Colaboradores

A minha História

Este blog foi criado em setembro de 2007, aproximadamente um ano e meio após meus pais me resgatarem, quando eu tinha um ano, graças a denuncia do zelador do antigo prédio em que eu morava. A minha mãe não sabia como eu era ou estava, o que ela queria era acabar com o meu sofrimento, e meu pai a apoiou . Eu tinha muitos traumas, e a minha saúde estava péssima, mas com paciência, carinho e amor eles reverteram o cenário.

Quando tudo já estava “tranquilo” em nosso novo apartamento adaptado para mim, chegou a minha irmã Pantera Negra, que foi encontrada vagando pelas ruas com aproximadamente dois anos de idade, e tivemos que mudar mais uma vez. Suas condições de saúde também eram péssimas, mas também revertemos este quadro, e com o passar do tempo descobrimos que possuía duas doenças genéticas.

Além de conhecer estas histórias vocês terão outras trocas de experiência baseadas nas nossas vivências, as vezes boas, as vezes não, e informações sobre o mundo canino aqui. Boa leitura!

Maximiliano Neves Roig

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Eu gosto de chuva...


... eu não gosto é de ter que usar essa capa ridícula que só vocês acham BUUUNITINHA! Eu tenho que me esconder da comunidade canina toda vez que chove. Onde já se viu uma macho alfa como eu de capinha?! Cadê a minha HOMBRIDADE, ou melhor, CANIBRIDADE? A minha NOBREZA DE CARÁTER? A minha DIGNIDADE CANINA?

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Tosa e Canonização

Fala sério, são duas horas de castigo, contando o banho e a tosa na tesoura. E ainda querem que eu fique de bom humor! Ta, tudo bem, eu gosto de ficar arejado, porque macho não fica fresquinho, mas pó, tenha, dó!

Eu deveria ser canonizado em vida. Vou mandar uma carta pro vaticano e iniciar um campanha solicitando a minha canonização em vida, aproveitando a onda sul-americana. Afinal, sofro a cada 15 dias no banho e sou sacrificado periodicamente por duas horas na tosa. Eu tenho mais méritos que deméritos, além do milagre de deixar os meus pais sempre felizes IGUALMENTE, ou irritados na mesma proporção.

IMPORTANTE
A Tosa e o Calor:

Apesar de contestada por criadores, é incentivada por médicos veterinários. A questão não é só estética. A tosa também é benéfica para a saúde, prevenindo doenças de pele, falhas na pelagem e problemas de saúde provocados por pulgas e carrapatos. A tosa ideal deve deixar o cão fresquinho, ou melhor, arejado, mas ainda com pêlos.

Os cães sofrem mais com o calor do que os humanos. "Morrer de calor" não é só uma expressão, mas algo que pode acontecer conosco, pois a manutenção da temperatura do corpo é feita pelo suor e quanto mais quente, mais ofegante fica a nossa respiração, por exemplo, um dos sintomas do "estresse térmico". E os cães mais prejudicados com o calor são os de pêlo longo, principalmente os de pelagem escura.

No calor os cuidados conosco são os mesmos para todos: não passear nos horários de sol forte, deixár em ambientes arejados, evitar rações protéicas demais, pois são pesadas, e água fresca e filtrada em abundância. É preciso ter cuidado também com as patas, por causa do chão escaldante. Os nossos coxins, as almofadinhas das patas, podem queimar em contato com o piso muito quente, e isso dói.

domingo, 21 de outubro de 2007

O Manolo é 10


Ontem fui pra balada, cai na noite, bebi todas... da garrafinha de água que a minha Mãe carrega quando eu saio. Foi muito maneiro! Eu e os meus pais fomos encontrar com a Tia Carol, que agora mora em Sampa, no Bar do Manolo, aqui em Botafogo.

O Manolo não é preconceituoso. Lá eles aceitam todos os seres da fauna e da flora interplanetária. É um lugar de paz e amor, aonde agente vai pra curtir os amigos e bater papo.

A mamãe diz que o Brasil sofre um atraso cultural secular, ao não permitir que nós de espécimes diferentes da humana possam usar o transporte público, por exemplo, cerceando o nosso direito de ir e vir, ou entrar em comércios.

Ela fala que em Paris nós não teríamos problemas, eu poderia andar de trem, metro, ir ao café com ela e com meu pai. Ela também diz que lá as pessoas são conscientes, e pegam o coco de seus filhos-cães nas ruas. Existem muitos parques para passear e são gradeados, nós podemos brincar sem riscos. As pessoas são gentis. Há arte por todos os lados, não só nos museus e nos teatros, mas pelas ruas de graça. Ela gosta muito de lá. Ela sempre fala pro meu pai que só trocaria o Rio por Paris.

Foto tirada pelos meus Pais, em Paris, do do caminhão de lixo


terça-feira, 16 de outubro de 2007

A minha mãe está obcecada


Ela está enlouquecendo a mim e ao meu pai! Euzinho aqui porque estou preocupado com o futuro do meu tesouro, contido no saquinho de veludo negro, que mantenho com tanto carinho desde que nasci. E o meu pai porque não agüenta mais ela comentar sobre os artigos acadêmicos e leigos que está lendo sobre castração, vasectomia...

Nos ajudem, votem na enquete no final da primeira coluna do blog!

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Visita ao Tio Libonati

Os meu pais estão em êxtase profundo, quase chegaram ao Nirvana, só porque eu engordei 1kg!!! Fala sério, eu agora sou 15kg de pura massa muscular e gostosura.

O meu saquinho tb melhorou. A mamãe acha que o segredo da melhora esta na assepsia e na vitamina E, além da calendula. Segundo o Tio Libonati está ótimo, mas eles ainda vão continuar passando aquela gosma de calendula no meu tesouro de veludo negro por mais oito dias, ninguém merecer...

O Tio Libonate liberou aqueles ossos que vendem limpos nos pet para os meus dentes, mas só os brancos, os defumados não, pois podem me causar alergia e até otite. Os de couro ele já tinha proibido, pois viram "um chiclete" dentro da barriga da gente. Ele tb já tinha proibido aqueles bifinhos de lanchinhos, pois atacam os rins e outros órgãos. Fiquem atentos papais e mamães.

sábado, 6 de outubro de 2007

Acho que tenho um lado Don Juan, apesar de continuar virgem


Já percebi que tenho uma queda por labradores fêmeas, gigantes, louras e brincalhonas. Além da Melanie, fiz amizade com a Belinha e com a Xandi. Elas são capazes de me esmagar com uma pata, mas eu adoro brincar com elas. Quando eu vejo uma delas eu corro pra ficar perto. O que fazer, é o meu instinto. Elas são lindas!


E por falar em meninas, ontem a Flavia, uma fox paulistinha muito charmosa, Fafa para os íntimos, me permitiu acompanhá-la no passeio। Foi uma honra, pois em geral ela não deixa ninguém chegar perto e tem fama de ante-social!

Paz e Amor

Hoje eu encontrei com o meu vizinho tímido, o Elvis, ele é um poodle, na pracinha da praia. Foi bem legal, porque nos cheiramos e ele não ficou com medo.

A minha mãe diz que devemos respeitar o tempo de cada um e o temperamento. Eu sou afoito, curioso, brincalhão, mas sem intimidades, como a minha mãe, e teimoso e protetor, como o meu pai, mas carinhoso como os dois. Eles me amam assim, porém não significa que todos os cachorros vão gostar do meu jeito. Eu e o Charuto, um Basset Hound, por exemplo, podemos ficar horas nos cheirando, e claro que nunca deixam, mas nem todos serão assim, e eu devo entender.

A mamãe também diz que quando algum cão tem desvio de conduta a culpa é sempre dos pais, ou ele sofreu maus-tratos, ou está sendo mal educado. Ela fala que com amor, carinho, paciência, e um bom profissional comportamental, é possível reverter qualquer quadro, ou até medicamentos, se for o caso, pois um tumor no cérebro, por exemplo, pode levar um cãozinho a ter alterações de humor.