Colaboradores

A minha História

Este blog foi criado em setembro de 2007, aproximadamente um ano e meio após meus pais me resgatarem, quando eu tinha um ano, graças a denuncia do zelador do antigo prédio em que eu morava. A minha mãe não sabia como eu era ou estava, o que ela queria era acabar com o meu sofrimento, e meu pai a apoiou . Eu tinha muitos traumas, e a minha saúde estava péssima, mas com paciência, carinho e amor eles reverteram o cenário.

Quando tudo já estava “tranquilo” em nosso novo apartamento adaptado para mim, chegou a minha irmã Pantera Negra, que foi encontrada vagando pelas ruas com aproximadamente dois anos de idade, e tivemos que mudar mais uma vez. Suas condições de saúde também eram péssimas, mas também revertemos este quadro, e com o passar do tempo descobrimos que possuía duas doenças genéticas.

Além de conhecer estas histórias vocês terão outras trocas de experiência baseadas nas nossas vivências, as vezes boas, as vezes não, e informações sobre o mundo canino aqui. Boa leitura!

Maximiliano Neves Roig

domingo, 13 de janeiro de 2008

A Mamãe é radical


Essa semana a Mamãe entrou numa discussão muito interessante sobre tosa em um grupo na Rede. Ela sustenta que existe uma "Lenda Urbana" entre os criadores de cães que "se tosar não cresce mais".


Eu concordo com ela, acho uma delicia ficar "ventilado" no calor, e o meu pelo sempre cresce.

Meu Pai diz que a minha Mãe é muito "Preto no Branco". É que ela gosta das coisas todas "justificadas". É que pra ela não tem lógica essa "lenda". Se vc tosar um animal, qualquer um, que esteja debilitado, com o imunológico desequilibrado, doente, desnutrido, com problemas na pele é claro que não podemos esperar um milagre. Mas um animal em perfeita forma, por que não?

Se o objetivo for o nosso bem estar, como, por exemplo, a tosa de verão, sendo feita por um profissional competente e consciente, nós estaremos em primeiro lugar e não o status social. No outro dia eu e a Mamãe ficamos horrorizados enquanto assistíamos ao “Pais e Cães”, no Animal Planet, um programa sobre famílias norte americanas q expõem seus cães. Eles simplesmente “barbeiam” os nossos pêlos da cara. Fala sério!!! Ninguém explicou pra essa galera q os nossos pentelhos, “que poluem as nossas faces”, são pêlos tácteis e possuem funções. Putz, o que eles entendem por cinofilia? Depois falam que nos amam, pô! Nem tentam entender a nossa fisiologia, caramba!

.

Obs.: No caso dos cães com sub-pêlo, como eu, sempre deixar dois dedos de altura, e fazer a tosa na tesoura.


Cinofilia
Fonte: Saúde Animal - A Pelagem: Sua organização e importância, por Bruno Tausz - Etólogo
"Fazer cinofilia é estudar as razões de cada exigência dos padrões de raça, compreendê-las e preservá-las.

Fazer cinofilia é procurar não mutilar os cães só para embelezá-los. Beleza é mais do que um assunto indiscutível, é uma questão cultural, social e geográfica. Uma obra de arte africana traz uma beleza inteiramente diversa da duma obra marajoara, que por sua vez é completamente diferente da beleza duma obra renascentista, surrealista, abstracionista ou impressionista.

A preocupação fútil com a beleza é característica duma sociedade culturalmente decadente."


Etologia Canina
Fonte: Tudo sobre cães - O que é etologia?

"A etologia é uma ciência, relativamente nova, que trata o comportamento ético individual e social dos animais, estudando-o, apenas, pela observação e anotação, guardando o respeito à territorialidade e à privacidade, sem a mais tênue interferência."


Nenhum comentário: