Colaboradores

A minha História

Este blog foi criado em setembro de 2007, aproximadamente um ano e meio após meus pais me resgatarem, quando eu tinha um ano, graças a denuncia do zelador do antigo prédio em que eu morava. A minha mãe não sabia como eu era ou estava, o que ela queria era acabar com o meu sofrimento, e meu pai a apoiou . Eu tinha muitos traumas, e a minha saúde estava péssima, mas com paciência, carinho e amor eles reverteram o cenário.

Quando tudo já estava “tranquilo” em nosso novo apartamento adaptado para mim, chegou a minha irmã Pantera Negra, que foi encontrada vagando pelas ruas com aproximadamente dois anos de idade, e tivemos que mudar mais uma vez. Suas condições de saúde também eram péssimas, mas também revertemos este quadro, e com o passar do tempo descobrimos que possuía duas doenças genéticas.

Além de conhecer estas histórias vocês terão outras trocas de experiência baseadas nas nossas vivências, as vezes boas, as vezes não, e informações sobre o mundo canino aqui. Boa leitura!

Maximiliano Neves Roig

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Toxoplasmose: a culpa não é do gato!


Por Milena | Yahoo Contributor Network – 07 -04-2014

A toxoplasmose é uma doença causada por um protozoário chamado de Toxoplasma gondii. Popularmente, ela é conhecida como "doença do gato". Esse nome foi dado porque o felino, sendo ele doméstico ou não, é o hospedeiro definitivo (que libera o parasito no ambiente). Ou seja, para completar o ciclo, esse protozoário passa por um gato ou outro felino. Porém, o que a maioria das pessoas desconhece é que não é através do contato direto com um bichinho que um humano contrai a doença. A culpa não é do gato!
Para entender melhor, é importante saber que nem todos os felinos possuem esse protozoário. A grande maioria dos gatos domésticos não o tem. O Toxoplasma gondii está espalhado pelo mundo todo e a maioria das pessoas entra em contato com ele através da ingestão de carne crua, de verdura mal lavada ou água contaminada. É Aquele seu churrasco com carne mal passada, por exemplo, pode ser o verdadeiro transmissor da toxoplasmose.

Como pegar a toxoplasmose?
Os animais contaminados eliminam oocistos nas fezes. Esses oocistos vão para o solo e podem contaminar as verduras, por exemplo. A pessoa faz a salada, não higieniza o alimento direito e ingere-o. Nem todas as pessoas desenvolvem sintomas.
Muitas são apenas portadoras do toxoplasma e nem sabem disso!
No geral, pode-se contrair o protozoário através de:
Carne mal passada ou crua que esteja contaminada;
Verdura contaminada e mal lavada;
Leite cru: aquele leite que não é industrializado e nem fervido;
Queijo feito com leite cru que esteja contaminado;
Transplacentária: da mãe portadora do protozoário para o bebê;
Comendo fezes de felino que esteja contaminada: ingestão acidental de fezes de um animal que possua o oocisto esporulado. Para isso, é necessário que as fezes fiquem no ambiente por diversas horas ou dias e depois seja ingerida.
Cuidados para evitar a doença
Tenha o mínimo de higiene no seu dia a dia. Lave bem as mãos antes de preparar alimentos;
Lave as verduras, frutas e legumes antes de consumir ou servir;
Não coma carne crua ou mal passada;
Não beba leite cru. Os vendidos nos supermercados são pasteurizados e podem ser bebidos sem
ferver;
Não coma fezes de gato e não deixe as crianças comerem, principalmente os menores que muitas fezes brincam na terra e colocam a mão na boca se lavar;
Mantenha a bandeja de areia do seu gatinho de estimação sempre limpinha e lave as mãos depois de limpá-la. Se possível, use luvas na hora de lavar a bandeja;
Como evitar que os gatinhos se contaminem:
Alimente seu gato com boa ração: isso ajudará a evitar que ele ingira caça e possa se contaminar;
Não dê carne crua para o seu gatinho: a carne pode estar contaminada e passar para o seu felino;
É muito raro um felino que tenha o protozoário, apresentar algum sinal clínico, devido às características do ciclo. Leve o seu gatinho frequentemente ao médico veterinário para ser examinado e tirar todas as dúvidas