Ter, 29 Jul, 04h31
Por Agência EFE Por Jean-Arsène Yao.
Aviso aos passageiros. Uma aeromoça abriu um processo em um Tribunal Federal no Brooklyn (Estados Unidos) contra a cantora Jennifer López por ter sido atacada pelo animal de estimação da estrela, o pastor alemão Floyd, durante um vôo em 2006. A agressão causou à auxiliar de vôo uma grave lesão nas costas, e pode custar à cantora US$ 5 milhões.
Não é que a artista tivesse ordenado ao cão que atacasse, mas "conhecia ou deveria conhecer a predisposição maliciosa do cachorro", alegou Lisa Wilson, a vítima, na ação legal. Ter um cão, principalmente destas raças consideradas potencialmente perigosas traz muita responsabilidade. Infelizmente, alguns proprietários não cumprem suas obrigações, o que, além de acarretar problemas de segurança, prejudica a imagem dos animais e de outros donos responsáveis.
O melhor amigo do homem
A primeira coisa a fazer ao adotar um cachorro é adestrá-lo. Se o dono não tem tempo suficiente, sempre pode-se recorrer a um profissional. Sem dúvidas, a aprendizagem se torna mais fácil quanto menor for a idade do animal, embora, com paciência, seja possível educar os cães adultos.
O exercício de adestramento permite um maior conhecimento do bicho escolhido, o que assegura que seja consiga o equilíbrio emocional desejado, trazendo só benefícios. No caso da esquizofrenia, por exemplo, o contato com animais ajuda a controlar as emoções, a melhorar as relações sociais e a adquirir responsabilidades, o que facilita a adoção de rotinas básicas diárias. O benefício mais compartilhado pela maioria de donos de cachorro é a prática de exercícios. Ter um cão ajuda a levar uma vida menos sedentária, já que obriga o dono a levá-lo para passear, reduzindo, assim, o risco de sofrer de doenças cardiovasculares ou relacionadas com a obesidade.
Um morador a mais
Poucos são os donos de cachorros que nunca ouviram queixas, fundamentadas ou não, de algum vizinho sobre os pêlos, barulho ou as necessidades que os animais, incontroláveis, fazem no elevador, nas escadas ou em qualquer outra parte do prédio. Para evitar este tipo de situação, é fundamental que o cachorro saiba o que se espera dele o tempo todo, em público ou em privado.
Acima de tudo, é imprescindível conhecer as normas em vigor no condomínio ou bairro e cumpri-las. No geral, a regra de educação que funciona é recolher as necessidades que os cães deixam nas ruas. Leve sempre seu animal por uma coleira, principalmente se for de uma raça considerada agressiva, como Pit Bull Terrier, Staffordshire Bull Terrier, American Staffordshire Terrier, Rottweiler, Dogo Argentino, Fila Brasileiro, Tosa Inu, Akita Inu e Doberman.
O fato de o cão poder agredir alguém pode originar não só um processo judicial, mas também uma ordem legal de sacrifício. Por isso, na hora de levar o animal para passear, coloque uma focinheira nele. Desta forma, evita-se tragédias como os constantes ataques registrados por cães da raça Pit Bull no Brasil. Em um dos casos mais recentes, em 7 de junho, dois pit bulls, soltos e sem focinheira, mataram dois idosos em São Paulo.
Cuide da saúde de seu animal
A saúde do cachorro também é responsabilidade do dono. Por isto, uma das primeiras coisas que é preciso fazer ao adotar um animal de estimação é vaciná-lo e levá-lo regularmente ao veterinário. Em algumas ocasiões, os atendimentos são gratuitos, como o dia de vacinação anti-raiva organizado pela Prefeitura do Rio de Janeiro em 2007, ou um evento similar realizado pela Secretaria Distrital de Saúde de Bogotá em abril deste ano.
Não cuidar da saúde do seu animal de estimação pode gerar fatos como o que ocorreu na região argentina do Paraná, onde, em junho de 2007, as autoridades sanitárias proibiram a população de levar seus cães para passear, depois que nove deles foram infectados por leptospirose, uma doença febril aguda, que produz febre alta, sensação de mal estar, dor de cabeça constante e acentuada, dor muscular intensa, cansaço e calafrios.
Além das idas ao veterinário, contrate um seguro para o animal, cujo valor varia segundo a raça, principalmente para arcar com possíveis infrações. Para o cão não se perder ou ser roubado, coloque uma coleira com o nome e um número de contato. Há também a possibilidade de implantar um microchip, em uma operação que pode ser feita pelo veterinário ou pela autoridade competente, o que diminui os riscos de alguma eventualidade desse tipo acontecer.
Destaques:
- Uma aeromoça abriu um processo em um Tribunal Federal no Brooklyn (Estados Unidos) contra a cantora Jennifer López por ter sido atacada pelo animal de estimação da estrela, um pastor alemão, durante um vôo em 2006.
- Alguns proprietários não cumprem suas obrigações, o que, além de acarretar problemas de segurança, prejudica a imagem dos animais e de outros donos responsáveis.
- A saúde do cachorro também é responsabilidade do dono. Por isto, uma das primeiras coisas que é preciso fazer ao adotar um animal de estimação é vaciná-lo e levá-lo regularmente ao veterinário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário