assistência e Proteção aos Animais (Gapa) também vai promover neste sábado pela manhã uma feira de adoção no estacionamento de um supermercado em Itaipava (Estrada União-Indústria 11.711). As ONGs informam que os animais disponíveis para adoção foram submetidos a exames veterinários e vermifugados e, os que já estavam condições, castrados.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O mistério de Caramelo: cão de foto em cemitério seria de coveiro

Agência Globo - 12 minutos atrás

RIO - A imagem do cão identificado como Caramelo, ao lado da cova onde estaria sepultada sua suposta dona, causou comoção nos primeiros dias de resgate às vítimas das chuvas na Região Serrana. Mas agora rende uma polêmica. De acordo com relato do jornalista Anderson Duarte, do "Diário de Teresópolis", o cachorro fotografado deitado ao lado da cova de Cristina Maria Cesário Santana, uma das vítimas da enchente, não é Caramelo. Ele se chama Leão e seria o cão de estimação de Rodolfo Júnior, coveiro do cemitério da cidade serrana.

Segundo a reportagem de Duarte, o verdadeiro Caramelo de fato existe e pertencia a uma família que morreu num deslizamento, mas jamais teria entrado no cemitério, que fica a quilômetros do bairro de Caleme, onde morreu sua dona. Para o jornal, a confusão da imprensa fica evidente pois "para chegar de um bairro ao outro você tem que atravessar a cidade", explicou o repórter do jornal de Teresópolis.

Adoção O tal cão identificado como Caramelo teria sido encontrado no fim da tarde desta terça-feira (18), vagando no estacionamento do BarraShopping, após fugir da casa onde foi acolhido, na Barra da Tijuca, no último domingo. A mulher que o adotou, Marcia Xerez, contou que conheceu o suposto Caramelo - nome pelo qual o cão era chamado num abrigo - através de uma fotografia tirada por uma amiga que foi entregar donativos no local.

- Vi a foto e fiquei impressionada com a tristeza do olhar dele. Pensei: "Vou pegar esse bichinho para mim". No dia seguinte, fui para Teresópolis com um amigo. Só lá que conheci a história dele. Todos comentavam: "Esse é o cachorro que ficou ao lado da cova". Aí quis mais ainda ficar com ele, porque ele merecia ter uma vida feliz - disse Márcia.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Em 2011...

Se um cachorro fosse professor...


Texto atribuído a Ramiro Ros


Se um cachorro fosse professor, você aprenderia coisas assim:

Quando alguém que você ama chega em casa, corra ao seu encontro.

Nunca perca uma oportunidade de ir passear.

Permita-se experimentar o ar fresco do vento no seu rosto.

Mostre aos outros que estão invadindo o seu território.

Tire uma sonequinha no meio do dia e espreguice antes de levantar.

Corra, pule e brinque todos os dias.

Tente se dar bem com o próximo e deixe as pessoas te tocarem.

Não morda quando um simples rosnado resolve a situação.

Em dias quentes, pare e role na grama, beba bastante líquidos e deite debaixo da sombra de uma árvore.

Quando você estiver feliz, dance e balance todo o seu corpo.

Não importa quantas vezes o outro te magoa, não se sinta culpado...volte e faça as pazes novamente.

Aproveite o prazer de uma longa caminhada.

Se alimente com gosto e entusiasmo.

Coma só o suficiente.

Seja leal.

Nunca pretenda ser o que você não é.

E o MAIS importante de tudo....

Quando alguém estiver nervoso ou triste,
fique em silêncio, fique por perto e mostre que você está ali para confortar.

A amizade verdadeira não aceita imitações!!!

E NÓS PRECISAMOS APRENDER ISTO COM UM ANIMAL QUE DIZEM SER IRRACIONAL!!!!


Contribuição: Adriana (Driquinha)

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Os cães sonham?

Por Ayrton Mugnaini Jr, especial para o Yahoo! Brasil

“Cachorro sonha, eu vi.” Assim a grande escritora Clarice Lispector testemunhou e resumiu suas observações sobre Dilermando, o famoso cão que adotou quando morou na Itália e que inspirou seu famoso conto “O Crime do Professor de Matemática”, excelente libelo pela posse responsável em forma de bela literatura. Clarice gostava de assistir à “sonolência povoada de sonhos” de Dilermando, o que é um excelente – e, ainda por cima, bonito – ponto de partida para nosso tema de hoje.

Sim, os caninos também sonham, e demonstram isso se agitando, rosnando, latindo, mexendo as patas. Podem ter sonhos agitados, exatamente como nós, humanos, o que tem sido confirmado em muitos testes de laboratório, com elétrodos nos peludos dorminhocos e tudo o mais.

Sonhar faz bem
Manter a mente ativa é um dos maiores segredos para se ter vida longa e de qualidade, inclusive prevenindo problemas ligados à falta de memória como o mal de Alzheimer. Sonhar durante o sono é justamente uma forma que a natureza nos deu para manter a mente ativa até enquanto dormimos, mesmo que os sentidos fiquem “desligados”.

“Nos deu” inclui não somente nós, seres humanos, mas os mamíferos em geral, cujo hipocampo – parte do cérebro que cuida da memória – é construído da mesma forma em quase todos. Sonhar é particularmente útil para manter a saúde mental de cães, gatos, ratos e outros que não podem fazer palavras cruzadas e outros exercícios para exercitar a mente.

Como afirmamos, está mais que provado que outros mamíferos, além do ser humano, também sonham. Por exemplo, lembrei-me de um artigo que li na revista Realidade, por volta de 1970, segundo o qual um gatinho sofreu uma cirurgia no cérebro que o impediu de sonhar, e pouco tempo depois ele faleceu – não por coincidência; portanto, parafraseando Chico Buarque, deixe o felino sonhar em paz. E o canino também.

E com o quê os cães sonham? Ora, muito simples: com todas as experiências que eles vivem no dia a dia, seja comer, perseguir gatos ou correr com o dono pela grama.

Como os cães sonham
Além de os cães também sonharem, o sono deles é semelhante ao dos humanos. Eles também passam pelos três estágios de vigília, ciclos de onda lenta (SWS em inglês), ou seja, sono leve, e de movimento rápido dos olhos (o famoso REM), sendo este último estágio o de sono mais profundo e quando ocorrem os sonhos – é aí que o peludo começa a correr e se agitar. A diferença básica é que o ciclo de sonhos dos cães costuma ser mais rápido; eles têm REM aproximadamente a cada 25 minutos, em média, e os humanos a cada hora e meia.

Duas curiosidades reveladas pelos testes. Quanto maior o porte do peludo, menos ele sonha; por exemplo, segundo o psicólogo Stanley Coren (autor de livros como “How Dogs Think: Understanding the Canine Mind”), um cão pequeno sonha a cada dez minutos, e cada “filminho” não chega a um minuto, ao passo que mastifes e Dogues Alemães têm sonhos de cinco minutos a cada três quartos de hora. E filhotinhos e velhotinhos sonham mais que cães na idade intermediária.

E não se engane com as aparências: se o cão estiver “enrolado” sobre si mesmo como um caracol ou de barriga para cima, isso não significa que ele esteja dormindo pesado; pelo contrário, ele ainda está tenso (inclusive a barriga para cima indica que está muito calor e o peludo dorme assim por ser menos peludo na barriga), e só vai entrar na fase REM quando estiver totalmente relaxado.

Busca de tranquilidade é outro motivo pelo qual cães dormem encostadinhos em outros cães ou pessoas, a cuja “matilha” eles querem pertencer. Por falar em tranquilidade, há poucas coisas mais perigosas que acordar um cão no estágio REM do sono; dificilmente ele pensará duas vezes antes de atacar quem ousou interromper seu sonho. Não é preciso ser genial como Coren ou Lispector para perceber que cães sonham. E vale repetir Chico Buarque: deixe o canino sonhar em paz!

sábado, 20 de novembro de 2010

Chihuahua "Momo" é o mais novo cão policial do Japão

Sex, 19 Nov, 12h59

TÓQUIO (Reuters Life!) - Conheça o mais novo cão policial do Japão -- com todos os seus três quilos.

Pode ser a primeira vez no Japão e talvez no mundo, mas a Chihuahua de pelos compridos chamada "Momo" ("Pêssego") passou nos exames para se tornar o primeiro cão policial da prefeitura de Nara, localizada no oeste do país.

A alegre Momo, marrom e branca, estava entre os 32 dos 70 candidatos caninos que passaram no teste de busca e resgate. Ela conseguiu encontrar uma pessoa apenas cinco minutos depois de cheirar seu boné.

"Qualquer raça de cachorro pode ser inscrita para se tornar um cão policial no departamento de busca e regate", disse um porta-voz da polícia de Nara.

Mas ele admitiu que a notícia sobre a inscrição de um Chihuahua ainda poderia ser uma surpresa para muitos.

"É muito incomum", disse ele.

Imagens na televisão mostraram Momo, de 7 anos, atravessando o gramado aos saltos ou sentando orgulhosamente, pelos longos ao vento.

Momo será usada em operações de resgate no caso de desastres como terremotos, na esperança de que possa entrar com seu pequeno corpo em locais estreitos demais para os cães normais de resgate, que tendem a ser pastores alemães.

A resposta do público à notícia da seleção de Momo surpreendeu a polícia, disse o porta-voz, acrescentando: "O telefone ficou tocando a tarde inteira."

(Reportagem de Elaine Lies)

sábado, 23 de outubro de 2010

Terapia complementar - Florais de Minas

Hoje a Mamãe acordou inspirada, disse que nós eramos o tesouro dela, eu sou o Príncipe Rubi de olhos de chocolate, a minha irmã a Princesa de Ébano com olhos de caramelo, e o Papai o Rei de Prata com olhos de águia míopes, considerando que geralmente ela me chama de Pivete, a minha irmã de DarthVader, e ao meu pai de... vamos poupar nossos amados leitores desta parte, mas sempre recheado de muito carinho com o estilo muito peculiar de nossa Mãe. Ela sempre fica MAIS inspirada quando a minha irmã inicia um novo tratamento ou altera os medicamentos, acho que é coisa de Mãe.

Agora a minha irmã tem uma Terapeuta Floral, eh a Tia Andréa Goulart, http://www.floralterapia.com.br/ , que a partir de agora irá acompanhar a minha irmã com este procedimento complementar. Como a própria Tia Andréa explicou, o floral não é uma terapia alternativa, e o tratamento tradicional deve ser mantido (gardenal + brometo de potássio + fluoxetina + caminhada). Hoje foi a primeira aplicação, e, pra confessar, foi traumático pingar as gotas nela. Cara, ela não parava, mas no final se deu bem, ganhou um biscoito canino.

Para fazer este tipo de terapia é preciso que o terapeuta esteja consciente do histórico do cão, e que a pessoa responsável por ele esteja disposto a assumir um tratamento paulatino. No nosso caso, queremos que a Pantera se sinta mais segura, com baixo grau de medo e ansiedade, para que desta forma ela se tranquilize e os distúrbios que ocorrem em seu cérebro diminuam de frequência, até que cheguem no nível zero, nossa meta final. Então, vamos ficar na torcida!

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Britânica que jogou gato no lixo é multada por maus tratos

Britânica que jogou gato no lixo é multada por maus tratos

Ter, 19 Out, 01h18 -Reuters

LONDRES (Reuters Life!) - Uma britânica que causou indignação mundo afora após ser flagrada por câmeras de segurança jogando um gato no lixo foi multada nesta terça-feira em 265 libras (706 reais) por crueldade animal.

Mary Bale, de 45 anos, também foi proibida de cuidar de animais por cinco anos após admitir ter causado sofrimento desnecessário à gata Lola, de quatro anos.

A casa de Mary Bale em Coventry, na região central da Inglaterra, chegou a ser colocada sob proteção policial depois que a atitude dela causou indignação entre defensores de animais. Ela inclusive recebeu ameaças de morte.

Lola foi encontrada sem ferimentos por seus donos Darryl Mann e a mulher Stephanie chorando por ajuda dentro de uma lixeira, 15 horas após ter desaparecido em agosto.

Mary Bale foi localizada depois que Mann, que tinha instalado câmeras de segurança do lado de fora de sua casa, colocou as imagens da mulher jogando o gato no lixo no Youtube.

Mary Bale, que poderia ser condenada a pagar multa de até 20.000 libras ou a cumprir seis meses de prisão, não respondeu por que ela tinha agido de tal forma com o animal, de acordo com a Press Association.

Ela foi acusada pela Sociedade Real de Prevenção à Crueldade contra Animais (RSCPA, na sigla em inglês).

(Reportagem de Tim Castle)

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Pitbull testemunha contra o dono por maus tratos

Ter, 24 Ago, 07h42



WASHINGTON (AFP) - O comitê de condicional do Alabama (sul dos Estados Unidos) recusou nesta terça-feira a liberdade condicional de Juan Daniels, de 26 anos, condenado a nove anos de prisão em 2007 por ter queimado e batido em Louis Vuitton, um pitbull de 7 anos, informou o comitê.


Segundo a imprensa local, que publica várias fotos do animal, hoje totalmente recuperado, o cão compareceu à audiência como testemunha.


Juan Daniels poderá fazer um novo pedido de liberdade condicional em julho de 2012, indicou o comitê.


Ele foi condenado por ter agredido seu cachorro com uma pá e depois jogado álcool e ateado fogo ao animal. Com 60% do corpo queimado, Louis Vuitton levou meses para se recuperar.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Como passear com cães nervosinhos ou realmente agressivos

Como passear com cães nervosinhos ou realmente agressivos

Por Ayrton Mugnaini Jr, especial para o Yahoo! Brasil

O cão pode ser parente até bem próximo do lobo, mas não recebeu o nome "canis familiaris" à toa. E este nome não foi a única coisa que ganhou do ser humano quando ambos se conheceram há milhares de anos.

Num ambiente onde seres humanos são maioria (embora às vezes não pareça!), o ser canino pode ser considerado "quase humano", vivendo de acordo com as leis humanas, sem precisar sobreviver e conseguir o que desejar na base da mordida, como fazia em seu tempo de selvagem. E para não maltratar ninguém ele deve ser bem tratado, com socialização atenciosa e bem realizada.

Nunca é demais lembrar a importância da boa socialização, especialmente se o canino for dos mais rebeldes e dominantes. Como já afirmei, quem toca guitarra ou canta mais ou menos pode até ganhar a vida sem machucar ninguém, mas dirigir automóvel, fazer cirurgias ou socializar um cão são atividades que só admitem duas alternativas: ou se faz muito bem, ou se delega a tarefa a quem faça muito bem.

É claro que, do mesmo jeito que muitas pessoas têm sangue quente e "viram bicho" por tudo e por nada, necessitando de mais autocontrole e às vezes até controle externo dos grandes, há muitos cães que se tornaram ou já nasceram estressados, cuja socialização é bem mais difícil, até fazendo jus à plaquinha "Cuidado, cão anti-social!" no portão.

Mas o fato de o cão ser muito bravo (especialmente se "trabalhar" como cão de guarda) não significa que ele deva passar a vida encarcerado sem direito a passear e se divertir como outros cães - desde que o dono ou pessoa encarregada de passear com ele saiba e consiga manter a fera sob controle.

Conhece teu cão como a ti mesmo
"Não se preocupe, ela só morde carteiros!" É esse o aviso bem humorado que meu filho Ivo, oito anos de idade e convivência com cães, dá a quem desconfia do jeito bravo de Mila, sua vira-lata de uns quatro anos (já falei dela em outras ocasiões) que ainda está se livrando do trauma por ter sido abandonada pelo antigo dono e efetivamente tornou-se famosa na vizinhança por avançar para morder carteiros, entregadores de gás e outras pessoas de uniformes semelhantes.

Só fomos perceber isso após Mila morder duas ou três pessoas. Realmente, devemos estar atentos a quem colocamos dentro de casa. E às vezes o canino se torna perigoso por "culpa" do dono que ou esquece de lhe dar atenção e conforto, deixando-o preso por muito tempo, ou, se o cão for filhote, acha "bonitinho" vê-lo bancando o Chiquinho Gavião e puxando briga com todo mundo - sem imaginar que o peludinho irá se tornar um peludão perigoso e não tão "bonitinho" assim. São descuidos como esse que dão a Pitbulls e Rottweilers a fama injusta de feras altamente perigosas e totalmente indomáveis.

Ivo e eu já aprendemos. Ao passearmos com Mila e divisarmos alguém do perfil que ela "adora" se aproximando, diminuímos o tamanho da guia para evitar que ela se aproxime muito e, se ela faz menção de atacar - o que, aliás, vem diminuindo nos últimos meses - , seguramos bem a coleira dizendo "não, Mila, é amigo(a)!".

Passeando com as feras
Casos como o de nossa amiga Mila são bastante brandos e fáceis de lidar, ao contrário de cães de maior porte e muito mais dominantes, ferozes e perigosos, de socialização bem mais difícil. Esses só devem sair à rua com coleira, guia e focinheira de passeio. Por sinal, a focinheira merece um parágrafo só para ela.

Não confundam a focinheira de passeio com a focinheira-mordaça usada para manter fechada a boca do bicho em procedimentos de curta duração, como exames médicos. Afinal de contas, cães e gatos transpiram pela língua, e precisam ter liberdade para transpirar à vontade durante o passeio. A focinheira mantém a boca do peludo fechada o suficiente para ele não sair mordendo, e ao mesmo tempo aberta o bastante para ele suar.

Não é aconselhável passear com este cão junto a outro - afinal, como se diz, a união faz a força -, a não ser que você seja forte o suficiente para brecar a cachorrada se ela sair correndo ou apartá-los se começarem a brigar uns com os outros. Lembremos que a força muscular de um cão equivale a aproximadamente três vezes seu peso - por exemplo, um peludo de 30 quilos tem força equivalente a 90 - e você pode ser arrastado. E mesmo que você seja um "armário" daqueles que o ideal é termos como amigo, o ideal é que você conheça bem cada um de seus peludos bravios; pratique com cada um em separado antes de sair à rua com dois ou mais de uma vez.

Outro detalhe: além de conhecer bem seu cão, conheça também a vizinhança. Procure evitar passar com ele onde haja cães que vivem soltos e que ele possa resolver enfrentar - ou que possam resolver enfrentá-lo. Muitas vezes o cão só é manso até ser provocado. Lembremos ainda que não há imã melhor para atrair um canino que outro canino; pessoas que saem às ruas com cães (ferozes ou não) têm muito mais probabilidade de atrair cães desgarrados (idem) do que pessoas "sozinhas".

Quando é preciso ajuda
A socialização de um cachorro muito bravo e dominante poderá exigir aulas para o dono e/ou treinadores profissionais para o bicho. Mas, basicamente, ela se resume a duas tarefas. Uma é ignorar o mau comportamento do cão e elogiá-lo por bom comportamento. A outra é reprimir o mau comportamento excessivo, como rosnar para cães estranhos ou tentar mordê-los. O procedimento inclui manter o cão sempre na coleira e, quando ele tentar avançar para cima de outro, repreendê-lo de alguma forma, como dar o comando de "Não!" e puxar a coleira, "enforcando-o" de leve, mas o suficiente para ele perceber que este tipo de conduta merece castigo e leva a uma sensação desagradável.

Nunca se esqueça de três outros fatos básicos. O mundo se divide em mandadores e mandados. É preciso deixar claro quem manda e quem obedece; se o cão não for comandado o suficiente, ele tomará a iniciativa de comandar, por "bem" ou por "mal", chegando a atacar e morder se não receber limites. E temos um quarto fato: tudo na vida é negociação, inclusive entre nós, pessoas, e nossos amigos peludos "quase humanos" cuja distinção é justamente - e graças a nós - ser cada vez menos feroz e selvagem que seus parentes lobos.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Cheirando os nossos rabos

Ontem a Mamãe tava muito irritada, citou até Brigitte Bardot pra Vovó Lene ao telefone, tipo: “Bardot é que está certa, cansei dos seres ditos inteligentes”, agente sabe que ela pensa assim, mas quando ela verbaliza é porque a coisa tá ainda pior. Ela foi no Tio Libonati pegar os receituários da minha irmã Pantera de Gardenal 100mg, Brometo de Potássio que aumentou e dosagem e Fluoxetina 100 mg devido a epilepsia e ao transtorno obsessivo, que por sinal atualmente tá perecendo até a sombra da nossa Mãe. Até aí tudo bem, beleza, a Mamãe acha o Tio Libonati divertido, gosta de brincar com os bichos, e só fica deprê quando tem algum bicho muito malzinho por lá. A coisa ficou feia foi quando ela saiu de lá.

A Mamãe foi na farmácia de manipulação que tradicionalmente mandamos fazer nossos medicamentos, mas para infelicidade de nossa matriarca estava uma farmacêutica substituta que realmente acreditava ser a detentora da tocha do poder absoluto dos manuais farmacológicos, sendo uma verdade absoluta e irrevogável o que ali se encontrar escrito, que simplesmente negou o pedido de fluoxetina da Mamãe, solicitado a atendente no balcão, justificando que segundo o MANUAL a dosagem máxima para HUMANOS era de 80mg, alias, partindo do pressuposto que a medicina é uma ciência exata.

Vichi, a Mamãe, engoliu em seco, fez cara de paisagem, buscou internamente a serenidade secular alcançada com monges tibetanos em vidas passadas, pois é a única justificativa para ela não ter furado com uma caneta os globos oculares da pseudo profissional que se encontrava na sua frente no balcão, e da forma mais civilizada possível, segundo nos contou a Mamãe, tentou explicar para a criatura que o medicamento era para um dogue alemão, que já havia sido produzido por aquela farmácia já existindo um cadastro, e que fazia parte de um coquetel, a Mamãe ainda mostrou as outras receitas do Gardenal e do Brometo. Mas não tem jeito, gente burra morre pastando, já dizia a minha falecida Bisa Juracy, com perdão aos amigos burros de casco, e neste caso substituindo sem chegar a titular. A figura completou a cena trazendo o seu valioso manual para HUMANOS, aí a Mamãe que já tava cansada de falar com aquela parede, disse que ela era jornalista e não possuia expertise para tratar sobre o assunto, logo ela deveria se reportar diretamente com o médico veterinário, um lampejo de inteligência se fez naquele vácuo que parecia quase perfeito, sinapses foram produzidas e o pedido foi aceito pela, ao que tudo indica, a que será eterna substituta. É, no nosso mundo canino agente teria resolvido isto só cheirando os nossos rabos.


Brigitte Bardot

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Brigitte Bardot, nascida Brigitte Anne-Marie Bardot (Paris, 28 de Setembro de 1934) é uma atriz e cantora francesa. Conhecida mundialmente por suas iniciais, BB, é considerada o grande símbolo sexual dos anos 1960 e 70. Tornou-se ativista dos direitos animais, após se retirar do mundo do entretenimento e se afastar da vida pública
...
Em 1973, pouco antes de completar quarenta anos, Brigitte anunciou que estava encerrando sua carreira. Após mais de cinquenta filmes e de gravar dezenas de discos, ela recolheu-se a La Madrague definitivamente, escolheu usar a fama pessoal para defender os direitos animais e tornou-se vegetariana. Em 1977 atraiu atenção mundial para sua causa ao denunciar in-loco o massacre de bebês-foca no norte do Canadá. Em 1986, ergueu uma fundação, Fondation Brigitte-Bardot, declarada de utilidade pública pelo governo francês em 1992, e que em 1995Dalai Lama como seu membro honorário. Entre 1989 e 1992, BB também apresentou na tv francesa uma série chamada S.O.S. Animaux, co-patrocinada por sua fundação. Entre outras causas, ela atuou e liderou campanhas contra a caça das baleias, as experiências em laboratório com animais, pela proibição de brigas autorizadas entre cães e contra o uso de casacos de pele.

...



sexta-feira, 16 de julho de 2010

Concurso nacional de tosa

Para se inscrever no concurso Groom Brasil o candidato deve ser assinante da Revista Negócios Pet (www.negociospet.com.br), com uma assinatura válida durante todo o período da competição. Enviar a inscrição para o endereço site47@terra.com.br , com o assunto "Material Groom Brasil", na mensagem deve conter mini-currículo do participante; Descrição da tosa realizada; Fotos da tosa realizada; e Foto pessoal do participante. Mas se você só está afim de votar na melhor tosa entre na página www.groombrasil.com.br


segunda-feira, 28 de junho de 2010

Pra relaxar III... por Mark Parisi







Animais na Copa

Como cuidar dos animais na Copa

Blog do Diário de Pernambuco, por Júlia Kacowicz


Eu sei, a Copa começou e nada mais importa. Mas lembrem-se, assim como as crianças, os animais de estimação merecem atenção especial na hora da comemoração.

É que cães e gatos, além de aves, hamsters e outros animais, costumam se assustar com fogos, gritos e buzinaços. E, no susto, podem se machucar ou provocar acidentes.

É comum que cães, gatos e cavalos sintam palpitações, taquicardia, salivação, tremores, sensação de insuficiência respiratória, falta de ar, náuseas, atordoamento e perda de controle. Tudo isso pelo susto e medo dos fogos.

Nessa agonia e sensação de pânico, os animais podem tentar fugir e acabar se perdendo ou sendo

atropelados (que horror!). Por isso, veja abaixo as dicas de veterinários e entidades de proteção dos animais:

  • Evite acorrentá-los, pois poderão enforcar-se;
  • Acomode-os em um cômodo dentro da casa onde possa mantê-los em segurança;
  • Feche as portas e janelas e proporcione iluminação suave;
  • Cubra-os com um edredon;
  • Evite deixar muitos cães juntos pois, excitados pelo barulho, podem brigar;
  • Dê alimentos leves para evitar distúrbios estomacais;
  • Identifique seus animais com placas na coleira, para o caso de fuga;Tente colocar tampões de algodão nos ouvidos deles;
  • Se for possível, coloque-os próximos a rádios ou TV ligados e vá aumentando o volume, antes dos fogos;
  • Cubra as gaiolas dos pássaros

Pra relaxar II...




Humor canino adulto:

Pra relaxar...

Momentos de pura sensibilidade capturados por outros:


Relativa zona de conforto

Entramos em uma relativa zona de conforto, a Mamãe diz que estamos em suspensão pelo período de três meses, que é o prazo que o Tio Libonati deu para sabermos se o Prozac irá fazer o efeito desejado na minha irmã, em seres humanos o período estimado é de nove meses, então ele considerou esta estimativa. Caso o medicamento não atinja o esperado faremos uma ressonância magnética para descartar a possibilidade de um tumor, e, dependendo do resultado, alterar para uma nova substância ou partir para uma cirurgia.


Paralelo ao coquetel de drogas que ela está tomando o Tio Libonati nos mandou caminhar com ela, pois é essencial que se desestresse e gaste a energia acumulada, para que não fique ansiosa, independente da displasia pré-existente, pois é preferível entrar com um quarto medicamento para este caso. Como o Papai já iniciou as caminhadas com a minha irmã o exercício já parece surtir efeito, infelizmente ela também voltou a mancar devido as escadas e diversos tombos que teve durante o período em que esteve dopada no auge da crise, o que significa que irá tomar mais uma droga.


Quanto a mim, ando um pouco agitadinho, meio histérico as vezes, mas ainda assim surpreendente mente compreensivo e carinhoso, como diz a minha Mãe, segundo o Tio Libonati é natural, pois o cheiro da minha irmã mudou devido a grande quantidade de drogas que ela está tomando, assim como a atitude de todos na casa está diferente, mas que mesmo assim o meu comportamento é muito bom, pois é muito comum cães se agredirem quando ocorre este tipo de situação, e o fato de eu evitá-la quando ela entra em crise e surta é ótimo. Resumindo: eu sou um carinha muito legal!

Porque e como adotar um cão

Qui, 24 Jun, 04h15

Por Ayrton Mugnaini Jr., especial para o Yahoo! Brasil


Por que adotar um cão? Este é o tipo da pergunta que equivale a por que torcer para este time, ouvir aquela cantora, namorar esta pessoa, adorar aquele tipo de pizza... Como cantava Elvis Presley, "algumas coisas têm que acontecer". Esta resposta é até boa, mas há outras que satisfazem aqueles para quem "'porque sim não é resposta". O próprio cão pode ser uma das muitas e boas respostas que veremos a seguir.

Há quatro maneiras de adotar. Uma é resgatando-o abandonado das ruas, outras duas são adotando em feiras e abrigos ou lojas de animais (nestas o bicho é de raça pura, com pedigree e tudo), e a quarta é ganhando o cão de presente pelos mais variados motivos de força maior, do filho que se mudou para uma casa menor, da tia que faleceu, do vizinho que precisou mudar de cidade...

Um bom motivo para se adotar um "sem-teto" mais peludo que Tony Ramos é realmente muito bom, não só para o próprio cão em questão, mas também para outro cão - e também para quem adota. Explicaremos. Ao adquirir um cão de um abrigo, estamos abrindo uma vaga no abrigo para outro cão necessitado. Afinal, a expectativa de vida de um cão sem-teto, abandonado na rua - sujeito a intempéries, acidentes e até sacrifício, caso recolhido por um centro de controle de zoonoses e não adotado após certo prazo - é de até três anos, bem menos que os até 20 que um cão pode viver em nossa boa companhia.

Além disso, a companhia canina pode fazer bem mental e até físico para os humanos, tornando-os mais calmos e menos suscetíveis a doenças como asma e alergias, conforme já lembramos na matéria "Está comprovado: cão faz bem ao dono".

Nem é preciso falar no prazer em ter alguém nos recepcionando alegremente ao voltarmos de um dia de trabalho puxado, com quem possamos "conversar" e que nos ajude a resolver boa parte dos problemas simplesmente por nos dar "atenção".

Relendo aquela matéria, nota-se que também ter um peludo em casa é bom para quem tem crianças. Além de os cães serem grandes companheiros, eles se tornam "filhos" de nossos filhos, perfeitos para dar a estes as primeiras noções de responsabilidade - isso mesmo, posse responsável não tem idade. Isto também foi assunto de outra matéria. Clique aqui.

Além de não ter idade, posse responsável não admite "racismo": vira-latas, mestiços e "genéricos" têm tanto direito a vida e conforto quanto puro-sangues - e saem mais baratos na aquisição em abrigos e nos cuidados com a saúde e conforto, detalhe importante para quem tem mais amor para dar que dinheiro para gastar.

Como adotar

Nestes se pode examinar os cães disponíveis quanto a seu estado de saúde (inclusive se ele está vacinado e castrado - procedimentos, aliás, mandatórios para bichos colocados à disposição em abrigos) e seu tamanho, personalidade e idade. (Sim, caninos vovôs e vovós, tiozinhos e tiazinhas, também são bem-vindos, sendo recomendados para donos humanos muito idosos, por terem o mesmo nível de atividade.)

Ah, sim: não se esqueça de ter à mão coleira e transporte (refiro-me especificamente àquelas maletas especiais para levar bichos) para trazer seu novo companheiro, nem de reservar espaço para ele dormir, brincar e tudo o mais. E vou admitir que você está absolutamente seguro de ter espaço e disposição para conviver com um peludo, e nem pensa em simplesmente delegar a outros as responsabilidades de levar a passeio, comprar ração, limpar cocô, varrer pelo e tudo o mais.

Afinal, tudo na vida exige dedicação, inclusive prazeres como criar filhos humanos, tocar guitarra, cultivar jardim ou colecionar LPs - enfim, coisas que "têm que acontecer" e são tão prazerosas e proveitosas quanto adotar um cão.


segunda-feira, 14 de junho de 2010

Minha amada irmã Pantera Negra

A doença de minha irmã ainda não está 100% dominada. Estes últimos dias foram bastantes duros para todos nós, tivemos vários incidentes aqui em casa, primeiro comigo, depois com a Mamãe e por ultimo com o colchão dela. O Papai estava viajando a trabalho, mas voltou correndo assim que soube o que estava acontecendo aqui. O Tio Libonati aumentou consideravelmente a dosagem do Gardenal e manteve a do brometo de potássio, durante este período da crise, e acrescentou mais um medicamento ao coquetel, a fluoxetina, mais conhecida como Prozac. Depois de cinco dias de altas doses de Gardenal começamos a diminuir a dosagem hoje, até que chegue o ajuste normal.


Minha mana tem sofrido muito sem entender o que está acontecendo, e o ambiente não está adequado para ela, o que torna tudo mais dificil, pois não podemos sair para passear com ela, devido ao lance de escada até o elevador, sendo assim, em um dos momentos mais difíceis de nossas vidas, e após conversar com o Tio Libonati também, meus Pais decidiram compartilhar a guarda com a nossa prima Carol, depois que o seu quadro estiver estável, pois nossa prima mora em uma casa que possui quintal onde ela pode fazer exercícios, sendo também um bairro tranquilo para passear todos os dias. Ela está ciente de todos os cuidados que a minha irmã necessita, e mesmo só a conhecendo por fotos já está apaixonada por ela, o que deixa a Mamãe um pouco menos triste, pois sabe que será amada e cuidada, mas o Papai já falou que vai todos os meses levar pessoalmente os remédios e a comida especial da minha irmã, pois não quer ser esquecido.


Estamos todos com um misto de vários sentimentos nesse momento: tristeza pela doença, alivio por saber que alguém irá ajuda-lá de uma forma que não podemos e é necessária, resignação porque não é possível mudar a história, dúvidas, pois não sabemos se as atitudes tomadas estão corretas, esperança, pois o tio Libonati acredita que mudança será favorável, além de ainda termos muitos remédios para tentar, caso estes não funcionem, dor pela separação física que vai acontecer, e até felicidade, por além de nós que a conhecemos intimamente e a amamos incondicionalmente, mais alguém ter enxergado além da doença e se apaixonado por sua essência.


Prima Carolina, a Mamãe falou que desde que você se comprometeu a assumir a minha irmã tem entrado todos os dias para ler o blog e ver as fotos dela, então vou escrever estas palavras do fundo do meu coração canino só pra você: MUITO OBRIGADO em meu nome e dos meus pais, minha família sempre será grata a você, que a Deus abençoe e a todas as suas futuras gerações.

sábado, 22 de maio de 2010

Estreia o Meu Cão no Yahoo! ; veja como participar

Sex, 21 Mai, 09h39

Por Redação Yahoo! Brasil

A família, os amigos e o pessoal do escritório não aguentam mais ver as fotos do seu cachorro? Bom, é hora de ampliar o público. O Yahoo! Brasil lança neste sábado o especial "Meu Cão no Yahoo!", uma seleção de fotos dos amados mascotes dos nossos leitores.

Para participar, é preciso possuir uma conta no Flickr e adicionar a foto no grupo Y! Repórter. Se ainda não é usuário, não se preocupe: criar uma conta é muito simples e rápido. Clique aqui e saiba mais.

As doze melhores fotos da semana terão um destaque na home page do Yahoo!. A seleção das fotos da semana obecede a algumas regras. De início, imagens de baixa qualidade e de cães acompanhados dos donos serão descartadas.

As fotografias devem conter uma descrição básica do animal e um relato das peculiaridades do peludo, além da identificação do dono. Tudo em, no máximo, três linhas. Ao subir a imagem no Flickr, adicione a tag "cachorroyahoo". No fim da descrição, escreva a seguinte frase: "Foto participativa do Meu Cão no Yahoo! promovido pelo grupo Y! Repórter". Para saber mais sobre as regras, clique aqui .

Se não teve o cão escolhido, não desanime: todas as fotos que estiverem dentro do padrão serão arquivadas em um álbum no Flickr.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

livro da mamãe

inalmente o ultimo livro da minha mãe será lançado oficialmente, o que significa que eu provavelmente terei novamente o computador livre para mim... em algum momento se o mestrado dela permitir, esta eh a nova desculpa para o monopólio dos teclados. E nada mais justo que eu convide vocês, meu fiéis leitores, apesar de enfadonhamente cansados de não receberem noticias minhas e de minha irmã devido ao egoismo de minha mãe.

Bom, pelo menos eu e ela estamos na foto da orelha, já que não somos o assunto principal, FALA SÉRIO!!!! Foto da orelha do livro


Mas soh dando uma palinha: me convidaram pra participar do programa dos Trapalhões, mas a mamãe num deixou, ficou com medo que eu fosse ficar estressado. Pô, perdi a chance de fazer o bem e compartilhar com o mundo a minha beleza, a Pantera mudou de medicamento, agora está em transição de carbamazepina pra brometo de potássio e gardenal, entre tantas outras coisas que aconteceram conosco nesse tempão que agente num se fala

Agora o convite:
O nome do livro eh Violência Contra a Mulher no Mercado de Trabalho. Vai ser lá na Prefácio da Voluntário da Pátria, 39, dia 27 de maio, às 18h. O convite-cartaz que segue foi feito pela Tia Carol, e quem quiser ver todas as peças de comunicação feitas por ela estão disponíveis em: http://vignamaru.com.br/portfolio/

Convite-Cartaz


Capa do livro

sábado, 2 de janeiro de 2010

Nosso Réveillon em família

Eu pacientemente aguardando 2010... bonitão, né? Fala sério, capa de calendário da Playdog


Minha irmã em baixo da asa da nossa Vovó Lene. É impressionante como ela é puxa-saco.


Eu e meus Tios tomando conta dos flanelinhas lá em baixo. ´Vocês não imaginam como toda a Zona sul do Rio, em particular as áreas que estão mais próximas da orla, se transforma na sede mundial dos flanelinhas. É uma loucura, até porque as empresas que exploram os estacionamentos particulares cobram de R$30,00 a R$180,00 a hora no período do réveillon.


Papai cuidando da comida da família, e a minha irmã cuidando da comida.



Nossa família... bom... tá faltando o Vovô Maurilio, a Tia Regina, o Vovô Virgilio, a Vovó Pepa, a Tia Adriana, a Tia Carmem, o Primo Cerdito, a Prima Gato, o Tio Peter...


Cuidado com a sindrome da dominância, nem tudo é o que parece

Eu acho super legal programas como “Ou Eu ou o Cão”, O Encantador de Cães” e “Dr Pet”, por exemplo, o problema é que agora os profissionais do ramo, incluindo os médicos veterinários, passaram a resumir tudo como “dominância”, e parece que esqueceram que muitos cães também podem possuir PROBLEMAS NEUROLÓGICOS, assim como os humanos, passiveis de serem tratados com medicamentos, como gardenal, carbamazepina e outros. Tais doenças possuem sintomas que podem ser confundidos, quando isolados, com dominância, como, por exemplo, aparentemente surtos inexplicados de violência.


Recentemente nossa família passou por um drama deste tipo. Com frequência nossa Mãe procurava ajuda para minha irmã com profissionais da área, e sempre que ela começava a explicar o que estava acontecendo TODOS, sem exceção a interrompiam, diziam que era problema de dominância e vinham sempre com as mesmas fórmulas ao melhor estilo César/Victória. Mesmo ela afirmando acreditar se tratar de algo neurológico.


Até que um dia a Mamãe falou pro Tio Libonati que queria uma tomografia da minha irmã, sem entrar em detalhes. Aí o Tio Libonati quis saber o porque, depois de muita conversa ele chegou a conclusão que ela tinha epilepsia, e recomendou um neurologista. Mas ainda assim a a Mamãe gravou todas as crises da minha irmã, pois não queria correr o risco de passar por outra decepção, com outro profissional, e o Papai a apoiou em todo este processo, que graças as filmagens como prova, foi confirmado o diagnóstico pelo neurologista.


A união da nossa família foi fundamental no processo: eu evito confrontos com a minha irmã, minha mãe diz que eu sou um irmão maravilhoso, e nossos Pais a amam muito e não desistiram dela. Ela é uma vitima da ganancia humana, agora, mais do que nunca, sabemos o porque dela ter sido abandona nas ruas, possui duas doenças de origem genéticas tipicas de cães de raça pura, que foram cruzados exaustivamente entre si, nos chamados cruzamentos consanguíneos (irmãos com irmãos, filhos com pais, e netos com avós) em detrimento da manutenção da pureza da raça: a displasia e a epilepsia. Este endocruzamento, tão valorizado pelos Kennel Clubs, não representa amor pelas raças que eles representam, como eles dizem, mas demonstra vaidade, ganancia, e menosprezo por nossas vidas caninas.


O endocruzamento entre cães gera uma prole frágil, pois aumenta a possibilidade de genes raros recessivos se manifestarem no organismo. Há mais de 500 doenças genéticas conhecidas nos cães relacionadas à baixa variabilidade genética entre as raças. E além das doenças genéticas as características estéticas comprometem a qualidade vida do cães. Vejam o crime que estão fazem com o dachshunds, eles quase não possuem mais pernas! Os rhodesian ridgeback para serem considerados padrões raciais devem ter uma faixa saliente no dorso, logo uma espinha bífida, se eles nascem sem a crista são mortos pelos criadores comerciais. Não ajudem a "indústria dos animais de estimação", cães sem as características raciais “dentro do padrão” ou com “imperfeições” são mortos, ou abandonados como a minha irmã. Não somos um produto que necessita de grau de pureza, somos seres vivos e devemos ser respeitados como tal.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

RETROSPECTIVA 2009

=> Compramos um novo aparatamento que atende às necessidades de toda a família, e de bônus tem um visual super legal. Bom, pelo menos até que apareça por aqui mais um novo membro de quatro patas, ou duas pernas;


=> Papai é o novo Coordenador da pós graduação em astronomia do Observatório Nacional (ON), e também foi nomeado Secretario da Commission 7: Celestial Mechanics and Dynamical Astronomy, da International Astronomical Union (IAU). Tá ralando muito, mas tá feliz pelo reconhecimento;.


=> A Mamãe foi aprovada no mestrado de filosofia que ela queria, e está tratando sobre a questão de gênero como ela desejava, e também lançou o seu ultimo livro: “A violência contra a mulher no mercado de trabalho”, pela E-papers. Acho que ela também tá feliz, mas ela é um bicho estranho, como diz o Papai, nunca tá conforme;


=> Tio Libonati finalmente inaugurou a clinica veterinária dele aqui em Botafogo, em sociedade com o Tio Márcio e o Tio Angelo. Ainda não está 100%, mas já está funcionando. Fica na Rua Miranda Valverde, 24; os telefones são 2526-2317 e 2526-2336.


=>Eu “queimei” a minha barriguinha depois de fazer a ultima tosa higiênica do ano, mas o bom é que o tratamento com Rifocina está dando certo, e em breve não ficará nem marquinha do que aconteceu. O Tio Libonati disse que infelizmente isto é comum acontecer, e que não há uma explicação conclusiva sobre o que tive. É uma Piodermatite, uma espécie de queimadura úmida, que parece uma assadura que dói e coça muito, e se não for trata logo pode se agravar seriamente.


=> O tratamento da displasia da minha irmã tem funcionado bem com o Tio Max e a turma do C.R.A. Ela já parou com a acupuntura e com o fitoterápico chines, vai continuar com a natação e iniciou sua primeira aula de esteira esta segunda.


=> No finalzinho de 2009 acrescentamos mais um nome em nossa agenda: Tio Luiz Augusto de Carvalho, ou melhor, Tio Perna, neurologista e presidente da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais, Anclivepa-RJ. Ele diagnosticou na minha irmã o que de fato toda a família já suspeitava: ela tem problemas neurológicos. O cenário dos surtos psicóticos pela casa, mudanças de humor, tremores enquanto dorme, desatenção, ansiedade, necessidade de beber e comer a todo momento, lambição das patas e móveis por horas, e o movimento com a cabeça semelhante a caça de moscas imaginarias, que duram quase um minuto, que meus Pais descreveram para ele, e mostraram nas filmagens que fizemos durante os diversos momentos, o levaram a diagnosticar que a minha irmã possui crises de automatismo psicomotor, como portadora de epi­lepsia do lobo temporal, tratável com carbamazepina que já começamos a dar e acreditamos que tudo vai ficar bem em 2010, 2011, 2012, 2013, ...1016....

Um feliz 2010 para todos vocês

domingo, 27 de dezembro de 2009

Uma segunda chance ao Blogspot em 2010.

Eu e minha Mãe pensamos seriamente em boicotar o Blogspot e aderir a outra rede social; seria algo radical, apagaríamos todas as mensagens postadas aqui desde o inicio pois ficamos muito chateados com o que aconteceu em nossa enquete sobre hotéis no Brasil.

Para nós é muita coincidência somente o resultado desta enquete, que foi negativo para o setor hoteleiro brasileiro despreparado pra receber animais domésticos, ter sido alterado e das demais enquetes não sofrerem nenhuma alteração, e justo no período em que o Brasil estava em evidência internacional sobre Olimpíada, Copa e mais, mais, mais...

Dá a sensação que o sistema faz varreduras e só permite o que lhe é conveniente. A minha Mãe já passou por isto aqui no Brasil. Ela nasceu em 1970, este sistema se chama ditadura e um dos seus filhotes é a censura. Neste sistema eles te dizem o que você pode ler, pensar, falar e fazer, mas alguns se rebelam e se tornam transgressores.

Porém, decidimos partir do pressuposto que tudo não passou deu uma falha no sistema, pois em um momento como este algo assim acontecer no Brasil, ou melhor, no Brasil das redes sociais, que em tese é o mais democrático dos espaços, é inconcebível crer ser real. Sendo assim, daremos mais uma oportunidade ao Blogspot em 2010.

Maximiliano

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Lançamento do livro do Godô para crianças

LIVRO: Godô dança

ISBN: 978-85-204-3103-0

EDITORA: Manole, selo Amarilys

DATA: sábado, dia 12 de dezembro de 2009

HORÁRIO: 11h30 às 14h

EVENTO: Lançamento de livro infantil com contação de estória para as crianças

LOCAL: Livraria Sobrado, Av. Moema, 493 – Moema – SP

site do livro: http://godofredo.org/
site pessoal: http://www.vignamaru.com.br/

"Godofredo - Godô para os íntimos - é um cachorro muito sem graça. Ele não faz nada dessas coisas que cachorros fazem, como cheirar os bumbuns alheios, latir para todos os vizinhos (felinos ou não) e acha esse negócio de pegar coisas muito sem sentido. Ora, você jogou, você pega! Por outro lado, Godô não chega a ser uma bola de pelos inútil. Ele dança! Acha os ritmos brasileiros mais animados e que esse negócio de entender a letra da música é sempre muito bom. Venha você também aprender a dançar com Godô."

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Brazucas na origem

As raças brasileiras de cães

Ter, 24 Nov, 02h57

Por Ayrton Mugnaini Jr., especial para o Yahoo! Brasil


O Brasil não inventou a música nem o futebol, mas em todo o mundo se ouve samba, baião e bossa nova - e sobre nossa versão do "nobre esporte bretão" nem preciso comentar. Do mesmo modo, a cinofilia como a conhecemos é outro nobre esporte bretão, criada no século 19 na Inglaterra.

Mas o Brasil já pode dizer que contribui com nada menos de sete raças de origem legitimamente brasileira: Fila Brasileiro, Terrier Brasileiro, Dogue Brasileiro, Ovelheiro Gaúcho, Buldogue Campeiro, Veadeiro Pampeano e Rastreador Brasileiro. No entanto, apenas três têm até agora reconhecimento internacional.

E o Fox Paulistinha, meu? Este é "apenas" outro nome comum para o Terrier Brasileiro.

Fila brasileiro

Com trocadilho e tudo, quem puxa a "fila" das raças caninas brazucas é este imponente, corajoso e fiel cão de guarda e boiadeiro, a mais famosa raça brasileira e a segunda a ser reconhecida oficialmente (em 1968, logo após o Rastreador Brasileiro) pela FCI (Federação Cinológica Internacional), com sede na Bélgica e que exige detalhes como ausência ou controle de problemas genéticos e quantidade mínima de exemplares homogêneos sem parentesco próximo.

Resultante do cruzamento de raças como mastifes, buldogues e bloodhounds trazidas pelos primeiros colonizadores e ocupantes portugueses e holandeses, o Fila sempre ajudou muito na travessia de florestas cerradas e virgens e na guarda e condução das propriedades e rebanhos, inclusive recuperando reses desgarradas. E ganhou até uma campanha de marketing informal nos anos 1980, quando apareceu por toda parte a pichação "Cão Fila Km 26" - referindo-se a um canil da Grande São Paulo (na Estrada do Alvarenga) especializado na raça.

O Fila chegou a ter fama exagerada de cão feroz e perigoso, comparável à que os pobres Pitbull e Rottweiller enfrentaram mais tarde. Mas hoje se sabe que o risco apresentado por um canino depende de sua criação; houve até um criador de Filas que demonstrou em pleno programa apresentado por Jô Soares que um Fila pode ser bastante manso, levando vários destes peludos que até ganharam afagos da plateia.

Ah, sim: afinal, por que o nome "Fila"? Nada a ver com aquelas 'amadas' aglomerações ordeiras. Vem do verbo "filar", derivado de "filhar" e que significa "agarrar com firmeza, segurar com os dentes"; a expressão "cão de filhar" já era comum no século 19. Pronto.

Terrier Brasileiro

Os cães Terriers são tão queridos quanto confundidos. Assim como já vi o cachorrinho da gravadora RCA ser descrito como sendo quatro tipos diferentes de Terrier, há dúvida também sobre a origem do Terrier Brasileiro, cujos ancestrais são Terriers não especificados (podem ter sido Foxes ou Jack Russells) que trabalhavam como caçadores de ratos em navios mercantes vindos da Europa, principalmente a Inglaterra, desde o século 19.

A hipótese do cruzamento que originou a raça ter incluído o Fox Terrier explica o fato de nosso Terrier Brasileiro ser chamado também de Fox Paulistinha. O fato é o padrão da raça se fixou em 1920 e ela foi a terceira a ser aceita pela rigorosa FCI, em 1996.

O Terrier Brasileiro continua se dando bem não só como guardião de mercadorias num país cada vez mais industrializado, mas também auxiliar na guarda e controle dos rebanhos nos campos - e seu temperamento ativo e baixa agressividade o fazem campeão na companhia de crianças e "dog shows". Mas, como quase todo artista, gosta de ser independente e precisa ser treinado com decisão. Saiba mais na página da Associação Brasileira do Terrier Brasileiro: http://www.terrierbrasil.com.br.

Rastreador Brasileiro

Está aí uma raça que merece um belo filme. Já o nome diz para que foi criada: auxiliar na caça de animais, especialmente porcos do mato e onças, detectando-lhes a presença, acuando-as para serem abatidas mais facilmente e inclusive alertando o dono ou o caçador com latidos - daí ser conhecido também como "urrador". Sua gênese é bem documentada. Foi criado pelo gaúcho Oswaldo Aranha Filho (sim, seu pai foi o famoso político), a partir de cruzamentos de raças como Foxhound Americano, Black And Tan Coonhound, Petit Bleu de Gascogne, Black And Tan Hound Inglês, Bluetick Hound Americano e até nosso Veadeiro Pampeano.

O Rastreador Brasileiro foi concebido nos anos 1950 e a aceitação da FCI até chegou rápido, em 1967. Mas, infelizmente, em 1973 todos os exemplares do canil de Aranha Filho - único a desenvolver e comercializar a raça - faleceram devido a uma epidemia de piriplasmose trazida por carrapatos e intoxicação por ter um funcionário do canil aplicado inseticida em excesso. De modo que o reconhecimento da FCI foi revogado e a raça teve de ser declarada extinta.

Ou não? Aranha Filho havia doado cerca de 40 filhotes machos a caçadores e fazendeiros para teste de desempenho durante o aprimoramento do perfil. De modo que hoje temos vários descendentes de Rastreador Brasileiro não só no Sul, tchê, mas até na Bahia e nas Alagoas - embora conhecidos por outros nomes como Cachorro Onceiro, Pantaneiro, Americano e até Urrador Brasileiro.

Muitos cinófilos têm esperanças de que o Rastreador Brasileiro volte a ser criado e reconhecido. Eu disse que a raça daria um belo filme? Acho que pelo menos dois... Mas já temos um bom começo, com página na Internet do Grupo de Apoio ao Resgate do Rastreador Brasileiro: http://rastreador.urrador.vilabol.uol.com.br.

Buldogue campeiro

Esse não brinca em serviço, capaz de arrastar porcos pelas orelhas e segurar um boi de meia tonelada pelo focinho. Mas, tal como seu antecessor Buldogue inglês, ele brinca muito bem na hora de conviver com crianças e famílias - e, ao contrário daquele, não perdeu a disposição para guarda e auxílio na caça e rastreamento.

O Buldogue Campeiro surgiu nos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina no século 19, e se tornou muito popular. Mas nos anos 1970 quase foi extinto, devido a cruzamentos feitos de qualquer jeito por inexperiência ou ganância para vender "buldogues campeiros diferentes".

Coube ao gaúcho Ralf Schein Bender, fã desde criança do Buldogue Campeiro, a honra e a missão de literalmente salvar a raça, estabelecendo-se como criador dedicado à própria em 1978. "Os novos buldogues eram mestiços e não conservavam mais aquelas características marcantes da raça que eu estava justamente buscando. Foi triste constatar que num período relativamente curto de tempo os cruzamentos alteraram tais qualidades", lembra Ralf. Siga também a página oficial da raça, www.buldoguecampeiro.com.br.

Ovelheiro Gaúcho

Mas bah, tchê! No nome desta raça já se vê sua origem e função original, a qual ele ainda exerce com brilho, pastoreio de ovelhas e outros rebanhos. Esta raça surgiu do cruzamento não muito planejado de diversas raças usadas para cuidar de rebanhos, principalmente o Border Collie.

O temperamento do Ovelheiro Gaúcho parece ser criado sob medida para cuidar de ovelhas; agressividade e ataque não são seu ponto principal, mas ele se sai muito bem como cão de alarme.

Veadeiro Pampeano (ou Pampeiro)

Eis outra raça brasileira cujo nome não deixa dúvidas quanto ao local de nascimento e função original, embora seja conhecida também como Veadeiro Brasileiro - e suas raças matrizes sejam um pequeno mistério.

O Veadeiro Pampeano tem temperamento mais tranquilo que o de outras raças caçadoras, pois não costuma trabalhar sozinho e sim em duplas ou matilhas, convivendo bem com outros cães. Também é excelente cão de companhia.

Dogue Brasileiro

Além de seus grandes méritos como cão de guarda e estimação e a agilidade, apesar do grande porte (segundo muitos, superior a ilustres raças estrangeiras como o Rottweiller), esta raça é o sonho de todo pesquisador. Dela sabemos a data de surgimento, 1978, e o nome do "pai", Pedro Dantas.

Outra distinção do Dogue Brasileiro é ter sido a primeira raça canina brasílica nascida em ambiente urbano, longe das plantações e rebanhos de seus colegas peludos. O Dogue Brasileiro só passou por uma grande mudança: o nome, originalmente Bull Boxer, refletindo as raças que o originaram, o Boxer e o Bull Terrier.

A raça está cada vez mais próxima de ganhar o reconhecimento da exigente FCI, faltando apenas comprovar existência de oito linhagens homogêneas vindas de pelo menos dois machos e seis fêmeas, com cada uma destas linhagens sem pais, avós e bisavós em comum com as outras sete.

"Pretendemos satisfazer esse requisito em oito diferentes regiões geográficas, cada qual supervisionada por um clube", diz Pedro Dantas. Estas regiões são Campo Grande, Rio de Janeiro, Caxias do Sul (RS), Brasília, Florianópolis, Porto Alegre, Recife e Salvador. As três primeiras já contando com clubes dedicados à raça. Acompanhe: http://www.petbrazil.com.br/bicho/caes/221.htm.

Obviamente, cada uma destas raças caninas brasileiras merece espaço maior. Mas aqui estão elas todas juntas - e há outras de que ouvi falar, mas das quais me faltam detalhes conclusivos, como o Podengo Crioulo e um certo "Barbudinho". Fiquem de olho neste espaço - e por enquanto vamos curtir o começo de verão, que por sinal será o tema de nosso próximo encontro.