Colaboradores

A minha História

Este blog foi criado em setembro de 2007, aproximadamente um ano e meio após meus pais me resgatarem, quando eu tinha um ano, graças a denuncia do zelador do antigo prédio em que eu morava. A minha mãe não sabia como eu era ou estava, o que ela queria era acabar com o meu sofrimento, e meu pai a apoiou . Eu tinha muitos traumas, e a minha saúde estava péssima, mas com paciência, carinho e amor eles reverteram o cenário.

Quando tudo já estava “tranquilo” em nosso novo apartamento adaptado para mim, chegou a minha irmã Pantera Negra, que foi encontrada vagando pelas ruas com aproximadamente dois anos de idade, e tivemos que mudar mais uma vez. Suas condições de saúde também eram péssimas, mas também revertemos este quadro, e com o passar do tempo descobrimos que possuía duas doenças genéticas.

Além de conhecer estas histórias vocês terão outras trocas de experiência baseadas nas nossas vivências, as vezes boas, as vezes não, e informações sobre o mundo canino aqui. Boa leitura!

Maximiliano Neves Roig

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Vamos cobrar a punição por maus tratos aos animais

"O cachorro é meu, faço o que quero com ele", disse homem que arrastou cão por ruas de Piracicaba (SP)

UOL - 04/11/2011 08:14
Um cachorro da raça rottweiler foi amarrado com uma corda pelo próprio dono a um carro e arrastado por vários quarteirões na tarde de quarta-feira (2), em Piracicaba (160 km de São Paulo). Testemunhas disseram que o motorista da picape Ford Courier disse, após deixar o veículo: “O cachorro é meu, faço o quero com ele”.
O animal passou por cirurgia e corre risco de ter uma das pernas amputada. Ele perdeu a parte de baixo das patas, chamadas coxin, e teve escoriações na barriga. A parte óssea das patas ficou exposta em alguns pontos. Ontem, moradores da cidade realizaram uma manifestação contra o crime, que revoltou a cidade.
Na tarde desta quinta-feira a polícia localizou o dono do cão, o mecânico Cláudio César Messias. Ele alegou em seu depoimento no 2º DP de Piracicaba que passeava com o cachorro e este teria pulado da carroceria da picape. Ele declarou que o cão pode ter sido arrastado por pelo menos um quilômetro.
O dono do animal alegou ainda que só percebeu que estava arrastando o cachorro depois que um motoqueiro o parou e o avisou. Ele disse que fugiu do local e deixou o bicho porque achou que ele tivesse morrido, segundo a Polícia Civil.
O presidente da SPPA (Sociedade Piracicabana Protetora dos Animais), Luiz Américo Chittolina, disse ao UOL Notícias que entrará com uma representação nesta sexta-feira (4) no Ministério Público cobrando que Messias seja punido com multas e prisão por maus tratos aos animais.
O boletim de ocorrência foi registrado no plantão policial como prática de abuso contra animais, crime previsto no artigo 32 da Lei de Defesa ao Meio ambiente.
“Eu cheguei ao local logo que recebi informações. As testemunhas relataram que o motorista estava visivelmente alcoolizado e que disse que não queria mais saber do animal. Infelizmente não foi feito teste de bafômetro”, afirmou Chittolina.
No boletim de ocorrência consta que duas testemunhas gritaram para alertar o motorista, que então parou o carro no meio da rua. “Foi um absurdo o que aconteceu. Uma barbárie. O responsável tem de ser punido exemplarmente”, disse ele. “Vamos também cobrar que ele pague pelo tratamento do animal.”
Chittolina disse que o animal passa bem, apesar dos diversos ferimentos. “Ninguém sabe ao certo por quantos metros ou quilômetros o cachorro foi arrastado, mas o fato é que ele estava bastante ferido”, afirmou.
O presidente da SPPA estimou, pela dentição do animal, que ele tenha por volta de três anos de idade. Nesta tarde, o cachorro estava em uma clínica particular.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Eu não gosto de espinafre!

Agora o mundo já sabe: EU NÃO GOSTO DE ESPINAFRE!!!
Os meus pais insistem em me dar espinafre, mas eu não gosto. A minha irmã come tudo, basta ter carbono na cadeia, mas eu não sou assim, por exemplo, EU NÃO GOSTO DE ESPINAFRE, que coisa...

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Cadela cega e cão-guia estão à espera de um lar


Lily e Maddison em abrigo na Inglaterra (Foto: Dogs Trust)
A cadela dinamarquesa Lily, que perdeu a visão ainda filhote, está à espera de um lar. Mas quem quiser adotá-la deverá também abrigar o seu cão-guia, Maddison. Os dois, da raça dogue alemão, foram abandonados em julho em um canil inglês que já recebeu centenas de ligações de pessoas interessadas na dupla.

Lily teve seus olhos removidos quando tinha 1 ano e 6 meses. Maddison, que tinha na época 7 anos, foi adestrado para ajudar a cadela a se locomover.

A administradora do canil, Louise Campbell, afirma que, na maior parte do tempo, Maddison guia Lily tocando nela. “É lindo de ver. Maddison é muito cuidadoso em relação e Lily e está sempre a olhar por ela”, contou ao “Daily Mail”.

Ainda de acordo com Louise, os funcionários do abrigo vão entrar em contato com todos que ofereceram um lar para os cães.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A Copa já é nossa!


Esperto, cachorro invade jogo do Botafogo e se recusa a sair
Yahoo, 26 /10/11
Na noite de terça-feira, o Botafogo perdeu para o Independiente Santa Fé, da Colômbia, na casa do rival, por 4 a 1 e foi eliminado da Copa Sul-Americana. O dia foi infeliz para os botafoguenses, mas teve graça para quem simplesmente assistia ao jogo, no campo ou pela televisão. Isso porque aos 22 minutos do segundo tempo, durante uma substituição do Fogão, um cachorro invadiu o campo.

Espertíssimo, o animal não foi capturado pelos seguranças do estádio. Ficou ainda mais hilário quando cerca de dez seguranças entraram no campo. Menos mal que o cachorro saiu por espontânea vontade cinco minutos depois.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Até onde os humanos podem chegar?

Faminto, pit bull pula de terceiro andar e sobrevive


Miracle recebe cuidados de abrigo. (Foto: Forever Paws/ Divulgação)
Um pit bull de dois anos, batizado de Miracle (Milagre), pulou da janela do terceiro andar de um prédio depois de ter sido abandonado pelos donos. Apesar de ter machucado o quadril e precisar de cirurgia, o cão sobreviveu.

Segundo, grupos de proteção aos animais, Miracle pode ter ficado até dois meses sem receber cuidados. Ele estava em um apartamento vazio e sujo, em Boston (EUA), com outro cachorro. “O pulo foi uma última tentativa desesperada de encontrar comida”, disse a gerente do abrigo de animais Forever Paws, Erin Pacheco.

Uma outra filhote de quatro meses foi encontrada desnutrida no mesmo andar do prédio. Ela recebeu o nome de Gracie e foi hospitalizada para se recuperar.

O síndico disse à polícia que o inquilino que morava no apartamento havia se mudado há dois meses sem deixar quaisquer contatos.

Os três cachorros foram abrigados no Forever Paws. A polícia investiga o caso.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Montanhista descobre cachorro no topo do Kilimanjaro


Dar-es-Salaam, 31 ago (EFE).- Um montanhista viu um cachorro vivo no topo do Kilimanjaro, a montanha mais alta da África, a mais de 5,7 mil metros de altitude e a vários graus abaixo de zero, publicou nesta quarta-feira a revista tanzaniana "Bab Kubwa".
"Estava urinando quando vi o cachorro deitado a um metro da rocha onde eu estava", declarou John Messe, um turista que subiu com outros três amigos e fez uma foto do animal com o celular.
O cume, o pico Uhuru ("Liberdade", em suaíli), tem quase 6 mil metros de altitude e uma temperatura que pode chegar a 15 graus negativos. Pelo intenso frio que faz nessa altitude, vários cientistas se questionaram como o animal conseguiu subir e sobreviver.
Na opinião do veterinário Wilfred Marealle, é normal um cachorro resistir em condições ambientais de frio extremo, mas "é pouco comum que suba ao cume do Kilimanjaro", no norte da Tanzânia, e avisou futuros montanhistas que encontrarem o cachorro que tenham cuidado, já que o animal pode ter raiva.
O diretor de marketing da empresa que organizou a subida dos montanhistas ao Kilimanjaro garantiu que há dez anos viu outro cachorro em um acampamento a 3.960 metros acima do nível do mar.
O fato lembra o livro "As neves do Kilimanjaro", de Ernest Hemingway, em que o autor americano fala da descoberta do esqueleto seco e congelado de um leopardo e afirma que ninguém conseguiu explicar o que o felino procurava naquelas alturas. EFE

Lendas urbanas : se tosar não cresce mais

Eu já ouvi dezenas de pessoas dizendo pra minha mãe que ela não deveria cortar o meu pêlo, pois ele nunca mais voltaria a crescer. Vamos combinar, se isto fosse verdade eu seria o Kojak do mundo canino. A cada três meses, aproximadamente, os meu pais me levam para tosar com a tesoura, e sempre que eles "conseguem" me escovam, pois é super importante. 
Não vivo na Mongólia como os meus antepassados, cuja capital, Ulaanbaatar, é  considera a mais fria do mundo, e menos ainda habito o Deserto de Gobi. Sou um Chow Chow dos trópicos, e que ainda por cima mora em uma cobertura. Não vivemos mais soltos na natureza, e certas características se perderam, precisamos de mais cuidados e atenções, como a tosa, o banho e a escovação.


Banho e Tosa, a importância da boa higienização para os cães
sexta-feira, 11 de abril de 2008

 Postado por: A Vida Animal
O cão realmente precisa da ajuda de seu dono para manter-se limpo, diferentemente do gato. É recomendável que os banhos comecem à partir do 45° dia de vida, quando ainda é filhote. Duas providências iniciais são: lavar o animal com água morna e colocar algodão nos ouvidos para evitar a entrada de água.O banho deve ser dado com shampoos específicos para filhotes.
Alguns donos não acham necessário levar seu cão constantemente num Pet Shop, por questões diversas. Esse procedimento não esta correto. Os profissionais de Estética Canina sabem que produtos são os melhores e mais eficientes, como shampoos especiais, escovas, pentes, produtos para limpeza dos ouvidos, etc.
Mesmo com a dedicação do dono, principalmente se seu cão é de porte, o resultado será melhor se executado por um profissional qualificado para este tipo de serviço. O Poodle , por exemplo, precisa se acostumar com o Tosador, para que o profissional consiga um resultado rápido e com qualidade.
Para dar banho em casa, alguns cuidados são necessários. Em primeiro lugar, verificar se não existem correntes de vento no local. Depois, deixar próximos o secador e a escova. Ao pegar o animal, observar se os ouvidos estão limpos e as unhas aparadas e se a pelagem não está embaraçada.
Nunca pode ser dado banho num cão com o pêlo cheio de nós, porque os movimentos das mãos, a água e os produtos só irão piorar o estado da pelagem. Em seguida, verificar se há pulgas e carrapatos, pois disso dependerá o uso de shampoos contra esses parasitas. Por fim, passar um pente para se certificar que o serviço está bem feito.
Tosar um cão é um ritual que também requer cuidados especiais e acompanhamento regular do dono. Raças como Poodle, Bichon e Cocker, entre outros, precisam ser tosados a cada 45 dias no máximo. Após esse período, a pelagem começa a ficar disforme e fraca. Como em algumas raças o pêlo nunca para de crescer, a toda deve ser feita com freqüência. Assim, além do cão ficar mais bonito, terá uma pelagem mais saudável. Ao mesmo tempo deve se escovar o animal freqüentemente para retirada de pêlos mortos e poeira e verificar a presença de pulgas e carrapatos. Raças de pelagem longa precisam da primeira tosa entre o terceiro e quarto mês.






Veterinários tiram 13 kg de pelo de cão no Reino Unido


Cão abandonado ganhou nome de 'Floyd'. (Foto: Reprodução)

Veterinários  de uma entidade de animais removeram 13 quilos de pelo de um cão, na cidade de Godmanchester, no Reino Unido. O bicho mal conseguia caminhar devido ao peso da pelagem, que estava emaranhada.

O cachorro tem aproximadamente dez anos de idade e ganhou o nome de “Floyd”.



quarta-feira, 22 de junho de 2011

Obesidade mórbida canina :(

A Obesidade Nos Cães
Fonte: Saúde Animal
Os numerosos séculos de domesticação permitiram ao cão desfrutar de bons pratos de comida, mas também compartilhar os nossos maus hábitos.
Cerca de 40% dos cães levados à clinica veterinária hoje sofrem de obesidade. Esta costuma afetar mais as fêmeas do que os machos e certas raças mais do que outras, como por exemplo, Labrador, Rottweiler, Beagle e Basset Hound.
Afinal, o que é um cão obeso ?
É aquele que apresenta um acúmulo excessivo de gordura no corpo e não apenas um excesso de peso, pois este pode ser devido a uma retenção de água ou uma grande massa muscular.
A obesidade traduz-se por uma certa deformação física, devido aos depósitos de gordura localizados ou generalizados. Um cão em estado normal tem suas costelas visíveis quando movimenta-se e as mesmas são fáceis de palpar. 
Causas da obesidade
De longe a primeira causa é a superalimentação. É fácil observar que os cães obesos comem mais do que necessitam . A isto damos o nome de " balanço positivo de energia ". Para uma alimentação equilibrada, este balanço deve ser nulo, o que quer dizer : o cão deve receber o quanto gasta. A energia fornecida deve compensar exatamente as necessidades fisiológicas ( crescimento, gestação, lactação, etc ) e atividades físicas ( caça, pastoreio, esportes, etc ). Para ser mais clara : se o cão não tem qualquer atividade física e é do tipo que dorme boa parte do tempo, deve receber uma quantidade muito pequena de energia, pois qualquer petisco a mais irá engordá-lo.
Outras causas de obesidade
Estima-se que 25 % dos cães sofram de disfunções hormonais e 15 % tenham a chamada "obesidade do stress " , que ocorre por falta de atividade, por solidão e até por carência de atenção, o que leva o cão a consumir alimentos em excesso como forma de aliviar a tensão ( é o cão insaciável ).
Complicações devidas a obesidade
As conseqüências imediatas, como diminuição da resistência, contornos pouco graciosos, não são nada em comparação com as múltiplas complicações que se podem produzir :
  1. transtornos no aparelho locomotor
  2. dificuldades cardio-pulmonares
  3. patologias nas funções reprodutivas
  4. predisposição a diabetes
  5. predisposição a enfermidades infecciosas e transtornos cutâneos
  6. altos riscos cirúrgicos
Como vencer a obesidade
1 ) O dono precisa convencer-se do estado de obesidade de seu cão ( a imagem de que o cão gordo é um cão bem tratado é coisa do passado )
2 ) Seguir rigorosamente as indicações do fabricante quanto a quantidade de ração a ser fornecida
3 ) Fracionar a ração ao longo do dia para que o cão tenha sempre a sensação de estar saciado, isto é, em vez de dar 300g de uma só vez, fornecer 3 refeições de 100g
4 ) Dispensar as guloseimas : o biscoito pela manhã, o pedacinho de queijo a tarde, o bifinho a noite, etc.
Estes petiscos são utilizados de forma incorreta. Na verdade, foram criados para serem dados ao cão durante o treinamento, como prêmios, como um incentivo ao aprendizado. Vale esclarecer que biscoito algum faz o milagre de limpar os dentes do cão ( isto é puro marketing para aumentar as vendas do produto ). O que limpa os dentes é a ação mecânica de roer ossos ou a escovação periódica.
5 ) Fazer com que o cão faça exercícios regularmente
Se apesar de todas estas mudanças ele continuar com excesso de gordura, convém estabelecer um programa preciso de emagrecimento junto ao veterinário que o trata. Este poderá utilizar alimentos dietéticos industrializados ou indicar uma dieta caseira.

Dra. Marília Russi de Carvalho
CRMV-SP 3652



.

Cão australiano obeso terá de fazer dieta

Um labrador que vive na Austrália vai precisar entrar na dieta. O cachorro, chamado Sampson, tem 85 quilos, 42 acima do que seria o peso ideal para a sua raça.

A notícia foi relatada esta quarta (22) pela imprensa australiana. Segundo o jornal “The Telegraph”, “ele parece mais com um bezerro que um cachorro”. Empregados do abrigo para animais acreditam que vai demorar até o Natal para Sampson emagrecer.


Cachorro australiano obeso terá de fazer dieta
Cachorro australiano obeso terá de fazer dieta


Aos oito anos, o cão está tão obeso que exercícios são perigosos para ele. Por enquanto, ele vai trocar a dieta errada por água e uma pequena porção de biscoitos caninos.

“É óbvio que para chegar a um caso de extrema obesidade Sampson foi alimentado em quantidades excessivas com o s tipos errados de comida por um longo tempo”, disse a veterinária Amber Lavery.

"Seus antigos donos obviamente não conseguiam resistir aos seus olhos castanhos que diziam 'Me dê comida' Mas amar às vezes é dizer não."

.

sábado, 4 de junho de 2011

Abaixo-assinado: 1a Delegacia especializada em crimes contra animais - RJ

1° Delegacia especializada em crimes contra animais no Rio de Janeiro

Assinem a petição e ajudem o Rio de Janeiro a conseguir a Delegacia especializada em crimes contra os animais.

O intuito do abaixo-assinado é pedir ao governador do Estado do Rio de Janeiro a criação de uma "delegacia especializada em maus-tratos a animais", domésticos, silvestres ou domesticados, nativos ou exóticos, vítimas de abuso, maus-tratos, feridos ou mutilados. Uma reivindicação antiga de órgãos protetores dos animais no Estado, pois a policia não oferece proteção eficaz a crescente população de animais,  não sendo este o seu principal foco, além de não estar preparada para as peculiaridades inerentes à proteção dos animais. Sendo assim, pleiteia-se a organização de um Setor Especializado no Atendimento de Ocorrências sobre Crueldade Contra Animais (Delegacia de Proteção Animal) na Cidade do Rio de Janeiro, um anseio de uma parte considerável da população (indivíduos, grupos de proteção animal e ambiental etc.).

ASSINAR

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Faltam duas semanas


Dia do Orgulho Nerd - 25 de MAIO

O dia do orgulho nerd é celebrado desde 2006, tendo iniciado na Espanha, e se multiplicado através da Internet, comemorando a première do primeiro filme da série, Star Wars, em 1977, e nós do mundo canino tb aderimos com maestria e pompa com nossos responsáveis.

DIREITOS e DEVERES

  1. O direito de ser nerd.
  2. O direito de não ter que sair de casa.
  3. O direito de não gostar de futebol ou de qualquer outro esporte.
  4. O direito de se associar com outros nerds.
  5. O direito de ter poucos (ou nenhum) amigo.
  6. O direito de ter o tanto de amigos nerds que quiser.
  7. O direito de não ter que estar "na moda".
  8. O direito ao sobrepeso (ou subpeso) e de ter problemas de visão.
  9. O direito de expressar sua nerdice.
  10. O direito de dominar o mundo.


  1. Ser nerd, não importa o quê.
  2. Tentar ser mais nerd do que qualquer um.
  3. Se há uma discussão sobre um assunto nerd, deve dar sua opinião.
  4. Guardar todo e qualquer objeto nerd que tiver.
  5. Fazer todo o possível para exibir seus objetos nerds como se fosse um "museu da nerdice".
  6. Não ser um nerd generalista. Você deve se especializar em algo.
  7. Assistir a qualquer filme nerd na noite de estréia e comprar qualquer livro nerd antes de todo mundo.
  8. Esperar na fila em toda noite de estréia. Se puder ir fantasiado, ou pelo menos com uma camisa relacionada ao tema, melhor ainda.
  9. Não perder seu tempo em nada que não seja relacionado à nerdice.
  10. Tentar dominar o mundo.

fonte: Manifesto para celebrar o primeiro Dia do Orgulho Nerd
http://www.20minutos.es/noticia/122796/0/dia/orgullo/friki/

sábado, 30 de abril de 2011

Recompensa de R$ 1.000 é oferecida para quem achar cão de morador de rua


O cachorro Neguinho sumiu quando Renato foi levado para um abrigo da prefeitura

Do R7, com Rede Record | 29/03/2011 às 12h15

Uma recompensa de R$ 1.000 é oferecida para quem encontrar o cachorro de um morador de rua na zona sul do Rio de Janeiro. O cão atende pelo nome de Neguinho. Renato, que vive numa praça em Ipanema, foi levado à força por uma equipe da prefeitura para um abrigo. Para não perder o melhor amigo, ele deixou o cão amarrado a uma grade, mas quando voltou, poucas horas depois, o animal não estava mais lá.

Uma moradora, que se solidarizou com o drama de Renato, decidiu ajudá-lo, mandou confeccionar os cartazes e prometeu ajudar com parte da recompensa de R$ 1.000.

- O Renato pegou o Neguinho com quatro meses. Então é um pai e um filho, uma relação muito bonita com o animal que é o nosso amigo mais fiel mesmo.

Quando voltou à praça, Renato soube que duas mulheres pensaram que o cãozinho estava abandonado. Elas chegaram a comprar ração e uma coleira nova para Neguinho e levaram ele.

Renato, que conseguiu um emprego e uma casa para morar, diz que ainda não deixou a praça com medo de o animal voltar.

- Já tinha perdido a minha família, tudo que eu tinha o governo já tirou e agora me tiraram a única coisa que era um apoio de vida, que fazia eu me sentir vivo, me sentir alguém. Oportunidade para subir na vida eu já ganhei, já está quase tudo pronto, mas se eu estou demorando a ir, é por causa do meu cachorro, sem ele eu não consigo.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Mais uma vez o sistema da Gol falhou com os amigos de quatro patas

Gato escapa quando era transportado para avião no DF



O físico Maicon Saul Faria perdeu seu gato de estimação nesta semana, no Aeroporto de Brasília. O animal seria transportado por um avião da Gol, mas escapou de sua gaiola. Em nota, a empresa informou que "está mobilizada para levantar os detalhes sobre o ocorrido e tomar as devidas providências".

A Gol afirmou ainda que presta o atendimento necessário ao cliente. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou que sua equipe no aeroporto de Brasília também está auxiliando nas buscas pelo gato.

Em março deste ano, a aposentada Nair Flores perdeu seu cachorro após enviá-lo pelo serviço de cargas da Gol de Porto Alegre para Vitória. "Pinpoo", como era chamado o animal, foi encontrado duas semanas depois por policiais do Aeroporto Salgado Filho, na capital gaúcha. A assessoria da empresa informou que o acidente aconteceu porque "Pinpoo" escapou da caixa na qual seria transportado.

sábado, 2 de abril de 2011

Cachorro é achado em casa flutuante 3 semanas após tsunami

Por Chizu Nomiyama | Reuters – sex, 1 de abr de 2011 12:38 BRT

TÓQUIO (Reuters) - Um cachorro que sobreviveu em uma casa arrastada para o mar há três semanas pelo tsunami devastador que atingiu o Japão foi resgatado nesta sexta-feira por uma equipe da guarda-costeira que sobrevoava uma ilha de destroços.

Emissoras de TV mostraram imagens aéreas de um cão marrom médio caminhando sobre o telhado da casa -- a única parte fora da água -- antes de esconder-se em uma parte quebrada do teto.

A equipe da guarda-costeira, acreditando que também poderia haver algum sobrevivente dentro da casa, mandou um homem para a casa. Ele tentou chamar o animal, mas depois precisou pegá-lo no colo. Os dois foram levados de volta por um barco.

A imprensa japonesa disse que ninguém foi encontrado dentro da casa.

(Reportagem de Chizu Nomiyama)


domingo, 27 de março de 2011

Cachorro invade jogo de futebol feminino na Suécia

[Vídeo] Cachorro invade jogo de futebol feminino na Suécia

25 de Março de 2011 17:49

Por Redação Yahoo! Brasil

Em um torneio de futebol feminino na Suécia, um visitante bastante inusitado decidiu roubar a cena na partida entre Malmo e Sky Blue: um cachorro invadiu o gramado durante um ataque do Sky Blue, não só parando a partida, como ‘interagindo’ com as jogadoras de ambas as equipes.

Apesar do transtorno no importante jogo (tratava-se de uma final entre os dois últimos campeões dos principais torneios suecos de futebol feminino), o carismático animal foi docilmente retirado pelas atletas, ao contrário da fatídica coruja colombiana, que teve um destino trágico. Vídeo abaixo!

http://www.youtube.com/watch?v=79FEeop7N7c&feature=player_embedded

terça-feira, 15 de março de 2011

Dona de cão perdido em voo desiste de procurá-lo em aeroporto no RS

Advogados estão se oferecendo para assumir o caso, diz Nair; não há novidades sobre a busca

Estadão - 14 de março de 2011 | 17h 23

SÃO PAULO - Nair Flores, a aposentada que perdeu seu cachorro após uma falha no serviço de transporte que o levaria de Porto Alegre para Vitória, desistiu de procurar pelo animal no aeroporto Salgado Filho. O caso aconteceu no último dia 2. Durante três dias, ela foi até o local chamar por "Pinpoo", na esperança de que o cachorro reconheceria sua voz.

Divulgação
Divulgação
'Pinpoo' faria 11 meses neste mês

Procurada pela reportagem, a assessoria da Gol disse não ter novidades sobre o caso. Através de nota divulgada no último dia 10, a empresa informou que "em todas as etapas do processo de transporte do animal em questão, cumpriu com rigor não apenas seus procedimentos e controles internos, mas a legislação vigente."

Sobre a repercussão do caso na mídia, a dona de "Pinpoo" comenta: "Teve uma repercussão nacional que eu não esperava, e a imprensa está dando todo o apoio". Ela disse que muitos advogados estão ligando para sua casa e se oferecendo para assumir o caso.

Denúncias. O comerciante Félix Antunes disse à Nair por telefone que viu um cachorro na pista do aeroporto no mesmo dia do sumiço de Pinpoo, quando esperava pela chegada de um amigo. Félix não soube dizer de onde o animal saiu, mas afirmou ter visto pessoas o enxotando para fora da pista.

A aposentada tem recebido diversos e-mails e ligações com pistas sobre o paradeiro do cachorro, mas até agora nenhuma informação foi confirmada.




terça-feira, 8 de março de 2011

08 de março - Niver do Papai e Dia Internacional da Mulher


Papai, Titio, Eu e a minha mana Pantera após o churrasco de celebração de 43 anos do Papai, a fotografa foi a Mamãe.

sábado, 5 de março de 2011

Cães em Moscou ...

http://www.thesun.co.uk/sol/homepage/news/article2372125.ece

De: ana maria
Assunto: Cães em Moscou ...
Data: Sexta-feira, 4 de Março de 2011, 11:49

Cães são autorizados a usar o metro...




O cão aguarda na plataforma
Cães vadios são comuns andando de metrô entre o suburbio e o centro da cidade.
Esses cães pegam o metrô de manhã, em direção ao centro da cidade onde eles têm maiores chances de conseguir comida e, ao anoitecer, eles pegam o metrô de volta para os suburbios onde dormem.
Especialistas que estudam esses animais descobriram que eles, inclusive, trabalham juntos para garantir descerem na estação
desejada. Eles aprendem a calcular o tempo que leva a viagem.
Eles preferem entrar nos vagões de começo ou do fim do comboio por serem mais silenciosos e menos cheios.
Cientistas acreditam que o fenomeno começou com a queda da União Sovietica e os complexos industriais mudaram do centro para os suburbios.
Dr. Andrei Poiarkov, do Istitudo de Ecologia e Evolução de Moscou disse que os cães vadios usavam os complexos industriais como abrigo e, portanto tiveram que se mudar junto com suas casas.
Mas o centro da cidade é o melhor lugar para conseguir comida e então eles aprenderem a pegar o metro de manhã e voltar pra "casa" à noite. Igual a qualquer trabalhador.


Alguns ainda tiram um cochilo durante a viagem.

Dr. Poiarkov ainda descobriu que os cães também se divertem pulando dentro dos vagões segundos antes das portas serem fechadas, corerndo risco de teram suas caudas presas na porta.


Um cão cansado tira um cochilo dentro do metrô

Os cães aprenderam também a usar as luzes de trafego para poderem atravessar as ruas sem correr riscos.
Uma vez no centro da cidade estes cães desenvolveram uma tática para fazer com que os humanos deem comida e de maneira mais rápida.
Eles se posicionam atrás da pessoa que está comendo e em dado momento emitem um latido forte. Com o susto a pessoa deixa cair a comida no chão... (ACREDITE SE QUISER!!!!)
Com as crianças, os cães brincam, pulam, sentam e lançam olhares suplicantes e conseguem com isso dividir o lanche com elas.
Dr. Poiarkov confirma que os cães são excelentes psicólogos e sabem usar disso.
Os cães vadios de Moscou não são os primeiros a usar os transportes publicos.
Em 2006, um Jack Russell Terrier, em Dunnington começou a usar o onibus para ir ao pub local atrás de salsichas.
E há dois anos atrás passageiros em Wolverhampton viram abismados um gato, chamado Macavity (como o do poema de Elliot),
começar a pegar o onibus e descer na porta de um determinado pub em busca de "fish and chips" (peixe com batatas).




sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Segundo estudo, os animais têm empatia pelas emoções humanas

por Redação Galileu
Editora Globo
Pesquisadoras do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazr, em Portugal, constaram que os cachorros parecem sentir empatia pelas emoções humanas, tanto que os animais usados em terapias podem até adquirir as emoções de seus donos.
De acordo com o estudo, os animais não copiam simplesmente as emoções que estão ao seu redor. Cães podem ficar chateados como uma criança quando criados em um ambiente familiar com brigas. E podem pedir por ajuda no caso de emergências, o que sugere certo grau de percepção e empatia.
>> Cães podem ajudar criança a aprender
>> Cães que latem muito podem estar com depressão, diz estudo

Mas não é fácil enganar um cachorro. Em um experimento em que os donos dos animais fingiram um acidente ou um ataque cardíaco, os cães ficaram confusos e não prestaram socorro. Para as pesquisadoras, isso acontece porque o cão tem que sentir outros sinais, como cheiro e sons. Outro estudo mostrou que cachorros usados em terapias são afetados emocional e fisicamente por seu "trabalho", se beneficiando de massagens e outras práticas calmantes.
De acordo com as cientistas, os cães são afetados pelas emoções humanas por que são descendentes dos lobo, caninos sociais, cooperativos e que sentem empatia por outros lobos. A evolução e a domesticação teriam feito com que os cachorros conseguissem sincronizar suas emoções às humanas. Outro motivo seria a seleção artificial, que buscou animais cada vez mais inteligentes – e provavelmente capazes de “entender” melhor as pessoas.
Segundo o Discovery News, mais pesquisas devem ser realizadas para entender a origem do comportamento canino, as diferenças entre raças e a possibilidade de treinamento para essas habilidades emocionais

sábado, 29 de janeiro de 2011

salvem a vida dos colunistas tb

A mamãe já está de virilha vermelha de tanto ler colunistas sem imaginação (pouca massa cefálica) criticando pessoas que optaram por não ter filhos e que possuem animais de estimação, e usando como fundo o Rock da Cachorra, do Eduardo Dusek com o Leo Jaime, mas o fim da picada foi usarem a tragédia da Região Serrana, com relação as ONGs que estão se mobilizando para salvar os animais em situação de risco, como pretexto para o mau gosto literário sem conteúdo informativo, ela ficou bege.


Parem o mundo, eu, Maximiliano Neves Roig, e toda a minha família vamos pular! O ser humano é um ANIMAL muito petulante, pois é o único ANIMAL que fica insultado quando dizem que ele é um ANIMAL, e, como qualquer outro ANIMAL, entre eles cães, gatos, cavalos (a maioria que se encontra em situação de risco na região serrana), tem o direito de viver e de forma digna, mas realmente ELE acredita que o mundo pertence só a ELE.


O ANIMAL ser humano parece que ainda não percebeu que de todos os ANIMAIS ele é o único que não fará a menor diferença caso venha a desaparecer da face do planeta Terra (Loucura, né?). Ao contrario, fará um enorme favor para que a natureza possa restabelece o equilíbrio, pois ELE, ANIMAL ser humano, vem destruindo o planeta, e o que estamos presenciando são os sintomas destas ações destrutivas e egoístas. Sendo assim, senhores colunistas acéfalos, lembrem-se da próxima vez que forem escrever suas colunas cinofóbicas que: TODOS OS ANIMAIS SÃO DIGNOS DE SEREM SALVOS, MESMO QUE SEJA UM SER HUMANO QUE DESTRÓI A NATUREZA, POIS MERECEMOS VIVER.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Doações e Adoções

De: Ana Paula Bauer
Assunto: FW: Itaipava terá feira de adoção de animais
Para: "Ana Paula Bauer"
Data: Domingo, 23 de Janeiro de 2011, 20:06


A quem possa enteressar ou ajudar:

A loja Planeta dos bichinhos está arrecadando doações para os nossos amigos de focinho
da região serrana, e com a ajuda dos caminhões dos distribuidores que estão nos ajudando com
o transporte dos donativos.

Portanto quem se interessar em fazer doações pode entregar em uma de nossas lojas:

Rua General Polidoro, 58 loja B - Shopping do Hortifruti - Botafogo - Tel: 2295-7716 ou 3873-4030

Rua Real Grandeza, 312 - Botafogo - Tel: 2535-0686

Rua Marechal Cantuária, 156 - Urca - Tel: 2542-7376

Os animais necessitam de: Toalha, jornal, potes de sorvete, medicamentos, ração, água, etc...

Principalmente de um novo lar.



Repasso, agradeço a quem puder divulgar.
Segue um link que vale a pena divulgar.

FEIRA DE ADOÇÃO EM ITAIPAIVA

http://extra.globo.com/noticias/rio/itaipava-tera-feira-de-adocao-de-animais-888776.html



Att,

Upgrade your email with 1000's of emoticon icons Ana Paula Bauer
Planeta dos Bichinhos.



sábado, 22 de janeiro de 2011

Feiras de adoções oferecem hoje e amanhã animais resgatados na Região Serrana

Ag. Globo - Sáb, 22 Jan, 08h17

RIO - Neste sábado e domingo (22 e 23) ONGs, protetores de animais e voluntários realizam feiras de adoções com cães e gatos resgatados na tragédia da Região Serrana do Rio.

Neste sábado haverá uma feira de adoção, a partir das 9h, em Copabacana (Bicho Bacana, na Rua Paula Freitas, 61) e amanhã, a partir das 10h, no Parcão da Lagoa, perto do Corte de Cantagalo.

Os animais, a maioria filhotes, foram trazidos esta semana de Teresópolis, Petrópolis e Fribrugo por voluntários em seus próprios carros. Em Itaipava, o Grupo de Assistência e Proteção aos Animais (Gapa) também vai promover neste sábado pela manhã uma feira de adoção no estacionamento de um supermercado em Itaipava (Estrada União-Indústria 11.711). As ONGs informam que os animais disponíveis para adoção foram submetidos a exames veterinários e vermifugados e, os que já estavam condições, castrados.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O mistério de Caramelo: cão de foto em cemitério seria de coveiro

Agência Globo - 12 minutos atrás

RIO - A imagem do cão identificado como Caramelo, ao lado da cova onde estaria sepultada sua suposta dona, causou comoção nos primeiros dias de resgate às vítimas das chuvas na Região Serrana. Mas agora rende uma polêmica. De acordo com relato do jornalista Anderson Duarte, do "Diário de Teresópolis", o cachorro fotografado deitado ao lado da cova de Cristina Maria Cesário Santana, uma das vítimas da enchente, não é Caramelo. Ele se chama Leão e seria o cão de estimação de Rodolfo Júnior, coveiro do cemitério da cidade serrana.

Segundo a reportagem de Duarte, o verdadeiro Caramelo de fato existe e pertencia a uma família que morreu num deslizamento, mas jamais teria entrado no cemitério, que fica a quilômetros do bairro de Caleme, onde morreu sua dona. Para o jornal, a confusão da imprensa fica evidente pois "para chegar de um bairro ao outro você tem que atravessar a cidade", explicou o repórter do jornal de Teresópolis.

Adoção O tal cão identificado como Caramelo teria sido encontrado no fim da tarde desta terça-feira (18), vagando no estacionamento do BarraShopping, após fugir da casa onde foi acolhido, na Barra da Tijuca, no último domingo. A mulher que o adotou, Marcia Xerez, contou que conheceu o suposto Caramelo - nome pelo qual o cão era chamado num abrigo - através de uma fotografia tirada por uma amiga que foi entregar donativos no local.

- Vi a foto e fiquei impressionada com a tristeza do olhar dele. Pensei: "Vou pegar esse bichinho para mim". No dia seguinte, fui para Teresópolis com um amigo. Só lá que conheci a história dele. Todos comentavam: "Esse é o cachorro que ficou ao lado da cova". Aí quis mais ainda ficar com ele, porque ele merecia ter uma vida feliz - disse Márcia.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Em 2011...

Se um cachorro fosse professor...


Texto atribuído a Ramiro Ros


Se um cachorro fosse professor, você aprenderia coisas assim:

Quando alguém que você ama chega em casa, corra ao seu encontro.

Nunca perca uma oportunidade de ir passear.

Permita-se experimentar o ar fresco do vento no seu rosto.

Mostre aos outros que estão invadindo o seu território.

Tire uma sonequinha no meio do dia e espreguice antes de levantar.

Corra, pule e brinque todos os dias.

Tente se dar bem com o próximo e deixe as pessoas te tocarem.

Não morda quando um simples rosnado resolve a situação.

Em dias quentes, pare e role na grama, beba bastante líquidos e deite debaixo da sombra de uma árvore.

Quando você estiver feliz, dance e balance todo o seu corpo.

Não importa quantas vezes o outro te magoa, não se sinta culpado...volte e faça as pazes novamente.

Aproveite o prazer de uma longa caminhada.

Se alimente com gosto e entusiasmo.

Coma só o suficiente.

Seja leal.

Nunca pretenda ser o que você não é.

E o MAIS importante de tudo....

Quando alguém estiver nervoso ou triste,
fique em silêncio, fique por perto e mostre que você está ali para confortar.

A amizade verdadeira não aceita imitações!!!

E NÓS PRECISAMOS APRENDER ISTO COM UM ANIMAL QUE DIZEM SER IRRACIONAL!!!!


Contribuição: Adriana (Driquinha)

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Os cães sonham?

Por Ayrton Mugnaini Jr, especial para o Yahoo! Brasil

“Cachorro sonha, eu vi.” Assim a grande escritora Clarice Lispector testemunhou e resumiu suas observações sobre Dilermando, o famoso cão que adotou quando morou na Itália e que inspirou seu famoso conto “O Crime do Professor de Matemática”, excelente libelo pela posse responsável em forma de bela literatura. Clarice gostava de assistir à “sonolência povoada de sonhos” de Dilermando, o que é um excelente – e, ainda por cima, bonito – ponto de partida para nosso tema de hoje.

Sim, os caninos também sonham, e demonstram isso se agitando, rosnando, latindo, mexendo as patas. Podem ter sonhos agitados, exatamente como nós, humanos, o que tem sido confirmado em muitos testes de laboratório, com elétrodos nos peludos dorminhocos e tudo o mais.

Sonhar faz bem
Manter a mente ativa é um dos maiores segredos para se ter vida longa e de qualidade, inclusive prevenindo problemas ligados à falta de memória como o mal de Alzheimer. Sonhar durante o sono é justamente uma forma que a natureza nos deu para manter a mente ativa até enquanto dormimos, mesmo que os sentidos fiquem “desligados”.

“Nos deu” inclui não somente nós, seres humanos, mas os mamíferos em geral, cujo hipocampo – parte do cérebro que cuida da memória – é construído da mesma forma em quase todos. Sonhar é particularmente útil para manter a saúde mental de cães, gatos, ratos e outros que não podem fazer palavras cruzadas e outros exercícios para exercitar a mente.

Como afirmamos, está mais que provado que outros mamíferos, além do ser humano, também sonham. Por exemplo, lembrei-me de um artigo que li na revista Realidade, por volta de 1970, segundo o qual um gatinho sofreu uma cirurgia no cérebro que o impediu de sonhar, e pouco tempo depois ele faleceu – não por coincidência; portanto, parafraseando Chico Buarque, deixe o felino sonhar em paz. E o canino também.

E com o quê os cães sonham? Ora, muito simples: com todas as experiências que eles vivem no dia a dia, seja comer, perseguir gatos ou correr com o dono pela grama.

Como os cães sonham
Além de os cães também sonharem, o sono deles é semelhante ao dos humanos. Eles também passam pelos três estágios de vigília, ciclos de onda lenta (SWS em inglês), ou seja, sono leve, e de movimento rápido dos olhos (o famoso REM), sendo este último estágio o de sono mais profundo e quando ocorrem os sonhos – é aí que o peludo começa a correr e se agitar. A diferença básica é que o ciclo de sonhos dos cães costuma ser mais rápido; eles têm REM aproximadamente a cada 25 minutos, em média, e os humanos a cada hora e meia.

Duas curiosidades reveladas pelos testes. Quanto maior o porte do peludo, menos ele sonha; por exemplo, segundo o psicólogo Stanley Coren (autor de livros como “How Dogs Think: Understanding the Canine Mind”), um cão pequeno sonha a cada dez minutos, e cada “filminho” não chega a um minuto, ao passo que mastifes e Dogues Alemães têm sonhos de cinco minutos a cada três quartos de hora. E filhotinhos e velhotinhos sonham mais que cães na idade intermediária.

E não se engane com as aparências: se o cão estiver “enrolado” sobre si mesmo como um caracol ou de barriga para cima, isso não significa que ele esteja dormindo pesado; pelo contrário, ele ainda está tenso (inclusive a barriga para cima indica que está muito calor e o peludo dorme assim por ser menos peludo na barriga), e só vai entrar na fase REM quando estiver totalmente relaxado.

Busca de tranquilidade é outro motivo pelo qual cães dormem encostadinhos em outros cães ou pessoas, a cuja “matilha” eles querem pertencer. Por falar em tranquilidade, há poucas coisas mais perigosas que acordar um cão no estágio REM do sono; dificilmente ele pensará duas vezes antes de atacar quem ousou interromper seu sonho. Não é preciso ser genial como Coren ou Lispector para perceber que cães sonham. E vale repetir Chico Buarque: deixe o canino sonhar em paz!

sábado, 20 de novembro de 2010

Chihuahua "Momo" é o mais novo cão policial do Japão

Sex, 19 Nov, 12h59

TÓQUIO (Reuters Life!) - Conheça o mais novo cão policial do Japão -- com todos os seus três quilos.

Pode ser a primeira vez no Japão e talvez no mundo, mas a Chihuahua de pelos compridos chamada "Momo" ("Pêssego") passou nos exames para se tornar o primeiro cão policial da prefeitura de Nara, localizada no oeste do país.

A alegre Momo, marrom e branca, estava entre os 32 dos 70 candidatos caninos que passaram no teste de busca e resgate. Ela conseguiu encontrar uma pessoa apenas cinco minutos depois de cheirar seu boné.

"Qualquer raça de cachorro pode ser inscrita para se tornar um cão policial no departamento de busca e regate", disse um porta-voz da polícia de Nara.

Mas ele admitiu que a notícia sobre a inscrição de um Chihuahua ainda poderia ser uma surpresa para muitos.

"É muito incomum", disse ele.

Imagens na televisão mostraram Momo, de 7 anos, atravessando o gramado aos saltos ou sentando orgulhosamente, pelos longos ao vento.

Momo será usada em operações de resgate no caso de desastres como terremotos, na esperança de que possa entrar com seu pequeno corpo em locais estreitos demais para os cães normais de resgate, que tendem a ser pastores alemães.

A resposta do público à notícia da seleção de Momo surpreendeu a polícia, disse o porta-voz, acrescentando: "O telefone ficou tocando a tarde inteira."

(Reportagem de Elaine Lies)

sábado, 23 de outubro de 2010

Terapia complementar - Florais de Minas

Hoje a Mamãe acordou inspirada, disse que nós eramos o tesouro dela, eu sou o Príncipe Rubi de olhos de chocolate, a minha irmã a Princesa de Ébano com olhos de caramelo, e o Papai o Rei de Prata com olhos de águia míopes, considerando que geralmente ela me chama de Pivete, a minha irmã de DarthVader, e ao meu pai de... vamos poupar nossos amados leitores desta parte, mas sempre recheado de muito carinho com o estilo muito peculiar de nossa Mãe. Ela sempre fica MAIS inspirada quando a minha irmã inicia um novo tratamento ou altera os medicamentos, acho que é coisa de Mãe.

Agora a minha irmã tem uma Terapeuta Floral, eh a Tia Andréa Goulart, http://www.floralterapia.com.br/ , que a partir de agora irá acompanhar a minha irmã com este procedimento complementar. Como a própria Tia Andréa explicou, o floral não é uma terapia alternativa, e o tratamento tradicional deve ser mantido (gardenal + brometo de potássio + fluoxetina + caminhada). Hoje foi a primeira aplicação, e, pra confessar, foi traumático pingar as gotas nela. Cara, ela não parava, mas no final se deu bem, ganhou um biscoito canino.

Para fazer este tipo de terapia é preciso que o terapeuta esteja consciente do histórico do cão, e que a pessoa responsável por ele esteja disposto a assumir um tratamento paulatino. No nosso caso, queremos que a Pantera se sinta mais segura, com baixo grau de medo e ansiedade, para que desta forma ela se tranquilize e os distúrbios que ocorrem em seu cérebro diminuam de frequência, até que cheguem no nível zero, nossa meta final. Então, vamos ficar na torcida!

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Britânica que jogou gato no lixo é multada por maus tratos

Britânica que jogou gato no lixo é multada por maus tratos

Ter, 19 Out, 01h18 -Reuters

LONDRES (Reuters Life!) - Uma britânica que causou indignação mundo afora após ser flagrada por câmeras de segurança jogando um gato no lixo foi multada nesta terça-feira em 265 libras (706 reais) por crueldade animal.

Mary Bale, de 45 anos, também foi proibida de cuidar de animais por cinco anos após admitir ter causado sofrimento desnecessário à gata Lola, de quatro anos.

A casa de Mary Bale em Coventry, na região central da Inglaterra, chegou a ser colocada sob proteção policial depois que a atitude dela causou indignação entre defensores de animais. Ela inclusive recebeu ameaças de morte.

Lola foi encontrada sem ferimentos por seus donos Darryl Mann e a mulher Stephanie chorando por ajuda dentro de uma lixeira, 15 horas após ter desaparecido em agosto.

Mary Bale foi localizada depois que Mann, que tinha instalado câmeras de segurança do lado de fora de sua casa, colocou as imagens da mulher jogando o gato no lixo no Youtube.

Mary Bale, que poderia ser condenada a pagar multa de até 20.000 libras ou a cumprir seis meses de prisão, não respondeu por que ela tinha agido de tal forma com o animal, de acordo com a Press Association.

Ela foi acusada pela Sociedade Real de Prevenção à Crueldade contra Animais (RSCPA, na sigla em inglês).

(Reportagem de Tim Castle)

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Pitbull testemunha contra o dono por maus tratos

Ter, 24 Ago, 07h42



WASHINGTON (AFP) - O comitê de condicional do Alabama (sul dos Estados Unidos) recusou nesta terça-feira a liberdade condicional de Juan Daniels, de 26 anos, condenado a nove anos de prisão em 2007 por ter queimado e batido em Louis Vuitton, um pitbull de 7 anos, informou o comitê.


Segundo a imprensa local, que publica várias fotos do animal, hoje totalmente recuperado, o cão compareceu à audiência como testemunha.


Juan Daniels poderá fazer um novo pedido de liberdade condicional em julho de 2012, indicou o comitê.


Ele foi condenado por ter agredido seu cachorro com uma pá e depois jogado álcool e ateado fogo ao animal. Com 60% do corpo queimado, Louis Vuitton levou meses para se recuperar.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Como passear com cães nervosinhos ou realmente agressivos

Como passear com cães nervosinhos ou realmente agressivos

Por Ayrton Mugnaini Jr, especial para o Yahoo! Brasil

O cão pode ser parente até bem próximo do lobo, mas não recebeu o nome "canis familiaris" à toa. E este nome não foi a única coisa que ganhou do ser humano quando ambos se conheceram há milhares de anos.

Num ambiente onde seres humanos são maioria (embora às vezes não pareça!), o ser canino pode ser considerado "quase humano", vivendo de acordo com as leis humanas, sem precisar sobreviver e conseguir o que desejar na base da mordida, como fazia em seu tempo de selvagem. E para não maltratar ninguém ele deve ser bem tratado, com socialização atenciosa e bem realizada.

Nunca é demais lembrar a importância da boa socialização, especialmente se o canino for dos mais rebeldes e dominantes. Como já afirmei, quem toca guitarra ou canta mais ou menos pode até ganhar a vida sem machucar ninguém, mas dirigir automóvel, fazer cirurgias ou socializar um cão são atividades que só admitem duas alternativas: ou se faz muito bem, ou se delega a tarefa a quem faça muito bem.

É claro que, do mesmo jeito que muitas pessoas têm sangue quente e "viram bicho" por tudo e por nada, necessitando de mais autocontrole e às vezes até controle externo dos grandes, há muitos cães que se tornaram ou já nasceram estressados, cuja socialização é bem mais difícil, até fazendo jus à plaquinha "Cuidado, cão anti-social!" no portão.

Mas o fato de o cão ser muito bravo (especialmente se "trabalhar" como cão de guarda) não significa que ele deva passar a vida encarcerado sem direito a passear e se divertir como outros cães - desde que o dono ou pessoa encarregada de passear com ele saiba e consiga manter a fera sob controle.

Conhece teu cão como a ti mesmo
"Não se preocupe, ela só morde carteiros!" É esse o aviso bem humorado que meu filho Ivo, oito anos de idade e convivência com cães, dá a quem desconfia do jeito bravo de Mila, sua vira-lata de uns quatro anos (já falei dela em outras ocasiões) que ainda está se livrando do trauma por ter sido abandonada pelo antigo dono e efetivamente tornou-se famosa na vizinhança por avançar para morder carteiros, entregadores de gás e outras pessoas de uniformes semelhantes.

Só fomos perceber isso após Mila morder duas ou três pessoas. Realmente, devemos estar atentos a quem colocamos dentro de casa. E às vezes o canino se torna perigoso por "culpa" do dono que ou esquece de lhe dar atenção e conforto, deixando-o preso por muito tempo, ou, se o cão for filhote, acha "bonitinho" vê-lo bancando o Chiquinho Gavião e puxando briga com todo mundo - sem imaginar que o peludinho irá se tornar um peludão perigoso e não tão "bonitinho" assim. São descuidos como esse que dão a Pitbulls e Rottweilers a fama injusta de feras altamente perigosas e totalmente indomáveis.

Ivo e eu já aprendemos. Ao passearmos com Mila e divisarmos alguém do perfil que ela "adora" se aproximando, diminuímos o tamanho da guia para evitar que ela se aproxime muito e, se ela faz menção de atacar - o que, aliás, vem diminuindo nos últimos meses - , seguramos bem a coleira dizendo "não, Mila, é amigo(a)!".

Passeando com as feras
Casos como o de nossa amiga Mila são bastante brandos e fáceis de lidar, ao contrário de cães de maior porte e muito mais dominantes, ferozes e perigosos, de socialização bem mais difícil. Esses só devem sair à rua com coleira, guia e focinheira de passeio. Por sinal, a focinheira merece um parágrafo só para ela.

Não confundam a focinheira de passeio com a focinheira-mordaça usada para manter fechada a boca do bicho em procedimentos de curta duração, como exames médicos. Afinal de contas, cães e gatos transpiram pela língua, e precisam ter liberdade para transpirar à vontade durante o passeio. A focinheira mantém a boca do peludo fechada o suficiente para ele não sair mordendo, e ao mesmo tempo aberta o bastante para ele suar.

Não é aconselhável passear com este cão junto a outro - afinal, como se diz, a união faz a força -, a não ser que você seja forte o suficiente para brecar a cachorrada se ela sair correndo ou apartá-los se começarem a brigar uns com os outros. Lembremos que a força muscular de um cão equivale a aproximadamente três vezes seu peso - por exemplo, um peludo de 30 quilos tem força equivalente a 90 - e você pode ser arrastado. E mesmo que você seja um "armário" daqueles que o ideal é termos como amigo, o ideal é que você conheça bem cada um de seus peludos bravios; pratique com cada um em separado antes de sair à rua com dois ou mais de uma vez.

Outro detalhe: além de conhecer bem seu cão, conheça também a vizinhança. Procure evitar passar com ele onde haja cães que vivem soltos e que ele possa resolver enfrentar - ou que possam resolver enfrentá-lo. Muitas vezes o cão só é manso até ser provocado. Lembremos ainda que não há imã melhor para atrair um canino que outro canino; pessoas que saem às ruas com cães (ferozes ou não) têm muito mais probabilidade de atrair cães desgarrados (idem) do que pessoas "sozinhas".

Quando é preciso ajuda
A socialização de um cachorro muito bravo e dominante poderá exigir aulas para o dono e/ou treinadores profissionais para o bicho. Mas, basicamente, ela se resume a duas tarefas. Uma é ignorar o mau comportamento do cão e elogiá-lo por bom comportamento. A outra é reprimir o mau comportamento excessivo, como rosnar para cães estranhos ou tentar mordê-los. O procedimento inclui manter o cão sempre na coleira e, quando ele tentar avançar para cima de outro, repreendê-lo de alguma forma, como dar o comando de "Não!" e puxar a coleira, "enforcando-o" de leve, mas o suficiente para ele perceber que este tipo de conduta merece castigo e leva a uma sensação desagradável.

Nunca se esqueça de três outros fatos básicos. O mundo se divide em mandadores e mandados. É preciso deixar claro quem manda e quem obedece; se o cão não for comandado o suficiente, ele tomará a iniciativa de comandar, por "bem" ou por "mal", chegando a atacar e morder se não receber limites. E temos um quarto fato: tudo na vida é negociação, inclusive entre nós, pessoas, e nossos amigos peludos "quase humanos" cuja distinção é justamente - e graças a nós - ser cada vez menos feroz e selvagem que seus parentes lobos.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Cheirando os nossos rabos

Ontem a Mamãe tava muito irritada, citou até Brigitte Bardot pra Vovó Lene ao telefone, tipo: “Bardot é que está certa, cansei dos seres ditos inteligentes”, agente sabe que ela pensa assim, mas quando ela verbaliza é porque a coisa tá ainda pior. Ela foi no Tio Libonati pegar os receituários da minha irmã Pantera de Gardenal 100mg, Brometo de Potássio que aumentou e dosagem e Fluoxetina 100 mg devido a epilepsia e ao transtorno obsessivo, que por sinal atualmente tá perecendo até a sombra da nossa Mãe. Até aí tudo bem, beleza, a Mamãe acha o Tio Libonati divertido, gosta de brincar com os bichos, e só fica deprê quando tem algum bicho muito malzinho por lá. A coisa ficou feia foi quando ela saiu de lá.

A Mamãe foi na farmácia de manipulação que tradicionalmente mandamos fazer nossos medicamentos, mas para infelicidade de nossa matriarca estava uma farmacêutica substituta que realmente acreditava ser a detentora da tocha do poder absoluto dos manuais farmacológicos, sendo uma verdade absoluta e irrevogável o que ali se encontrar escrito, que simplesmente negou o pedido de fluoxetina da Mamãe, solicitado a atendente no balcão, justificando que segundo o MANUAL a dosagem máxima para HUMANOS era de 80mg, alias, partindo do pressuposto que a medicina é uma ciência exata.

Vichi, a Mamãe, engoliu em seco, fez cara de paisagem, buscou internamente a serenidade secular alcançada com monges tibetanos em vidas passadas, pois é a única justificativa para ela não ter furado com uma caneta os globos oculares da pseudo profissional que se encontrava na sua frente no balcão, e da forma mais civilizada possível, segundo nos contou a Mamãe, tentou explicar para a criatura que o medicamento era para um dogue alemão, que já havia sido produzido por aquela farmácia já existindo um cadastro, e que fazia parte de um coquetel, a Mamãe ainda mostrou as outras receitas do Gardenal e do Brometo. Mas não tem jeito, gente burra morre pastando, já dizia a minha falecida Bisa Juracy, com perdão aos amigos burros de casco, e neste caso substituindo sem chegar a titular. A figura completou a cena trazendo o seu valioso manual para HUMANOS, aí a Mamãe que já tava cansada de falar com aquela parede, disse que ela era jornalista e não possuia expertise para tratar sobre o assunto, logo ela deveria se reportar diretamente com o médico veterinário, um lampejo de inteligência se fez naquele vácuo que parecia quase perfeito, sinapses foram produzidas e o pedido foi aceito pela, ao que tudo indica, a que será eterna substituta. É, no nosso mundo canino agente teria resolvido isto só cheirando os nossos rabos.


Brigitte Bardot

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Brigitte Bardot, nascida Brigitte Anne-Marie Bardot (Paris, 28 de Setembro de 1934) é uma atriz e cantora francesa. Conhecida mundialmente por suas iniciais, BB, é considerada o grande símbolo sexual dos anos 1960 e 70. Tornou-se ativista dos direitos animais, após se retirar do mundo do entretenimento e se afastar da vida pública
...
Em 1973, pouco antes de completar quarenta anos, Brigitte anunciou que estava encerrando sua carreira. Após mais de cinquenta filmes e de gravar dezenas de discos, ela recolheu-se a La Madrague definitivamente, escolheu usar a fama pessoal para defender os direitos animais e tornou-se vegetariana. Em 1977 atraiu atenção mundial para sua causa ao denunciar in-loco o massacre de bebês-foca no norte do Canadá. Em 1986, ergueu uma fundação, Fondation Brigitte-Bardot, declarada de utilidade pública pelo governo francês em 1992, e que em 1995Dalai Lama como seu membro honorário. Entre 1989 e 1992, BB também apresentou na tv francesa uma série chamada S.O.S. Animaux, co-patrocinada por sua fundação. Entre outras causas, ela atuou e liderou campanhas contra a caça das baleias, as experiências em laboratório com animais, pela proibição de brigas autorizadas entre cães e contra o uso de casacos de pele.

...



sexta-feira, 16 de julho de 2010

Concurso nacional de tosa

Para se inscrever no concurso Groom Brasil o candidato deve ser assinante da Revista Negócios Pet (www.negociospet.com.br), com uma assinatura válida durante todo o período da competição. Enviar a inscrição para o endereço site47@terra.com.br , com o assunto "Material Groom Brasil", na mensagem deve conter mini-currículo do participante; Descrição da tosa realizada; Fotos da tosa realizada; e Foto pessoal do participante. Mas se você só está afim de votar na melhor tosa entre na página www.groombrasil.com.br


segunda-feira, 28 de junho de 2010

Pra relaxar III... por Mark Parisi







Animais na Copa

Como cuidar dos animais na Copa

Blog do Diário de Pernambuco, por Júlia Kacowicz


Eu sei, a Copa começou e nada mais importa. Mas lembrem-se, assim como as crianças, os animais de estimação merecem atenção especial na hora da comemoração.

É que cães e gatos, além de aves, hamsters e outros animais, costumam se assustar com fogos, gritos e buzinaços. E, no susto, podem se machucar ou provocar acidentes.

É comum que cães, gatos e cavalos sintam palpitações, taquicardia, salivação, tremores, sensação de insuficiência respiratória, falta de ar, náuseas, atordoamento e perda de controle. Tudo isso pelo susto e medo dos fogos.

Nessa agonia e sensação de pânico, os animais podem tentar fugir e acabar se perdendo ou sendo

atropelados (que horror!). Por isso, veja abaixo as dicas de veterinários e entidades de proteção dos animais:

  • Evite acorrentá-los, pois poderão enforcar-se;
  • Acomode-os em um cômodo dentro da casa onde possa mantê-los em segurança;
  • Feche as portas e janelas e proporcione iluminação suave;
  • Cubra-os com um edredon;
  • Evite deixar muitos cães juntos pois, excitados pelo barulho, podem brigar;
  • Dê alimentos leves para evitar distúrbios estomacais;
  • Identifique seus animais com placas na coleira, para o caso de fuga;Tente colocar tampões de algodão nos ouvidos deles;
  • Se for possível, coloque-os próximos a rádios ou TV ligados e vá aumentando o volume, antes dos fogos;
  • Cubra as gaiolas dos pássaros

Pra relaxar II...




Humor canino adulto:

Pra relaxar...

Momentos de pura sensibilidade capturados por outros:


Relativa zona de conforto

Entramos em uma relativa zona de conforto, a Mamãe diz que estamos em suspensão pelo período de três meses, que é o prazo que o Tio Libonati deu para sabermos se o Prozac irá fazer o efeito desejado na minha irmã, em seres humanos o período estimado é de nove meses, então ele considerou esta estimativa. Caso o medicamento não atinja o esperado faremos uma ressonância magnética para descartar a possibilidade de um tumor, e, dependendo do resultado, alterar para uma nova substância ou partir para uma cirurgia.


Paralelo ao coquetel de drogas que ela está tomando o Tio Libonati nos mandou caminhar com ela, pois é essencial que se desestresse e gaste a energia acumulada, para que não fique ansiosa, independente da displasia pré-existente, pois é preferível entrar com um quarto medicamento para este caso. Como o Papai já iniciou as caminhadas com a minha irmã o exercício já parece surtir efeito, infelizmente ela também voltou a mancar devido as escadas e diversos tombos que teve durante o período em que esteve dopada no auge da crise, o que significa que irá tomar mais uma droga.


Quanto a mim, ando um pouco agitadinho, meio histérico as vezes, mas ainda assim surpreendente mente compreensivo e carinhoso, como diz a minha Mãe, segundo o Tio Libonati é natural, pois o cheiro da minha irmã mudou devido a grande quantidade de drogas que ela está tomando, assim como a atitude de todos na casa está diferente, mas que mesmo assim o meu comportamento é muito bom, pois é muito comum cães se agredirem quando ocorre este tipo de situação, e o fato de eu evitá-la quando ela entra em crise e surta é ótimo. Resumindo: eu sou um carinha muito legal!

Porque e como adotar um cão

Qui, 24 Jun, 04h15

Por Ayrton Mugnaini Jr., especial para o Yahoo! Brasil


Por que adotar um cão? Este é o tipo da pergunta que equivale a por que torcer para este time, ouvir aquela cantora, namorar esta pessoa, adorar aquele tipo de pizza... Como cantava Elvis Presley, "algumas coisas têm que acontecer". Esta resposta é até boa, mas há outras que satisfazem aqueles para quem "'porque sim não é resposta". O próprio cão pode ser uma das muitas e boas respostas que veremos a seguir.

Há quatro maneiras de adotar. Uma é resgatando-o abandonado das ruas, outras duas são adotando em feiras e abrigos ou lojas de animais (nestas o bicho é de raça pura, com pedigree e tudo), e a quarta é ganhando o cão de presente pelos mais variados motivos de força maior, do filho que se mudou para uma casa menor, da tia que faleceu, do vizinho que precisou mudar de cidade...

Um bom motivo para se adotar um "sem-teto" mais peludo que Tony Ramos é realmente muito bom, não só para o próprio cão em questão, mas também para outro cão - e também para quem adota. Explicaremos. Ao adquirir um cão de um abrigo, estamos abrindo uma vaga no abrigo para outro cão necessitado. Afinal, a expectativa de vida de um cão sem-teto, abandonado na rua - sujeito a intempéries, acidentes e até sacrifício, caso recolhido por um centro de controle de zoonoses e não adotado após certo prazo - é de até três anos, bem menos que os até 20 que um cão pode viver em nossa boa companhia.

Além disso, a companhia canina pode fazer bem mental e até físico para os humanos, tornando-os mais calmos e menos suscetíveis a doenças como asma e alergias, conforme já lembramos na matéria "Está comprovado: cão faz bem ao dono".

Nem é preciso falar no prazer em ter alguém nos recepcionando alegremente ao voltarmos de um dia de trabalho puxado, com quem possamos "conversar" e que nos ajude a resolver boa parte dos problemas simplesmente por nos dar "atenção".

Relendo aquela matéria, nota-se que também ter um peludo em casa é bom para quem tem crianças. Além de os cães serem grandes companheiros, eles se tornam "filhos" de nossos filhos, perfeitos para dar a estes as primeiras noções de responsabilidade - isso mesmo, posse responsável não tem idade. Isto também foi assunto de outra matéria. Clique aqui.

Além de não ter idade, posse responsável não admite "racismo": vira-latas, mestiços e "genéricos" têm tanto direito a vida e conforto quanto puro-sangues - e saem mais baratos na aquisição em abrigos e nos cuidados com a saúde e conforto, detalhe importante para quem tem mais amor para dar que dinheiro para gastar.

Como adotar

Nestes se pode examinar os cães disponíveis quanto a seu estado de saúde (inclusive se ele está vacinado e castrado - procedimentos, aliás, mandatórios para bichos colocados à disposição em abrigos) e seu tamanho, personalidade e idade. (Sim, caninos vovôs e vovós, tiozinhos e tiazinhas, também são bem-vindos, sendo recomendados para donos humanos muito idosos, por terem o mesmo nível de atividade.)

Ah, sim: não se esqueça de ter à mão coleira e transporte (refiro-me especificamente àquelas maletas especiais para levar bichos) para trazer seu novo companheiro, nem de reservar espaço para ele dormir, brincar e tudo o mais. E vou admitir que você está absolutamente seguro de ter espaço e disposição para conviver com um peludo, e nem pensa em simplesmente delegar a outros as responsabilidades de levar a passeio, comprar ração, limpar cocô, varrer pelo e tudo o mais.

Afinal, tudo na vida exige dedicação, inclusive prazeres como criar filhos humanos, tocar guitarra, cultivar jardim ou colecionar LPs - enfim, coisas que "têm que acontecer" e são tão prazerosas e proveitosas quanto adotar um cão.