Colaboradores

A minha História

Este blog foi criado em setembro de 2007, aproximadamente um ano e meio após meus pais me resgatarem, quando eu tinha um ano, graças a denuncia do zelador do antigo prédio em que eu morava. A minha mãe não sabia como eu era ou estava, o que ela queria era acabar com o meu sofrimento, e meu pai a apoiou . Eu tinha muitos traumas, e a minha saúde estava péssima, mas com paciência, carinho e amor eles reverteram o cenário.

Quando tudo já estava “tranquilo” em nosso novo apartamento adaptado para mim, chegou a minha irmã Pantera Negra, que foi encontrada vagando pelas ruas com aproximadamente dois anos de idade, e tivemos que mudar mais uma vez. Suas condições de saúde também eram péssimas, mas também revertemos este quadro, e com o passar do tempo descobrimos que possuía duas doenças genéticas.

Além de conhecer estas histórias vocês terão outras trocas de experiência baseadas nas nossas vivências, as vezes boas, as vezes não, e informações sobre o mundo canino aqui. Boa leitura!

Maximiliano Neves Roig

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Meu novo amigo...


...GUSTAVO!!!
O Guto tem três aninhos e eu tenho dois anos e 9 meses, +ou-, o que significa, em termos caninhos, que eu sou mais velho que o Guto, logo a minha tendência é querer proteger ele na matilha . Fala sério moleque, finalmente eu sou o mais velho na casa!!! Hu hu!!! Vem me ver mais vezes, Gutinhoooooooooooooooooooooooooo!!! Na maior, na maior, na maior...

Não, na boa, vamos calcular com a exatidão suíça que um cão carioca de origem mongol, cujo Pai é argentino, e a Mãe é filha de mineiro com baiana, merece, comparando com a idade humana:

Minha suposta idade X razão = Comparação
1 ano X 15 = 15 anos; 2 anos X 12 = 24 anos; 5 anos X 7 = 35 anos; 10 anos X 6 = 60 anos ; 15 anos X 5 = 75 anos .
Meio simplista esta tabela, não?

Vamos tentas essa equação: Nessa equação nós de raça média já somos considerados velhos a partir dos 8 anos, e os de raças grandes, a partir dos 5.
Raças pequenas / medias
Cão Ser humano
1 ano = 15 anos
2 anos = 24 anos
Outras = 24 + [(Idade-2) x 4]
Raças grandes / gigantes
1 ano = 12 anos
Outras = 12 + [(Idade-1) x 7]


O QUÊ?! UM MATUSALÉM na flor da minha juventude canina. NÃO, também não gosto dessa equação... Quer saber, vou ter sempre 8 anos como o Tio Ronnie falou, o que tem origem na rússia, pra Mamãe.


Matusalém, Metusalém ou Metusalah ( do hebraico מְתוּשָׁלַח)

Fonte: Wikipédia

Personagem bíblico do Antigo Testamento, citado em Gênesis 5:21-27, e que teria sido filho de Enoque e o avô de Noé.

Matusalém é geralmente conhecido por ser o personagem mais longevo de toda a Bíblia, tendo vivido por 969 anos, sendo que o ano de sua morte coincidiria com a ocasião do dilúvio, embora isto não seja mencionado expressamente pela Bíblia, sendo apenas um cálculo aritimético considerando que o dilúvio ocorreu quando Noé tinha 600 anos

Ambiguidade a respeito da datação de Génesis

Alguns estudiosos sugerem que as idades do Capítulo 5 do Gênesis representam ciclos lunares, e não anos como os distiguimos actualmente.

Utilizando esta interpretação, Matusalém teria vivido 78 anos, uma idade ainda assim impressionante, considerando-se a expectativa de vida na antiguidade.

Mas esta teoria gera outro problema: sendo verdadeira, significa que Matusalém teve seu primeiro filho aos 15 anos, e Enoque, por sua vez, seria pai aos 5 anos de idade.

Apócrifos

No livro apócrifo de Enoque, Matusalém vai pedir explicações ao seu pai devido ao facto de lhe ter nascido um neto estranho e diferente de todos o que havia visto - Noé (Enoque 106:13-17).


Cães Idosos
Fonte: Guia de Animais: Cuidados com a alimentação dos cães.

Os cães começam a envelhecer a partir dos 7 anos de idade, e tem uma expectativa de vida de em média 12 a 15 anos.
Alguns animais podem viver muito mais chegando até aos 20 anos, um dos fatos que aumentam a expectativa de vida do cão são os cuidados que ele receberá quando começar a envelhecer.
Os cães idosos devem se alimentar de ração sênior (própria para idosos) que é rica em nutrientes.
É recomendável levar o cão ao veterinário, pois talvez seja necessário fazer uma reposição de vitaminas, e também para prevenir doenças ou diagnosticá-las a tempo do animal receber o tratamento adequado. Isso certamente prolongará a vida do cão.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Chuveiro em cima da cama... um banho frio nos meus Pais ;o(

Sad

Hoje acordei com uma crise de espirros. Eu parecia um chuveirinho no edredon dos meus Pais, devo ter dado mais de 40 espirros em menos de trinta minutos. A minha Mãe e o meu Pai ficaram de olhos arregalados, pois nunca tive uma crise alérgica tão forte. Acho que estão passando algum produto em um dos apartamentos do andar, que está em obras. A Mamãe tb está com dor de cabeça e o nariz coçando, ela abriu as janelas e o Papai me levou pra rua. Eu melhorei, mas ela ainda não.

DeZ dICaS PaRA o SEu cÃo AlérGICo ViveR MELHor. POr VALÉria MaIa

A alergia é uma característica genética do seu cão, herdada dos pais e transmitida aos seus filhotes. Por ser de origem genética, não há cura conhecida ainda, mas há controle. E esse controle é feito 99% pelas pessoas que convivem com o animal (não apenas por quem cuida dele).
O papel do médico veterinário nesses casos é medicar apenas durante as crises alérgicas eventuais e orientar aos familiares como proceder para evitar a exposição a alergenos (produtos capazes de causar alergia no seu cão).
Por isso, siga as instruções desse folheto e tenha sempre um médico veterinário da sua confiança acompanhando seus animais.

1- Nunca mais use perfume ou desodorante no animal (nem os especiais para cães).

2- Não use produtos perfumados perto do animal. Tire da sua casa produtos do tipo: ?Bom Ar?, incenso, ceras, desodorizantes de ambiente, desodorantes e outros produtos perfumados em spay.

3- Desinfetantes à base de cloro, quaternário de amônio ou formol e produtos como Veja (e similares) ou sabão em pó não tóxico aos cães, mas em geral possuem perfume. Então não deixe de usá-los, mas faça isso somente longe do animal (abra a janela para sair bem o cheiro após o uso).

4- Se após o banho, seu cão começar a se coçar ou sacudir a cabeça ou espirrar e a pele dele ficar toda rosada, não use mais o produto (shampoo ou sabonete) habitual e troque para um neutro de quase nenhum perfume existem várias marcas no mercado, escolha a que mais lhe agradar.

5- Nunca mais deixe de usar um preventivo para pulgas e carrapatos no seu cão, mesmo se ele não costuma ir à rua passear. O cão vizinho, um gato ou a sola do deu sapato podem ser condutores ótimos para pulgas e carrapatos, e apear de você não notá-la, uma pulga é suficiente para disparar uma crise alérgica no seu cão. Não servem shampoos e sabonetes antipulgas, pois eles não têm efeito preventivo, apenas combatem as pulgas durante o banho.

6- Mantenha a porta do banheiro da sua casa sempre fechada e evite ao máximo que o seu cão fique lá, por ser o local da casa onde guardamos a maioria dos produtos perfumados (desodorante spray, desodorizador de vaso sanitário, desinfetantes, perfumes, loção pós-barba, colônias, talcos, sabonete, shampoo, cremes diversos, etc..)

7- Se há um fumante na casa, ao fumar, tire o cão de perto ou abra bem as janelas para estimular a circulação de ar. Evite o acesso do animal a quartos de fumantes com ar condicionado, pois o cheiro fica impregnado no ambiente por horas.

8- A maioria dos cães alérgicos desenvolve rinite alérgica (só lembrando: gripe canina não causa espirros! Se ele espirra, pensar logo em alergia). Então cada vez que seu cão espirrar, pare o que estiver fazendo e monitore o ambiente à procura de causas (odores) que possam ter causado o espirro e providencie para que isso não volte a acontecer.

9- Antes de viajar com o animal, peça orientação ao seu médico veterinário a respeito do local para onde o cão irá, informando a ele se tem grama, se tem veterinário na região, se haverá outros cães lá, ou crianças. Pois animais alérgicos podem edema de glote e até sufocar. Se as bochechas ou o focinho do seu cão começarem a inchar, vá imediatamente com ele a um médico veterinário para evitar que o edema (inchaço) agrave e alcance a glote (garganta ? passagem de ar), podendo matá-lo por asfixia rapidamente.

10- Evite trocar de médico toda hora. Em casos como as alergias, é importante conhecer o histórico de cada um para poder orientar e medicar com maior precisão e eficiência, evitando perda de tempo na resolução dos problemas de saúde do seu animal.


sábado, 26 de janeiro de 2008

Jardinagem? Primeiro EU!!! Tá... e o papai...

Tulipas


Além de mim e do Papai tem uma outra coisa que a Mamãe gosta muito, mas não mais do que da gente, mas que as vezes me deixa chateado, pois aí ela não me dá atenção nessas horas, o que me obriga a fazer chantagens, é a tal da jardinagem.

Como moramos em apartamento ela cultiva as plantas no jardim de inverno. E como euzinho aqui sou curioso por natureza e hiperativo ela tem que tomar alguns cuidados extras. As que são perigosas ela coloca fora do meu alcance (cactos, lírio-da-paz, Kalechoe ....). Os pratos tem bolinhas de argila para sugar a água, além da dengue, que estão bem compactadas, para que não fiquem soltas.

Ela também sempre corta as folhas quando começam a secar antes que caiam, assim não corro o risco de pega-las, e as mais tóxicas, como a comigo-ninguém-pode, ela ainda garante amarrando no ponto de apoio. Pois tanto as folhas quanto a seiva podem causar intoxicação.

Só usa multiinseticida que usa água como solvente, e o deixa longe de mim, assim como nunca usa adubação com farinha de ossos ou com torta de mamona, pois o cheiro pode me deixar mais curioso.

Filhotinhos e adultos ativos como eu são curiosos por objetos novos, então, Mamães e Papais, cuidado com vasos novos ou plantas diferentes, pois podemos lamber, morder, mastigar e engolir só por curiosidade. Outros amiguinhos também podem ingerir por lazer ou deficiência nutricional.

Assim como nós possuímos dentes para nos defender, algumas plantas possuem como proteção espinhos e sabor sabor amargo que desestimula uma segunda tentativa nossa, mas outras possuem substâncias tóxicas que podem causar distúrbios digestivos, alérgicos, hepáticos, cutâneos, alucionógenos e até a morte. Os sintomas variam de acordo com a substância química presente nas plantas, sendo os mais comuns vômitos, salivação, cólicas, diarréia, desidratação, tremores, problemas respiratórios, queimaduras, convulsões e alterações cardíacas, renais e hepáticas graves.


Ciclâme

A imagem “http://www.flores-guia.com.br/flores-ciclame/flores-ciclame_1013_1.jpg” contém erros e não pode ser exibida.Prevenção/Intoxicação/Plantas Tóxicas Flores CrisantemoCrisântemo

Fontes: Plantas Tóxicas no Brasil - SNITOX/CICT/FIOCRUZ / The American Society for the Prevention of Cruelty to Animals / PLANTAS TÓXICAS - Um perigo para seu animal - REDEVET /Plantas Ornamentais Tóxicas - Remédios e Venenos - da Toxidez a Letabilidade. Por Daniel Camara Barcellos

Prevenção

  • Utilize rações de boa qualidade e suplementos se necessários;

  • Dificulte o acesso às plantas, coloque os vasos em locais de difícil acesso, pode as partes baixas, e colha os frutos;

  • Deixe água fresca em locais de fácil acesso ao cão;

  • Evite o confinamento do cão em recintos onde há plantas;

  • Quando o seu cão mastigar alguma planta, jogue sem que perceba um spray de água em sua direção e promova treinamentos sob orientação especializada.

Em caso de intoxicação:

  • Retire os restos da planta de sua boca;

  • Lave a boca e os olhos em água corrente abundante;

  • Colete a planta que ele comeu para identificação;

  • Procure o médico veterinário de imediato, não espere “melhorar”, e informe os sintomas com a

    máxima precisão.

Algumas plantas tóxicas para nossos cães:

Abacateiro(frutos e folhas);Alamanda; Amarílis; Anêmona; Antúrio; Arália; Aroeira; Artemisia; Arura; Avelós/ Árvore-de-São-Sebastião; Azaléia; Beladona; Babosa; Batata-do-Inferno; Begônia; Bico-de-papagaio/ Papagaio/ Rabo de Arara; Briônia/ Colubrina; Buxinho; Cacau (semente/chocolate); Café; Cambará; Castanha-de-Caju (crua); Cebola; Chapéu-de-Napoleão; Cheflera; Cicadácia; Ciclâme; Cicuta; Cinamomo; Cinerária; Clematis; Comigo-Ninguém-Pode; Confrei; Copo-de-Leite; Coroa-de-Cristo; Costela-de-Adão; Crisântemo; Crocus; Cróton/ Louro-Variegado; Dedaleira; Dragoeiro; Dulcamara / Uva-de-Cão; Ervilha-de-Cheiro; Espada-de-São-Jorge; Espatifílio(Lírio-da-Paz); Espatódea; Espirradeira/ Oleandro/ Louro-Rosa; Filodendro; Flamboyanzinho;Fumo/Petume/Tabaco; Gerânio; Gladiola; Heleboro; Hemerocallis; Hera; Hortência; Ipomoea/ Campainha; Iris; Jacinto; Jasmim-Manga; Kalanchoe/ Flor-da-Fortuna; Olho-de- Cabra/Jequiriti; Leiteiro; Lírio-de-São-José; Madressilva; Mamona/ Carrapateiro; Mandioca-Brava; Narciso; Nêspera; Oficial-de-Sala/ Erva-de-Rato; Orelha-de-Elefante; Palma-de-Santa-Rita;Parreira (frutos: Uva e Uva-Passa); Pinhão-Paraguaio/ Pinhão-Roxo; Prímula; Ruibarbo; Saia-Branca/ Trombeteira/ Trombeta; Suinã; Taioba-Brava; Tinhorão; Tremoço; Tulipa; Unha de Gato; urtiga; Vinca/ Boa-Noite.

Costela-de-Adão

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Tabelas do relatório sobre análise em rações para cães do Inmetro


Humpf... não tem a que eu gosto... Por quê?

Fonte: Inmetro -
Rio de Janeiro, março de 2006.

Tabela 4 – Limites estabelecidos na legislação brasileira*

Parâmetro

Limite

Valor para ração destinada a cães

Valor para ração destinada a gatos

cães adultos (%)

cães em crescimento (%)

gatos adultos (%)

gatos em crescimento (%)

Umidade

Máximo

12,0

30,0

12,0

12,0

Proteína Bruta

Mínimo

16,0

18,0

24,0

24,0

Gordura (Extrato Etéreo)

Mínimo

4,5

6,0

8,0

8,0

Fibra Bruta

Máximo

6,5

5,0

5,0

5,0

Cinzas (Matéria Mineral)

máximo

12,0

10,0

12,0

12,0

Cálcio

máximo

2,4

1,6

2,4

2,4

Fósforo

mínimo

0,6

0,6

0,6

0,6

Tabela 5 - Rações para cães com amostras consideradas não conformes

Kanina

Nível de garantia da embalagem para cálcio (%)

Nível de garantia com tolerância de 10%

Resultado em laboratório (%)

Resultado em relação ao CDC

Cálcio

Máx 2,0

2,20

2,46

Não conforme

Keldog Chef´s Selection

Nível de garantia da embalagem para cálcio (%)

Nível de garantia com tolerância de 10%

Resultado em laboratório (%)

Resultado em relação ao CDC

Cálcio

Máx 1,9

2,09

2,26

Não conforme

Komidog

Nível de garantia da embalagem para cálcio (%)

Nível de garantia com tolerância de 10%

Resultado em laboratório (%)

Resultado em relação ao CDC

Cálcio

Máx 2,2

2,42

2,58

Não conforme


Tabela 7 – Resultado Geral para rações para cães

Marcas

Atendimento aos limites estabelecidos na legislação

Atendimento aos níveis de garantia

Resultado Geral

BIG

Conforme

Conforme

Conforme

Bono

Conforme

Conforme

Conforme

Bravo Original

Conforme

Conforme

Conforme

Carrefour

Conforme

Conforme

Conforme

Eukanuba

Conforme

Conforme

Conforme

Faro

Conforme

Conforme

Conforme

Frolic Junior

Conforme

Conforme

Conforme

Golden Formula Carne

Conforme

Conforme

Conforme

Gran Cão

Conforme

Conforme

Conforme

Hill`s

Conforme

Conforme

Conforme

Kanina

Conforme

Não conforme

Não conforme

Keldog Chef´s Selection

Conforme

Não conforme

Não conforme

Komidog

Conforme

Não conforme

Não conforme

Mais por Menos

Conforme

Conforme

Conforme

Must

Conforme

Conforme

Conforme

Ossobuco

Conforme

Conforme

Conforme

Pitty

Conforme

Conforme

Conforme

Pop Star

Conforme

Conforme

Conforme

Purina Beneful

Conforme

Conforme

Conforme

Royal Canin Selection

Conforme

Conforme

Conforme



Tabela 9– Custo por kg – Ração para cães

Marca de ração para cães

Peso em kg

Preço em Reais

Preço por kg

Origem

Resultado

Hill`s

0,156

R$ 10,50

R$ 67,31

Importada

Conforme

Eukanuba

3,000

R$ 45,90

R$ 15,30

Importada

Conforme

Ossobuco

3,000

R$ 37,50

R$ 12,50

Nacional

Conforme

Purina Beneful

1,000

R$ 9,90

R$ 9,90

Nacional

Conforme

Frolic Junior

0,900

R$ 7,90

R$ 8,78

Nacional

Conforme

Golden

2,000

R$ 16,00

R$ 8,00

Nacional

Conforme

Must

1,000

R$ 7,60

R$ 7,60

Nacional

Conforme

Faro

0,330

R$ 2,47

R$ 7,48

Nacional

Conforme

Bono

2,500

R$ 15,00

R$ 6,00

Nacional

Conforme

Royal Canin Selection

3,000

R$ 17,90

R$ 5,97

Nacional

Conforme

Kanina

2,000

R$ 9,39

R$ 4,70

Nacional

Não conforme

Carrefour

1,500

R$ 6,25

R$ 4,17

Nacional

Conforme

Keldog Chef´s Selection

10,100

R$ 37,98

R$ 3,76

Nacional

Não conforme

BIG

1,200

R$ 4,19

R$ 3,49

Nacional

Conforme

Mais por Menos

2,500

R$ 8,47

R$ 3,39

Nacional

Conforme

Bravo Original

2,700

R$ 8,00

R$ 2,96

Nacional

Conforme

Gran Cão

15,000

R$ 36,50

R$ 2,43

Nacional

Conforme

Komidog

15,000

R$ 22,00

R$ 1,47

Nacional

Não conforme

Pop Star

8,000

R$ 11,50

R$ 1,44

Nacional

Conforme

Pitty

15,000

R$ 19,90

R$ 1,33

Nacional

Conforme


*No Brasil a ração só precisa ter seis nutrientes, nos EUA, por exemplo, são exigidos 43.

Uma lição canina para todos os seres


Fonte: YouTube

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Lembram dessa publicidade?



Eu e a Mamãe não resistimos...

Lambidas, lambidas, lambidas... e cama macia


Eu me amarro em lamber os meus Pais. É só eles darem mole que eu to lambendo. Acordo a Mamãe, pulo no Papai... é muito bom. Quando agente lambe é a maior prova de afeto que podemos dar para os nossos Pais, seja no rosto ou nas mãos. E quando nos esfregamos significa que queremos carinho.

Tem uma outra coisa muito interessante a nosso respeito que muitos não entendem: porque damos voltas no mesmo lugar antes de deitar e arranhamos o local. Nós herdamos esse hábito de nossos antepassados selvagens que preparavam a cama para dormir amassando o capim. Dureza, ?

Mandando uma idéia para os Papais de plantão: nós NUNCA gostamos do chão duro, nem quando uivávamos pra lua, sacaram? O atrito do nosso corpicho no chão pode acabar causando calos de apoio, que podem infeccionar e se transformar em abcesso. Os pisos duros e ásperos são os maiores vilões, por isso é importante ter algo macio no local onde dormimos.


domingo, 13 de janeiro de 2008

A Mamãe é radical


Essa semana a Mamãe entrou numa discussão muito interessante sobre tosa em um grupo na Rede. Ela sustenta que existe uma "Lenda Urbana" entre os criadores de cães que "se tosar não cresce mais".


Eu concordo com ela, acho uma delicia ficar "ventilado" no calor, e o meu pelo sempre cresce.

Meu Pai diz que a minha Mãe é muito "Preto no Branco". É que ela gosta das coisas todas "justificadas". É que pra ela não tem lógica essa "lenda". Se vc tosar um animal, qualquer um, que esteja debilitado, com o imunológico desequilibrado, doente, desnutrido, com problemas na pele é claro que não podemos esperar um milagre. Mas um animal em perfeita forma, por que não?

Se o objetivo for o nosso bem estar, como, por exemplo, a tosa de verão, sendo feita por um profissional competente e consciente, nós estaremos em primeiro lugar e não o status social. No outro dia eu e a Mamãe ficamos horrorizados enquanto assistíamos ao “Pais e Cães”, no Animal Planet, um programa sobre famílias norte americanas q expõem seus cães. Eles simplesmente “barbeiam” os nossos pêlos da cara. Fala sério!!! Ninguém explicou pra essa galera q os nossos pentelhos, “que poluem as nossas faces”, são pêlos tácteis e possuem funções. Putz, o que eles entendem por cinofilia? Depois falam que nos amam, pô! Nem tentam entender a nossa fisiologia, caramba!

.

Obs.: No caso dos cães com sub-pêlo, como eu, sempre deixar dois dedos de altura, e fazer a tosa na tesoura.


Cinofilia
Fonte: Saúde Animal - A Pelagem: Sua organização e importância, por Bruno Tausz - Etólogo
"Fazer cinofilia é estudar as razões de cada exigência dos padrões de raça, compreendê-las e preservá-las.

Fazer cinofilia é procurar não mutilar os cães só para embelezá-los. Beleza é mais do que um assunto indiscutível, é uma questão cultural, social e geográfica. Uma obra de arte africana traz uma beleza inteiramente diversa da duma obra marajoara, que por sua vez é completamente diferente da beleza duma obra renascentista, surrealista, abstracionista ou impressionista.

A preocupação fútil com a beleza é característica duma sociedade culturalmente decadente."


Etologia Canina
Fonte: Tudo sobre cães - O que é etologia?

"A etologia é uma ciência, relativamente nova, que trata o comportamento ético individual e social dos animais, estudando-o, apenas, pela observação e anotação, guardando o respeito à territorialidade e à privacidade, sem a mais tênue interferência."


sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Eu amo damasco seco



Hoje a Vovó mandou três caixas de damascos secos pra mim, EU AMO DAMASCO SECO!!! Não sou muito chegado em frutas, mas damasco é outra categoria.

Meus pais descobriram por acaso. Um dia a minha mãe estava comendo, ai eu fique pulando nela como um louco, eu tinha que possuir aquilo que ela tinha! Era um cheiro maravilhoso! Que buquê... um merlot das frutas, irresistível. Fiz o que pude para conquistar uma, ai virou idolatria. Eles falaram pro tio Libonati , ele não fez nenhuma objeção, e foi um dos dias mais felizes da minha vida.


Damasco

Fonte: Centro vegetariano

Esta fruta, também designada por alperce ou albricoque, contem 0,2% de proteínas, 15% de hidratos de carbono. Rico em vitaminas B3, B5, C, betacaroteno e ácido fólico, além de pequenas quantidades de B1, B2 e B6, o damasco possui alto teor de cálcio, magnésio, fósforo, potássio e enxofre. Nessa fruta encontram-se também pequenas quantidades de cobre, ferro e zinco. Devido ao betacaroteno, o damasco é muito saudável para a pele, todas as membranas e mucosas e para a visão.

Esta fruta, da qual existem cerca de 50 variedades, teve origem na Ásia Ocidental e espalhou-se pela Europa por intermédio dos Árabes. O seu sabor doce provém da elevada proporção de hidratos de carbono e sacarose que contém. Tradicionalmente é recomendado para tratar doenças pulmonares, como a asma, para prevenir a cegueira nocturna e diminuir o risco de cancro do estômago e do pulmão.

É um fruto de fácil digestão, com propriedades mineralizadoras e laxantes.
Embora com mais calorias que os frescos, os damascos secos são considerados um dos melhores frutos para a saúde, pois constituem uma fonte concentrada e prática de nutrientes, tendo mesmo feito parte da dieta dos astronautas Americanos em alguns dos seus voos espaciais.