Colaboradores

A minha História

Este blog foi criado em setembro de 2007, aproximadamente um ano e meio após meus pais me resgatarem, quando eu tinha um ano, graças a denuncia do zelador do antigo prédio em que eu morava. A minha mãe não sabia como eu era ou estava, o que ela queria era acabar com o meu sofrimento, e meu pai a apoiou . Eu tinha muitos traumas, e a minha saúde estava péssima, mas com paciência, carinho e amor eles reverteram o cenário.

Quando tudo já estava “tranquilo” em nosso novo apartamento adaptado para mim, chegou a minha irmã Pantera Negra, que foi encontrada vagando pelas ruas com aproximadamente dois anos de idade, e tivemos que mudar mais uma vez. Suas condições de saúde também eram péssimas, mas também revertemos este quadro, e com o passar do tempo descobrimos que possuía duas doenças genéticas.

Além de conhecer estas histórias vocês terão outras trocas de experiência baseadas nas nossas vivências, as vezes boas, as vezes não, e informações sobre o mundo canino aqui. Boa leitura!

Maximiliano Neves Roig

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Tosa e Canonização

Fala sério, são duas horas de castigo, contando o banho e a tosa na tesoura. E ainda querem que eu fique de bom humor! Ta, tudo bem, eu gosto de ficar arejado, porque macho não fica fresquinho, mas pó, tenha, dó!

Eu deveria ser canonizado em vida. Vou mandar uma carta pro vaticano e iniciar um campanha solicitando a minha canonização em vida, aproveitando a onda sul-americana. Afinal, sofro a cada 15 dias no banho e sou sacrificado periodicamente por duas horas na tosa. Eu tenho mais méritos que deméritos, além do milagre de deixar os meus pais sempre felizes IGUALMENTE, ou irritados na mesma proporção.

IMPORTANTE
A Tosa e o Calor:

Apesar de contestada por criadores, é incentivada por médicos veterinários. A questão não é só estética. A tosa também é benéfica para a saúde, prevenindo doenças de pele, falhas na pelagem e problemas de saúde provocados por pulgas e carrapatos. A tosa ideal deve deixar o cão fresquinho, ou melhor, arejado, mas ainda com pêlos.

Os cães sofrem mais com o calor do que os humanos. "Morrer de calor" não é só uma expressão, mas algo que pode acontecer conosco, pois a manutenção da temperatura do corpo é feita pelo suor e quanto mais quente, mais ofegante fica a nossa respiração, por exemplo, um dos sintomas do "estresse térmico". E os cães mais prejudicados com o calor são os de pêlo longo, principalmente os de pelagem escura.

No calor os cuidados conosco são os mesmos para todos: não passear nos horários de sol forte, deixár em ambientes arejados, evitar rações protéicas demais, pois são pesadas, e água fresca e filtrada em abundância. É preciso ter cuidado também com as patas, por causa do chão escaldante. Os nossos coxins, as almofadinhas das patas, podem queimar em contato com o piso muito quente, e isso dói.

Nenhum comentário: