Colaboradores

A minha História

Este blog foi criado em setembro de 2007, aproximadamente um ano e meio após meus pais me resgatarem, quando eu tinha um ano, graças a denuncia do zelador do antigo prédio em que eu morava. A minha mãe não sabia como eu era ou estava, o que ela queria era acabar com o meu sofrimento, e meu pai a apoiou . Eu tinha muitos traumas, e a minha saúde estava péssima, mas com paciência, carinho e amor eles reverteram o cenário.

Quando tudo já estava “tranquilo” em nosso novo apartamento adaptado para mim, chegou a minha irmã Pantera Negra, que foi encontrada vagando pelas ruas com aproximadamente dois anos de idade, e tivemos que mudar mais uma vez. Suas condições de saúde também eram péssimas, mas também revertemos este quadro, e com o passar do tempo descobrimos que possuía duas doenças genéticas.

Além de conhecer estas histórias vocês terão outras trocas de experiência baseadas nas nossas vivências, as vezes boas, as vezes não, e informações sobre o mundo canino aqui. Boa leitura!

Maximiliano Neves Roig

segunda-feira, 24 de março de 2008

HuHuHHUuhuhUhUhUHUH - RESPEITO

20/03/2008 - 12h10 - Atualizado em 20/03/2008 - 13h09

Conselho Federal de Medicina Veterinária proíbe corte de orelha de cães

Retirada de unha dos gatos também foi proibida pelo conselho.

Segundo a entidade, esses procedimentos não trazem nenhum benefício aos animais.
Do G1, com informações do Jornal da Globo

O Conselho Federal de Medicina veterinária proibiu o corte de orelhas e recomenda que não se corte caudas de cães, por considerar que essas práticas são uma mutilação do animal.

Muitos donos acreditam que seus cachorros ficam mais bonitos de rabo empinado ou quase sem orelha. A mudança no visual só é possível, na maioria dos casos, após uma cirurgia nos animais.

A prática é muito comum em cachorros treinados para o combate, como as raças pit bull e rottweiler, mas veterinários dizem que a operação é perigosa. “Não existe necessidade de expor o animal a um risco anestésico ou de pegar uma infecção durante a cirurgia. É um risco desnecessário, que o animal não precisa correr”, argumenta o veterinário Gustavo Seixas.

O Conselho Federal de Medicina Veterinária proibiu nesta quarta-feira (19) duas práticas muito comuns no Brasil: a conchectomia, que é o corte da orelha do cachorro, e a onicectomia, que é a retirada da unha do gato.

Segundo o conselho, a decisão foi tomada porque é preciso estabelecer uma convivência de respeito mútuo entre o animal e seu dono, e as cirurgias não trazem nenhum benefício aos bichos.
A proibição pretende estimular os donos a conhecer os animais como eles realmente são e evitar as mutilações.

2 comentários:

Janine Casemiro disse...

Olá, me chamo Janine e sou proprietária de um chow chow tb. Estou praticamente desesperada pois nao consigo encontrar nenhum veterinário que consiga me dizer o q meu filhote tem... Ele ultimamente tem estado com diarreia [ele estah vermifugado] e algumas "micoses" estao aparecendo na pele dele, fazendo com q apareçam falhas no pelo [ele tb eh tosado].
Gostaria, q se possivel, vcs meajudassem me indicando alguma clinica q eu possa leva-lo pois estou muuuuuuito preocupada msm [moro no rj].

Aguardo um contato o mais breve possivel, meu e-mail eh: kleine.fee@hotmail.com


Obrigada pela atenção e mt saude para o Maximiliano.

Janine

Márcia Neves disse...

Janine,

Vc já efetuou todos os exames de praxe como hemograma, urina e MIF para a pesquisa? E o fato de vermifugar não significa que não possa estar c/ algum tipo de verme q necessita de um medicamente especifico, como por exemplo a giardia, q alguma vezes pode dar falso negativo no exame de fezes comum.

Com relação a pele, a raça tem tendência a ter problemas (infelizmente). Somente um exame pode diagnosticar a causa, que pode ser de alergia a material de limpeza até a umidade, ou mesmo alimentação. Dependendo da idade vc pode dar banho com shampoo de clorexidina, secar muito bem com uma toalha e depois secador de cabelo, com uma boa distância para não queimar a pele, misturar na ração vitamina para a pele e para o pelo (suplemento alimentar Allerdog Plus Es, por exemplo)e limpar a casa com Sanoldog, mas com supervisão de um médico veterinário .

A clinica que levamos o Maximiliano fica na Muniz Barreto, 356, Botafogo, ela é 24h, mas o médico veterinário que o atende é o Libonati, de terça a sexta, das 15h às 20h, pois ele tem experiência com Chow-chow, além de competente. Também confiamos no Ricardo.

Espero ter ajudado de alguma forma.

Boa sorte e que tudo fique bem

Abraços
Márcia
Mãe do Maximiliano