Colaboradores

A minha História

Este blog foi criado em setembro de 2007, aproximadamente um ano e meio após meus pais me resgatarem, quando eu tinha um ano, graças a denuncia do zelador do antigo prédio em que eu morava. A minha mãe não sabia como eu era ou estava, o que ela queria era acabar com o meu sofrimento, e meu pai a apoiou . Eu tinha muitos traumas, e a minha saúde estava péssima, mas com paciência, carinho e amor eles reverteram o cenário.

Quando tudo já estava “tranquilo” em nosso novo apartamento adaptado para mim, chegou a minha irmã Pantera Negra, que foi encontrada vagando pelas ruas com aproximadamente dois anos de idade, e tivemos que mudar mais uma vez. Suas condições de saúde também eram péssimas, mas também revertemos este quadro, e com o passar do tempo descobrimos que possuía duas doenças genéticas.

Além de conhecer estas histórias vocês terão outras trocas de experiência baseadas nas nossas vivências, as vezes boas, as vezes não, e informações sobre o mundo canino aqui. Boa leitura!

Maximiliano Neves Roig

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Já iniciamos o tratamento

O Tio Libonati saiu ainda pouco daqui de casa, e já levou o Raio X pro Tio Angelo analisar, mas não significa que vamos ficar parados eperando: ele passou um antinflamatório e analgésico, não esteroide, a base de carprofeno, pra minha mana tomar duas vezes por dia, e amanhã ele vai passar o telefone do Tio que faz acupuntura.

Agora vamos lutar contra o tempo, pois ainda está no inicio. A cirurgia será a nossa ultima opção, pois qdo ela funciona é perfeita, explicou o Tio Libonati, mas se algo der errado no processo leva a amputação do membro.



Acupuntura em Animais
Fonte: Dr. Juliano Tanigawa Tuboni

Técnica que possui milênios, sendo praticada já antes de Cristo.
É originária do oriente, não se sabe ao certo em que país, porém os primeiros documentos escritos descrevendo-a eram chineses.

Diz a lenda que a acupuntura veterinária foi descoberta quando um cavalo em guerra foi atingido num ponto, por uma flecha. Notou-se melhora após o acontecido, desde então foram descobrindo-se milhares de pontos que podem melhorar a saúde dos animais.

Atualmente a acupuntura é praticada em todas as espécies animais, dentre elas cães, gatos, aves e até peixes. Podemos hoje utilizar diversas técnicas, e com auxílio de diversos aparelhos elétricos, à laser e etc

A acupuntura foi reconhecida pelo CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária), como especialidade desde de 1995. Hoje ela é uma ciência, com pesquisas sendo feitas no Brasil e no mundo e já com comprovação estatística de eficácia.

Como funciona?

Ela é baseada na estimulação de pontos , que podem movimentar a energia vital do corpo, chamada pelos acupunturistas de " De Chi".

Por outro lado, os pontos de acupuntura, histológicamente têm maior número de terminações nervosas, são irrigados por uma quantidade maior de arteríolas e vênulas. Ao estímulo do ponto temos uma leve inflamação local que melhora a circulação ( pela dilatação das arteríolas e vênulas ) em pontos estratégicos do corpo além disso a liberação de opióides endógenos, a endorfina, causa sensação de alívio da dor.

Nos pontos destinados ao tratamento de coluna, conseguimos através da eletroacupuntura esgotar todo ATP das fibras musculares ao redor da vértebra, fazendo com que a musculatura relaxe, descomprimindo a porção nervosa. Esgotando o ATP das fibras nervosas, conseguimos a analgesia. As últimas pesquisas indicam também que a eletroterapia também pode fazer com que células se reproduzam com maior velocidade e que liberem enzimas capazes de barrar a inflamação local. Todos estes fatores fazem com que a acupuntura tenha altos índices de recuperação em tetraplegia e paraplegia

Quais doenças podem ser tratadas?

A acupuntura pode ajudar no tratamento de todas as doenças, porém destacamos para as doenças osteo-musculares e de sitema nervoso central e periféricos.

Algumas doenças que podem ser tratadas:

hérnias de disco
tetraplegia e paraplegia
cinomose
paralisia facial
displasia coxo-femural
alergia atópica
pós-operatório de cirurgias ortopédicas

A acupuntura dói?

Em casos de dores muito agudas, a acupuntura pode causar um incômodo, quando aplicadas próximas ao local afetado. Em casos extremos temos como driblar a dor, realizando acupuntura com laser e utilizando outros aparelhos como ultrassom.

Nenhum comentário: