Colaboradores

A minha História

Este blog foi criado em setembro de 2007, aproximadamente um ano e meio após meus pais me resgatarem, quando eu tinha um ano, graças a denuncia do zelador do antigo prédio em que eu morava. A minha mãe não sabia como eu era ou estava, o que ela queria era acabar com o meu sofrimento, e meu pai a apoiou . Eu tinha muitos traumas, e a minha saúde estava péssima, mas com paciência, carinho e amor eles reverteram o cenário.

Quando tudo já estava “tranquilo” em nosso novo apartamento adaptado para mim, chegou a minha irmã Pantera Negra, que foi encontrada vagando pelas ruas com aproximadamente dois anos de idade, e tivemos que mudar mais uma vez. Suas condições de saúde também eram péssimas, mas também revertemos este quadro, e com o passar do tempo descobrimos que possuía duas doenças genéticas.

Além de conhecer estas histórias vocês terão outras trocas de experiência baseadas nas nossas vivências, as vezes boas, as vezes não, e informações sobre o mundo canino aqui. Boa leitura!

Maximiliano Neves Roig

sábado, 26 de janeiro de 2008

Jardinagem? Primeiro EU!!! Tá... e o papai...

Tulipas


Além de mim e do Papai tem uma outra coisa que a Mamãe gosta muito, mas não mais do que da gente, mas que as vezes me deixa chateado, pois aí ela não me dá atenção nessas horas, o que me obriga a fazer chantagens, é a tal da jardinagem.

Como moramos em apartamento ela cultiva as plantas no jardim de inverno. E como euzinho aqui sou curioso por natureza e hiperativo ela tem que tomar alguns cuidados extras. As que são perigosas ela coloca fora do meu alcance (cactos, lírio-da-paz, Kalechoe ....). Os pratos tem bolinhas de argila para sugar a água, além da dengue, que estão bem compactadas, para que não fiquem soltas.

Ela também sempre corta as folhas quando começam a secar antes que caiam, assim não corro o risco de pega-las, e as mais tóxicas, como a comigo-ninguém-pode, ela ainda garante amarrando no ponto de apoio. Pois tanto as folhas quanto a seiva podem causar intoxicação.

Só usa multiinseticida que usa água como solvente, e o deixa longe de mim, assim como nunca usa adubação com farinha de ossos ou com torta de mamona, pois o cheiro pode me deixar mais curioso.

Filhotinhos e adultos ativos como eu são curiosos por objetos novos, então, Mamães e Papais, cuidado com vasos novos ou plantas diferentes, pois podemos lamber, morder, mastigar e engolir só por curiosidade. Outros amiguinhos também podem ingerir por lazer ou deficiência nutricional.

Assim como nós possuímos dentes para nos defender, algumas plantas possuem como proteção espinhos e sabor sabor amargo que desestimula uma segunda tentativa nossa, mas outras possuem substâncias tóxicas que podem causar distúrbios digestivos, alérgicos, hepáticos, cutâneos, alucionógenos e até a morte. Os sintomas variam de acordo com a substância química presente nas plantas, sendo os mais comuns vômitos, salivação, cólicas, diarréia, desidratação, tremores, problemas respiratórios, queimaduras, convulsões e alterações cardíacas, renais e hepáticas graves.


Ciclâme

A imagem “http://www.flores-guia.com.br/flores-ciclame/flores-ciclame_1013_1.jpg” contém erros e não pode ser exibida.Prevenção/Intoxicação/Plantas Tóxicas Flores CrisantemoCrisântemo

Fontes: Plantas Tóxicas no Brasil - SNITOX/CICT/FIOCRUZ / The American Society for the Prevention of Cruelty to Animals / PLANTAS TÓXICAS - Um perigo para seu animal - REDEVET /Plantas Ornamentais Tóxicas - Remédios e Venenos - da Toxidez a Letabilidade. Por Daniel Camara Barcellos

Prevenção

  • Utilize rações de boa qualidade e suplementos se necessários;

  • Dificulte o acesso às plantas, coloque os vasos em locais de difícil acesso, pode as partes baixas, e colha os frutos;

  • Deixe água fresca em locais de fácil acesso ao cão;

  • Evite o confinamento do cão em recintos onde há plantas;

  • Quando o seu cão mastigar alguma planta, jogue sem que perceba um spray de água em sua direção e promova treinamentos sob orientação especializada.

Em caso de intoxicação:

  • Retire os restos da planta de sua boca;

  • Lave a boca e os olhos em água corrente abundante;

  • Colete a planta que ele comeu para identificação;

  • Procure o médico veterinário de imediato, não espere “melhorar”, e informe os sintomas com a

    máxima precisão.

Algumas plantas tóxicas para nossos cães:

Abacateiro(frutos e folhas);Alamanda; Amarílis; Anêmona; Antúrio; Arália; Aroeira; Artemisia; Arura; Avelós/ Árvore-de-São-Sebastião; Azaléia; Beladona; Babosa; Batata-do-Inferno; Begônia; Bico-de-papagaio/ Papagaio/ Rabo de Arara; Briônia/ Colubrina; Buxinho; Cacau (semente/chocolate); Café; Cambará; Castanha-de-Caju (crua); Cebola; Chapéu-de-Napoleão; Cheflera; Cicadácia; Ciclâme; Cicuta; Cinamomo; Cinerária; Clematis; Comigo-Ninguém-Pode; Confrei; Copo-de-Leite; Coroa-de-Cristo; Costela-de-Adão; Crisântemo; Crocus; Cróton/ Louro-Variegado; Dedaleira; Dragoeiro; Dulcamara / Uva-de-Cão; Ervilha-de-Cheiro; Espada-de-São-Jorge; Espatifílio(Lírio-da-Paz); Espatódea; Espirradeira/ Oleandro/ Louro-Rosa; Filodendro; Flamboyanzinho;Fumo/Petume/Tabaco; Gerânio; Gladiola; Heleboro; Hemerocallis; Hera; Hortência; Ipomoea/ Campainha; Iris; Jacinto; Jasmim-Manga; Kalanchoe/ Flor-da-Fortuna; Olho-de- Cabra/Jequiriti; Leiteiro; Lírio-de-São-José; Madressilva; Mamona/ Carrapateiro; Mandioca-Brava; Narciso; Nêspera; Oficial-de-Sala/ Erva-de-Rato; Orelha-de-Elefante; Palma-de-Santa-Rita;Parreira (frutos: Uva e Uva-Passa); Pinhão-Paraguaio/ Pinhão-Roxo; Prímula; Ruibarbo; Saia-Branca/ Trombeteira/ Trombeta; Suinã; Taioba-Brava; Tinhorão; Tremoço; Tulipa; Unha de Gato; urtiga; Vinca/ Boa-Noite.

Costela-de-Adão

Nenhum comentário: