Colaboradores

A minha História

Este blog foi criado em setembro de 2007, aproximadamente um ano e meio após meus pais me resgatarem, quando eu tinha um ano, graças a denuncia do zelador do antigo prédio em que eu morava. A minha mãe não sabia como eu era ou estava, o que ela queria era acabar com o meu sofrimento, e meu pai a apoiou . Eu tinha muitos traumas, e a minha saúde estava péssima, mas com paciência, carinho e amor eles reverteram o cenário.

Quando tudo já estava “tranquilo” em nosso novo apartamento adaptado para mim, chegou a minha irmã Pantera Negra, que foi encontrada vagando pelas ruas com aproximadamente dois anos de idade, e tivemos que mudar mais uma vez. Suas condições de saúde também eram péssimas, mas também revertemos este quadro, e com o passar do tempo descobrimos que possuía duas doenças genéticas.

Além de conhecer estas histórias vocês terão outras trocas de experiência baseadas nas nossas vivências, as vezes boas, as vezes não, e informações sobre o mundo canino aqui. Boa leitura!

Maximiliano Neves Roig

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Obesidade mórbida canina :(

A Obesidade Nos Cães
Fonte: Saúde Animal
Os numerosos séculos de domesticação permitiram ao cão desfrutar de bons pratos de comida, mas também compartilhar os nossos maus hábitos.
Cerca de 40% dos cães levados à clinica veterinária hoje sofrem de obesidade. Esta costuma afetar mais as fêmeas do que os machos e certas raças mais do que outras, como por exemplo, Labrador, Rottweiler, Beagle e Basset Hound.
Afinal, o que é um cão obeso ?
É aquele que apresenta um acúmulo excessivo de gordura no corpo e não apenas um excesso de peso, pois este pode ser devido a uma retenção de água ou uma grande massa muscular.
A obesidade traduz-se por uma certa deformação física, devido aos depósitos de gordura localizados ou generalizados. Um cão em estado normal tem suas costelas visíveis quando movimenta-se e as mesmas são fáceis de palpar. 
Causas da obesidade
De longe a primeira causa é a superalimentação. É fácil observar que os cães obesos comem mais do que necessitam . A isto damos o nome de " balanço positivo de energia ". Para uma alimentação equilibrada, este balanço deve ser nulo, o que quer dizer : o cão deve receber o quanto gasta. A energia fornecida deve compensar exatamente as necessidades fisiológicas ( crescimento, gestação, lactação, etc ) e atividades físicas ( caça, pastoreio, esportes, etc ). Para ser mais clara : se o cão não tem qualquer atividade física e é do tipo que dorme boa parte do tempo, deve receber uma quantidade muito pequena de energia, pois qualquer petisco a mais irá engordá-lo.
Outras causas de obesidade
Estima-se que 25 % dos cães sofram de disfunções hormonais e 15 % tenham a chamada "obesidade do stress " , que ocorre por falta de atividade, por solidão e até por carência de atenção, o que leva o cão a consumir alimentos em excesso como forma de aliviar a tensão ( é o cão insaciável ).
Complicações devidas a obesidade
As conseqüências imediatas, como diminuição da resistência, contornos pouco graciosos, não são nada em comparação com as múltiplas complicações que se podem produzir :
  1. transtornos no aparelho locomotor
  2. dificuldades cardio-pulmonares
  3. patologias nas funções reprodutivas
  4. predisposição a diabetes
  5. predisposição a enfermidades infecciosas e transtornos cutâneos
  6. altos riscos cirúrgicos
Como vencer a obesidade
1 ) O dono precisa convencer-se do estado de obesidade de seu cão ( a imagem de que o cão gordo é um cão bem tratado é coisa do passado )
2 ) Seguir rigorosamente as indicações do fabricante quanto a quantidade de ração a ser fornecida
3 ) Fracionar a ração ao longo do dia para que o cão tenha sempre a sensação de estar saciado, isto é, em vez de dar 300g de uma só vez, fornecer 3 refeições de 100g
4 ) Dispensar as guloseimas : o biscoito pela manhã, o pedacinho de queijo a tarde, o bifinho a noite, etc.
Estes petiscos são utilizados de forma incorreta. Na verdade, foram criados para serem dados ao cão durante o treinamento, como prêmios, como um incentivo ao aprendizado. Vale esclarecer que biscoito algum faz o milagre de limpar os dentes do cão ( isto é puro marketing para aumentar as vendas do produto ). O que limpa os dentes é a ação mecânica de roer ossos ou a escovação periódica.
5 ) Fazer com que o cão faça exercícios regularmente
Se apesar de todas estas mudanças ele continuar com excesso de gordura, convém estabelecer um programa preciso de emagrecimento junto ao veterinário que o trata. Este poderá utilizar alimentos dietéticos industrializados ou indicar uma dieta caseira.

Dra. Marília Russi de Carvalho
CRMV-SP 3652



.

Cão australiano obeso terá de fazer dieta

Um labrador que vive na Austrália vai precisar entrar na dieta. O cachorro, chamado Sampson, tem 85 quilos, 42 acima do que seria o peso ideal para a sua raça.

A notícia foi relatada esta quarta (22) pela imprensa australiana. Segundo o jornal “The Telegraph”, “ele parece mais com um bezerro que um cachorro”. Empregados do abrigo para animais acreditam que vai demorar até o Natal para Sampson emagrecer.


Cachorro australiano obeso terá de fazer dieta
Cachorro australiano obeso terá de fazer dieta


Aos oito anos, o cão está tão obeso que exercícios são perigosos para ele. Por enquanto, ele vai trocar a dieta errada por água e uma pequena porção de biscoitos caninos.

“É óbvio que para chegar a um caso de extrema obesidade Sampson foi alimentado em quantidades excessivas com o s tipos errados de comida por um longo tempo”, disse a veterinária Amber Lavery.

"Seus antigos donos obviamente não conseguiam resistir aos seus olhos castanhos que diziam 'Me dê comida' Mas amar às vezes é dizer não."

.

sábado, 4 de junho de 2011

Abaixo-assinado: 1a Delegacia especializada em crimes contra animais - RJ

1° Delegacia especializada em crimes contra animais no Rio de Janeiro

Assinem a petição e ajudem o Rio de Janeiro a conseguir a Delegacia especializada em crimes contra os animais.

O intuito do abaixo-assinado é pedir ao governador do Estado do Rio de Janeiro a criação de uma "delegacia especializada em maus-tratos a animais", domésticos, silvestres ou domesticados, nativos ou exóticos, vítimas de abuso, maus-tratos, feridos ou mutilados. Uma reivindicação antiga de órgãos protetores dos animais no Estado, pois a policia não oferece proteção eficaz a crescente população de animais,  não sendo este o seu principal foco, além de não estar preparada para as peculiaridades inerentes à proteção dos animais. Sendo assim, pleiteia-se a organização de um Setor Especializado no Atendimento de Ocorrências sobre Crueldade Contra Animais (Delegacia de Proteção Animal) na Cidade do Rio de Janeiro, um anseio de uma parte considerável da população (indivíduos, grupos de proteção animal e ambiental etc.).

ASSINAR